COMO LIMPAR O MOFO/BOLOR DOS ARMÁRIOS E PAREDES

Você há de concordar comigo que o odor característico do bolor impregnado nos armários e roupas, é muito desagradável. Além disso esse terrível mau-cheiro é causador de problemas respiratórios, alergias nas pessoas e ainda deixa sua marca nas roupas e acessórios, principalmente nas peças de couro, que geralmente tendem a ter mais problemas. Mas, com algumas dicas simples, podemos amenizar bastante esse probleminha e até evitar o bolor em casa.

Se ao abrir seu armário você descobrir que a umidade e o mofo já começa a se instalar ali, faça imediatamente uma limpeza.

  1. Primeiro esvazie o armário. Se as roupas já estão contaminadas com o cheirinho característico de mofo, borrife o Vinagre Especial Multiuso e leve ao sol ou deixe-as num local ventilado por algumas horas ou por uma noite.
  2. Limpeza: leve o vinagre branco de álcool ao fogo ou microondas até atingir o ponto de fervura. Rapidamente despeje esse vinagre em um tabuleiro (pode ser inox ou alumínio) e coloque-o dentro do armário.
  3. Feche as portas e mantenha o tabuleiro ali por umas duas horas ou até que o vinagre esfrie.
  4. Retire o tabuleiro e use esse mesmo vinagre para a limpeza de toda parte interna do armário, com o auxílio de um pano. Se preferir, use o Vinagre Especial Multiuso com o aroma de sua preferência.
  5. Deixe as portas abertas por algumas horas, ou mantenha um ventilador ligado de frente ao armário até secar bem.

Se a umidade já estiver instalada, é preciso remover o bolor:

1.Aplique Lysoform puro (adquira nas farmácias ou supermercados). Com o auxílio de um pano ou pincel largo passe o produto nas paredes e prateleiras do armário. Deixe agir por uma hora e depois enxague com um pano úmido. Mantenha as portas abertas por 24 horas ou use o ventilador.

 

2.Limpando com terebintina: com o auxílio de uma flanela, faça a limpeza da superfície dos armários, umedecendo-a em essência de terebintina. Deixe as portas aberts para secar. Após isto, os pertences podem voltar ao armário.

Depois de seco é preciso prevenir novas infestações, em especial no período chuvoso:

  1. Mantenha seus armários livres de caixas de papelão, jornais, papéis, documentos ou roupas embaladas em plásticos. O ar precisa circular. Retire esse tipo de objeto e as roupas em excesso durante esse período. Tente deixar o vão livre entre as roupas no cabide e a prateleira debaixo.
  2. Se o seu armário ou outro móvel não for fixo, afaste-o uns 3cm da parede.
  3. Para reter a umidade e neutralizar odores, uma opção eficiente é a Areia de Gato Sílica Gel em cristais (adquira no Pet Shop). De preferência, use a branca com cristais azuis. Além do seu alto poder em reter a umidade e eliminar odores, indica quando deve ser trocada. Encha pequenos recipientes plásticos ou vidros e coloque nos cantos e prateleiras do móvel.
  4. O giz escolar é bastante eficiente. Mas não coloque apenas um ou dois bastões em cada compartimento do armário ou gaveta. Quebre o bastão ao meio e encha alguns recipientes como potinhos, vasinhos, etc. Se preferir, pode até pingar algumas gotas de essência no giz a cada 30 dias. Um aroma forte e que ajuda bastante a neutralizar os odores é o flor de laranjeira com cravo-da-india. Que além do aroma evita traças, que não suportam o cheiro do cravo.
  5. Crie uma barreira entre a parede e o guarda-roupa:  forre a parede com cortiça ou isopor - assim qualquer umidade (proveniente de vazamento ou não - pode ser só umidade condensada entre o armário e a parede - ou paredes que tendem a ser umidas naturalmente. As placas de isopor ou cortiça podem ser coladas na parede antes da instalação dos armários ou atrás dos armários que são móveis - isso cria uma barreira entre qualquer umidade e a madeira. 
     

Clique aqui e veja minha dica exibida no Jornal Anhanguera:

http://www.youtube.com/watch?v=zFij8X1iyZQ

PAREDES:

  • Como o mofo é formado por organismos vivos, a água sanitária é muito eficiente para limpar as manchas e eliminar os fungos.
     
  • Para a limpeza das paredes internas, prepare uma solução com partes iguais de água sanitária, água e detergente. Molhe um pano e passe sobre a área afetada. Deixe agir por uma hora e depois enxágue com um pano e água limpa. Se preferir uma substância com menos cheiro, substitua a água sanitária pelo Veja 2 em 1, com cloro ativo.
     
  • Para remover o bolor das paredes externas use a mistura de sabão em pó diluído em água sanitária e cloro (meio a meio). Encharque um pano e passe no local. Se preferir use um rolo de pintura para espalhar a solução, principalmente nas paredes com textura ou chamuscados. Deixe agir por uma hora e enxágüe. Nos dois casos passe as soluções sempre no mesmo sentido para não provocar manchas.

Use luvas e pelo menos uma máscara de tecido ou uma fralda úmida cobrindo a boca e nariz.

Veja também:

COMO MATAR OS ESPOROS DO MOFO NO ARMÁRIO

 









Pesquisar Dicas...
Sub-Grupo de Dicas...
 


Goiânia - Goiás    © 2004 - 2012 | Escritora Zezé de Souza
Telefone:   (62) 3259-2298     (62) 9973-0591 Vivo*     (62) 8160-0655 Tim*