COMO FAZER - IMPROVISAR - UMA MESA E PORTA-TRALHAS

MESA E PORTA-TRALHAS IMPROVISADO – 2 EM 1

Com um balde plástico de lixo + um suporte para vasos de plantas + um tampo de mesa plástico ou madeira + uma toalha redonda e um cobre-mancha você improvisa um porta-tralha e uma mesinha para o quarto, cantinho da sala, varanda e ainda serve de apoio em dia de festa, até mesmo para servir. O suporte com rodízios é opcional, mas facilita o deslocamento de seu ‘móvel’ para limpeza ou mudança de ambiente. Aproveite para guardar roupas de estação, fotos, tarefas escolares de seus filhos, etc.

 




COMO ORGANIZAR TAMPAS COM GANCHINHOS ADESIVOS

Quem cozinha sabe que é irritante quando não encontra a tampa certa para a panela. Mas aqui fica mais uma dica para tornar a sua vida mais fácil com essa solução inteligente para eliminar um pouco do seu stress durante o preparo das refeições. Você não vai precisar de marceneiro e nem furadeira – basta alguns pares de ganchos plásticos adesivos e mãos à obra. Depois é só dizer adeus ao caos! Instruções mais detalhadas você pode ver aqui: 

http://www.handimania.com/diy/cupboard-pan-lid-organiser.html


 
COMO ARMAZENAR/ORGANIZAR PANOS DE LIMPEZA

Na falta de uma gaveta na cozinha, instale sob a pia, na porta do armário, numa parede menos visível ou atrás de uma porta, suportes de saco plástico e armazene flanelas para limpeza de poeira e panos de pia. Suportes plásticos estão disponíveis em várias lojas de utilidades domésticas em modelos e cores variadas que vão combinar direitinho com sua decoração.


 
COMO DOBRAR ROUPAS COM BOJO E/OU BARBATANAS

Peças com bojo e/ou barbatanas (blusas, vestidos, camisolas), devem ser guardadas em gavetas ou em caixas. Penduradas, estas peças ficam com marcas permanentes. Veja o passo-a-passo:

1.      Dobre a blusa ao meio, encontrando as costuras laterais. Encaixe um bojo dentro do outro. Nesse caso o bojo pode ser encaixado um dentro do outro sem deformar sua estrutura porque ele é preso apenas no forro.

2.      Torne a dobrar ao meio novamente.

3.      Faça dobras até atingir exatamente o tamanho do bojo. Guarde em pé na gaveta,  divisórias ou caixas.


 
COMO ENCADERNAR GRANDES VOLUMES DE PAPÉIS EM CASA

EXTENSOR DE PRESILHAS PARA GRANDES VOLUMES - De repente você quer agrupar (guardar ou arquivar) aquela papelada importante, tarefinhas escolares dos filhos, processos, etc., e não tem uma pasta com altura suficiente para o volume... pronto, já encontrou: um clips grande e uma liguinha de borracha!


 
COMO ORGANIZAR PILHAS EM CASA

Veja como é fácil manter as pilhas bem organizadas... qualquer membro da família é capaz de encontrar a que precisa num piscar de olhos! Uma caixa transparente organizadora, com divisórias em tamanhos variados, que você encontra em qualquer loja a partir de 1,99, supermercados... Para facilitar mais ainda, identifique cada divisória com o tipo/tamanho de pilha... será mais fácil ainda na hora de localizar ou repor o objeto!


 
COMO MANTER OS FIOS ELÉTRICOS TODOS JUNTINHOS

Mantenha os fios e cabos juntinhos e bem organizados com espirais plásticos. Aproveite e recorte o espiral daquele caderno velho do seu filho, da agenda antiga... Junte os fios e torça o espiral até o final... Pronto... é fácil, prático e sem custo!


 
COMO RECICLAR/REAPROVEITAR AS EMBALAGENS DE CD´S E DVD´S?

Essas embalagens cilindricas geralmente quando vazias estão em perfeito estado e podem ser reaproveitadas para armazenar/organizar itens como rolos de viés, rendas, fitas, elásticos, fios plásticos, cintinhos, gravatas, etc.
Dê uma olhadinha naquela sua "gaveta da bagunça", ou ‘gaveta de sucata”... não importa a denominação, mas toda casa tem uma - e descubra novos itens que podem ser guardados nessas caixinhas que iriam para o lixo! Sem contar que é transparente e não necessita o uso de etiqueta de identificação.


 
COMO EVITAR QUE AS CALÇAS ESCORREGUEM DO CABIDEIRO

Se o seu espaço para pendurar calças de tecido fino e escorregadias, em especial as masculinas, é de madeira ou inox, e as peças teimam em cair no armário ao manuseá-las, envolva os varões com tiras de feltro. O feltro vai ajudar a manter as calças sempre penduradas e alinhadas no cabideiro.


 
COMO EVITAR QUE A ROUPA ESCORREGUE NO CABIDE DE PLÁSTICO

Para transformar seus cabides de plástico comuns em antiderrapantes, use uma pistola de cola quente para aplicar uma linha  em zig zag nos seus  braços. Evita que as peças de ombros largos ou alcinha escorreguem e caiam no armário. Funciona muito bem!

 

Clique aqui e veja um Manual completo pra ajudar você a organizar todo o seu armário como um profissional


 
COMO GANHAR MAIS ESPAÇO NO GUARDA-ROUPA

Instale um suporte de cabides adicional, dois palmos abaixo do que já existe no armário, para acomodar peças mais curtas, como saias, blusas, shortinhos, etc. Você pode comprar um suporte e montá-lo dentro do armário ou pendurá-lo no suporte principal.

  • Para isso, é necessário um pedaço de cano de metal ou PVC, uma corrente resistente e dois ganchos em "S".
  • Corte o cano na largura adequada - talvez a metade do suporte principal - e passe a corrente por dentro dele. Nas extremidades, a corrente deve ultrapassar o tamanho do cano, o suficiente para atingir a altura desejada.
  • Prenda as extremidades da corrente nos ganchos em "S" e estes no suporte principal.
  • Encaixe os ganchos exatamente no meio do varão e use as laterais para pendurar roupas longas, conjuntos, etc.

 

Clique aqui e veja um Manual completo pra ajudar você a organizar todo seu armário como um profissional!!


 
COMO GANHAR ESPAÇO NA MALA DE VIAGEM

Guarde suas roupas em embalagens com fechamento à vácuo (space bags) dentro da mala. Fica super compacto e cabe mais que o dobro de peças. 
Mais uma dica: somente adquira os sacos que fecham com o auxílio do aspirador de pó. Aqueles com retirada de ar manual, não são eficientes! Só não se empolgue, pois isso não faz diminuir o peso da mala!


 
COMO ORGANIZAR COLARES

A melhor solução é pendurá-los em ganchos, de modo que fiquem todos à vista. Na falta de um expositor improvise: Recicle... Invente... Reinvente...

Se possui espaço, reserve uma parede só para essa finalidade: use puxadores de gavetas de porcelana ou aço inox presos a ela.

 

Prenda uma ripa de madeira na parede e fixe puxadores de gavetas na madeira ou outros de formas e cores variadas...

  

Ou prenda uma ou duas ripas ou sancas de madeira na parede, etc., coloque tachinhas ou ganchinhos (encontrados em qualquer loja de ferragem) com uma distancia igual entre eles. Fica charmoso e fácil de procurar. Não se esqueça: o que os olhos não vêem, o corpo não usa.

              

 

Num varão de cortina...

 

Se a sua coleção é composta de poucos itens, use cabides de cinto ou um porta-gravata para isso ou faça o seu  - um simples cabide e tachinhas marca mapas pode dar conta do recado.
Material necessário: um cabide de madeira + taxinhas com cabeças coloridas ou marcadores de mapa (esses, podem ser adquiridos nas papelarias).

 

        

OU... Um ancinho em desuso pode ser pintado com uma tinta spray e se transformar num prático e bontio gancho para colares.

Ou num porta-chaves bem charmoso como o da foto...

 

Clique aqui e veja um Manual completo pra ajudar você a organizar todo seu armário como um profissional!!


 
COMO ORGANIZAR PEQUENOS OBJETOS

Da área de serviço para a sala de estudos, o balde organizador de produtos de limpeza também pode se transformar numa cesta organizadora de pequenos itens de pintura, artesanato, tarefas escolares de seu filho, etc. Vale a pena investir!


 
COMO DOBRAR CAMISETAS DE DRY FIT (TECIDO MOLINHO)

 

Sabe aquelas camisetas bem molinhas e difíceis de domar (tecido de dry fit), que você dobra... dobra... torna a dobrar... e as danadinhas tanto escorregam que se abrem novamente? Pois é, a partir de hoje acabou o ‘faz-e-desmancha’. Aprenda duas técnicas fáceis - uma dobra tradicional e o envelopamento - que vão deixar suas camisetas comportadinhas nas gavetas, prateleiras, na mala e acreditem - até na mochila!

 

1ª DOBRA - TRADICIONAL

  1. Estenda a camiseta em uma superfície plana com a frente para baixo.

  1. Pegue a barra da camiseta e dobre até alinhar com a parte inferior das axilas.

  1. Dobre as mangas para o centro, sem trazer as laterais da camiseta.

 

  1. Agora dobre a lateral até o centro, de forma que a manga fique escondida.

  1. Faça o mesmo do outro lado. Como se vê na foto, as costuras laterais da camiseta se encontram.

 

  1. Pegue a parte de baixo e dobre a camiseta ao meio.

 

  1. Vire a camiseta. Guarde-a com essa dobra, ou...

  1. Faça mais uma dobra e guarde-as em pé, uma atrás da outra na gaveta.

 

 

2ª DOBRA - ENVELOPE (PACOTINHO)

Essa dobra é ideal para a mala e mochila.

  1. Estenda a camiseta em uma superfície plana, sem se preocupar de colocar a frente ou costas pra baixo. Não altera o resultado final.

  1. Pegue a barra da camiseta e dobre até alinhar com a parte inferior das axilas.

  1. Dobre a costura de volta para a nova linha de baixo.

  1. Segurando nas duas extremidades dessa linha, vire a camiseta e alise as mangas, dobras, etc.

  1. Dobre as mangas para o centro, sem levar junto as costuras laterais da camiseta.

  1. Agora dobre as laterais para o centro.

  1. Dobre ao meio novamente. Se preferir um pacotinho menor, antes de fazer essa dobra, diminua a altura do pacote, fazendo uma pequena dobra a patir da gola.

  1. Vire o pacotinho e envelope. Ou seja, coloque a mão esquerda sobre a dobrinha menor (na barra da camiseta). Traga a outra ponta e enfie na dobrinha.

  1. E aqui está o resultado. Um pacotinho bem comportado!

Clique aqui e veja um Manual completo de como dobrar todos os tipos de peças de roupas que vão ajudar você a organizar seu armário como um profissional!

 

 


 
COMO CONSERVAR SUA TOALHA DE BANQUETE SEM RUGAS

Se sua toalha de banquete já está passada, para mantê-la lisa, basta pendurá-la num cabide. Dê preferência ao cabide coberto com tecido ou com tira-vinco (base contornada com espuma). Assim ela não fica com marcas de dobras, nem escorrega.
Uma outra opção é parafusar cabides para toalhas (toalheiros) na parte interna do armário e pendurar as toalhas já passadas
.


 
GAVETA SOB O ARMÁRIO - APROVEITANDO ESPAÇOS

Precisando de mais gavetas para organizar? Onde? Que tal usar aquele espaço normalmente descartado? Qual? Debaixo do fundo do armário suspenso! Mesmo que tenha uma profundidade rasa, adicionar um ou mais gavetões sob o armário podem aumentar sua capacidade de armazenamento sem roubar espaços necessários para circulação! PENSE NISSO!


 
COMO ORGANIZAR AS TAMPAS DAS PANELAS NO ARMÁRIO DA COZINHA

Dependendo da quantidade de panelas que você possui, colocar o conjunto – panela e tampa – em ordem pode ocupar mais espaço que deveria. Porém, se separadas, na hora de cozinhar, é aquele corre-e-corre atrás da tampa... e até descobrir quem é de quem??? (Como diz o Félix da novela das 9h... ‘pelas contas do Rosário’!!!). Mas aqui estão algumas sugestões pra você não se perder ‘entre tampas e panelas’:

As panelas podem ficar empilhadas, sem tampa, sobre as frigideiras. E as tampas:

Opção 1: Em um aparador – pode ser um escorredor (secador) de louças, dentro do armário com as tampas organizadas na vertical.

Opção 2: Instale barras (pode ser aquelas que usamos no banheiro – toalheiros), nas laterais ou dentro das portas dos armários, ou ainda na gaveta. O local aqui vai depender do seu espaço interno.

Opção 3: Outra boa ideia é colocar a barra na gaveta de panelas do armário da cozinha para que você prenda as tampas. Veja como é fácil e prático – basta fixar um extensor de cortina (Box de banho) na gaveta. Na hora de organizar coloque a tampa na frente da panela correspondente.


 
CAPA PARA ESTANTE

Uma estante de aço, daquelas usadas em escritório, pintada com tinta a óleo e coberta com uma capa de tecido. Escolha a cor e o tecido conforme a decoração do ambiente.

Aqui, o fechamento imitou uma saia longa, com botões bem grandes, e que ficou um charme! A capa pode ser fixada com cola ou velcro colante, apenas na parte frontal da estante. Ou, se preferir, faça uma capa, contornando todo o móvel, vestindo como se fosse uma mesa.

Basta usar a criatividade e a necessidade, claro! O móvel, depois de coberto, pode decorar e armazenar itens em cestas ou caixas, na despensa, no quarto para organizar os calçados, no banheiro, no quarto de costura ou artesanato...


 
COMO ARMAZENAR PEQUENOS FRASCOS NO ARMÁRIO DA DESPENSA

Transforme uma haste extensora para cortina de Box de banho em uma prateleira alternativa para aumentar o espaço de seu armário de alimentos e armazenar potes pequenos de especiarias!


 
COMO ARMAZENAR PEÇAS DE COURO E CAMURÇA

Guardar as roupas de couro e camurça de forma incorreta amarrota e também ajuda na proliferação do mofo e marcas indesejáveis. Veja dicas de especialistas de como evitar fungos, manchas e marcas nas peças do material.

  1. Não dobre as peças e jamais guarde-as em sacos ou capas plásticas. Prefira capas de TNT de cor escura que ajudam a proteger a peça de couro dos efeitos nocivos da luz. O ideal é que sejam penduradas em cabides largos de madeira ou plástico, pois o couro deforma e marca. No caso de jaquetas.
  2. Use um cabide no tamanho exato dos ombros.
  3. Não deixe as peças expostas à luz, seja ela natural ou artificial, para evitar que desbotem, em especial as camurças que são mais sensíveis. Coloque os cabides sempre na parte mais escura do armário.

Clique aqui e veja um Manual completo pra ajudar você guardar e organizar seu armário como um profissional!

 


 
CABIDES EM CORDAS PARA DRIBLAR A FALTA DE ESPAÇO

Se a falta de espaço (ou de armário) já se tornou um problema para manter suas roupas esticadinhas, aqui está uma sugestão com um design simples, surpreendente e eficiente. Na foto o modelo é composto por 20 cabides - uma criação funcional e simples!


 
BIOMBO 2 EM 1 - SUGESTÃO PARA DECORAR E ECONOMIZAR ESPAÇO

Eis aqui uma idéia genial pra você que tem pouco espaço e precisa de uma estante para exposição de fotos da família, livros, artes ou bibelôs, e ainda separar (delimitar) um ambiente! Um biombo com ripas em madeira e prateleiras removíveis podendo ser colocadas na altura de acordo com sua necessidade! O móvel, além de possuir um designer leve pode ser movido para outros espaços e/ou ambientes quando quiser!


 
COMO ORGANIZAR PEQUENOS ACESSÓRIOS DO BANHEIRO

Você mesma pode criar um estande para organizar pequenos acessórios de banho e beleza. Basta fixar um castiçal no meio de um prato, em seguida, cubra o castiçal com um prato de salada com os mesmos detalhes. Para fixação use cola quente ou cola especial para cerâmica.


 
COMO PROTEGER A MAQUIAGEM NA BOLSA DE VIAGEM

Para evitar que a maquiagem compacta se quebre durante a viagem ou mesmo dentro da bolsa, cubra-a com discos de algodão e tampe!


 
CADEIRA RECICLADA ORGANIZA O BANHEIRO

RECICLE... REINVENTE... A velha cadeira ganhou roupa nova e se transformou num porta-toalhas e prateleira para itens essenciais no banheiro!


 
USOS ALTERNATIVOS PARA A CAIXA DE FERRAMENTAS

UMA CAIXA DE FERRAMENTAS TAMBÉM PODE TER OUTRAS UTILIDADES... organizar os itens da gaveta de sucata... material de costura, artesanato... e até mesmo se transformar numa Farmacinha!! E porque não???


 
ARMAZENAMENTOS SECRETOS E ESPECIAIS NOS AZULEJOS

Nichos e revestimento se transformam em quadro negro para recadinhos ou brincadeiras para as crianças, porta-papel higiênico, ganchos para toalhas, esconderijo em uma gaveta camuflada... Idéia genial!


 
COMO CONSERVAR DOCUMENTOS IMPORTANTES

Antes de guardar diplomas, certidões de casamento e outros documentos importantes num baú ou caixas, enrole-os bem apertados e coloque-os dentro de cilindros de toalha de papel. Isso evita as marcas de dobras e mantém os documentos limpos e secos.
ALERTA: Nunca utilize clips ou grampos. Com o tempo eles enferrujam, deteriorando o documento.


 
COMO ORGANIZAR CALÇADOS EM UMA SAPATEIRA PUF-BAÚ - FAÇA A SUA

Basta adquirir um puf com tampa no seu modelo/formato predileto, conforme seu espaço disponível no quarto. Tire as medidas, escolha um tecido resistente, co...sture (ou peça uma costureira) os nichos e prenda-o na sua parede interna. O círculo com os nichos pode ser fixado com velcro colante. Se quiser, pode até preencher todo o círculo com os nichos, formando uma colméia! Além de organizar os calçados ainda terá um banco para sentar na hora de se arrumar!
SUGESTÃO: Como o puf não tem um 'respirador', retire a tampa umas duas vezes por semana (pode ser durante a noite). E para evitar o mofo e odores, mantenha nos nichos pedaços de giz branco ou borrife o Bicarbonato de Sódio Aromatizado!

 

Clique aqui e veja outras dicas e sugestões pra ajudar você a armazenar seus calçados e organizar seu armário como um profissional!


 
COMO ARMAZENAR CORRETAMENTE A ROUPA BRANCA

Para evitar a formação de placas amarelas na sua roupa branca, envolva a peça em papel de seda ou TNT na cor azul. Ele bloqueia a incidência da luz natural e artificial no tecido, evitando o amarelamento.

ALERTA: Nunca guarde uma peça de branca sem lavar, mesmo que a tenha usado por alguns minutos e está limpa. Mesmo assim ela vai amarelar, tanto no cabide quanto armazenada em outro local!


 
SACO PLÁSTICO FIXO NA LIXEIRA!

É possível! Sabe aquele saquinho plástico que insiste em 'escorregar' para o fundo da lixeira de metal, inox... ? Simples... coloque algumas imãs em toda a volta!


 
COMO GUARDAR ROLOS DE PAPÉIS DE PRESENTE

Para manter seus papéis de presente limpos, sem amassar e bem organizados, faça os rolos, prenda-os com tubos de papel higiênico e depois acondicione-os em um saco protetor para roupas. Depois é só pendurá-lo num cabide ou, se faltar espaço na sua arara do armário, fixe um ganchinho na parede do fundo do armário e pronto!

 

 


 
COMO GUARDAR A MEIA-CALÇA COM SEGURANÇA

Guarde sua meia-calça cem por cento protegida de lasquinhas de madeira, unhas ou outros objetos pontiagudos – use os sacos tipo ziplock – são mais resistentes e fecham com eficiência.


 
COMO MONTAR UM KIT COSTURA/PRIMEIROS SOCORROS - MONTE O SEU

Monte um mini-kit de costura para sua bolsa com uma caixinha de fósforos. Enrole linhas de cores variadas em uma plaquinha de papelão. Não se esqueça também de um pedaço de fio dental para costurar um detalhe...... em calçado, bolsa, etc. Enfie uma agulha em um dos rolinhos de linha. Acrescente um pequeno alfinete fralda, + um pedacinho da lâmina de estilete para corte + 3 botões de tamanhos diferentes e cores neutras + 1 colchete de pressão e 1 de gancho.


 
COMO MANTER O FIO DO FERRO DE PASSAR BEM GUARDADO!

Para manter o fio do ferro de passar preso ao cabo do ferro, improvise uma 'pulseira' com um pedaço de um velho cinto ou malha com um botão! Vale também usar os punhos de uma camisa velha e antiga. Se preferir pode aumentar a 'casinha' e pregar um grande botão. Simples assim!


 
COMO MANTER OS ROLOS DE PAPEL DE PRESENTE ORGANIZADOS

RECICLE E ORGANIZE – Deslize tubos de papel higiênico vazios sobre os rolos de papel de embrulho de presente para mantê-los sempre enroladinhos e organizados.


 
COMO FAZER UM ARMAZENAMENTO PRÁTICO DE CALÇADOS EM CAIXAS PERSONALIZADAS

Para uma alternativa de baixo custo de armazenamento/organização de seus calçados, reutilize caixas de sapato originais e cubra com papel para criar armazenamento de calçados aerodinâmico. Depois personalize cada uma: fotografe o calçado, imprima e cole a foto na frente da caixa para ajudar a encontrar o seu par favorito.

Uma outra opção é adicionar puxador na caixa e pendurar uma TAGs (etiquetas com elásticos) com a foto do calçado.


 
FAÇA VOCÊ MESMO UM RACK-APARADOR PARA SUAS TAÇAS

As faixas de madeira ou laminado que são usadas para transições de pisos são perfeitas para montagem do rack. Basta cortá-las na mesma profundidade de seu armário, pré-furar e parafusá-la na parte debaixo da prateleira. Se preferir, para uma aparência mais agradável, use parafusos de latão e arruelas de acabamento.


 
UMA DOÇURA DE CABIDE INFANTIL!

Cabides infantis de madeira pintados à mão ou com adesivos colantes com motivos de bichinhos, florzinhas, etc., ficam tão bonitos que você vai querer pendurá-los do lado de fora do guarda-roupa de sua filha, em vez de escondê-los dentro!


 
ARMÁRIO BAÚ - DOIS EM UM

ARMÁRIO BAÚ – Dois em um. Fabrique uma caixa-baú com uma tampa mais profunda que o normal e com divisórias internas conforme sua necessidade. Decore a parte externa da tampa e use a caixa na vertical. Se preferir, encaixe pezinhos ou rodízios. Ideal para paredes de cantos ou fundo de corredor.

 


 
CREMALHEIRA MODERNA DE VINHO EM TUBO DE PVC

O projeto é completamente flexível, de modo que você pode criar uma para caber dentro de qualquer prateleira ou armário e pintá-la de acordo com sua decoração.

Escolha um local para o rack de vinho que tem apoios de ambos os lados, como um armário.

  1. Corte ou adquira os tubos nos comprimentos conforme a profundidade do seu armário ou prateleira. Em seguida, use tiras de velcro colante para estabilizar a sua configuração.
  2. Lixe as bordas até ficarem bem lisas. Limpe o exterior do tubo com acetona para remover quaisquer óleos, o que impediria a aderência da tinta.
  3. Pulverize os tubos com primer e, depois de secos, pulverize-os com tinta na cor escolhida.
  4. Depois de bem secos, una os tubos um ao outro e à base do seu armário ou prateleira utilizando as tiras de velcro colante.


 
COMO ORGANIZAR AS TOALHAS NO BANHEIRO COLETIVO

Uma solução barata e eficaz para resolver o problemas de falta de espaço para as toalhas em banheiros pequenos e/ou coletivos é a de adicionar até três toalheiros na vertical atrás da porta, ou numa parede. Assim você pode adotar uma única cor para todas as toalhas, deixando o ambiente mais harmonioso. Basta combinar com cada morador o nível do toalheiro de cada um.


 
COMO GANHAR ESPAÇO PARA ORGANIZAR NO BANHEIRO PEQUENO

Uma boa idéia para driblar a falta de espaço no banheiro pequeno! Armário sob a caixa de descarga acoplada organiza itens necessários no ambiente.


 
COMO ORGANIZAR PEQUENAS FERRAMENTAS

Aproveite a porta do armário de utensílios de limpeza para organizar suas ferramentas. De preferência, contorne o formato de cada peça no local com uma canetinha preta para facilitar a reposição.


 
COMO PROTEGER SEUS ESTOFADOS - ALTERNATIVA SIMPLES E BARATA!

Uma mesinha de apoio encaixa no braço do sofá - uma sugestão simples, prática e barata para proteger suas poltronas!


 
COMO FAZER UMA CORTINA PARA BANHEIRA OU BOX COM TOALHAS DE BANHO

Use duas toalhas de banho com as mesmas cores ou complementares para fazer uma cortina de chuveiro ou banheira.
Reutilize aquelas toalhas gigantes que comprou e nem cabem no seu armário ou na mala de viagem! As toalhas são perfeitas e no ta...manho ideal para um Box ou banheira tamanho padrão. Se preferir, costure as duas toalhas em conjunto ao longo de um lado.
Leve sua cortina para pregar os ilhoses (14 ilhoses são suficientes), e use ganchos tipo anzóis para pendurá-la na haste.
Ou ainda, use aqueles clips para crachás e argolas, como na foto.

 


 
RACK PARA CARRETÉIS E TUBOS DE LINHAS

Para as bordadeiras, artesãs e/ou costureiras de plantão... Um rack organizador de tubos de linhas com lápis de cor... Ao retornar o tubo de linha fica fácil encontrar o local de acordo com a cor correspondente - perfeito!!!


 
COMO ORGANIZAR BONÉS

Para os colecionadores aqui está uma boa idéia para armazenamento, organização e conservação - Um cabide de madeira com algumas argolas para cortinas de box de banho! Simples assim!


 
COMO MANTER OS PARES DE BRINCOS SEMPRE JUNTINHOS

Quer carregar um par de brincos na bolsa ou na mala bem juntinhos? Simples... use um botão!


 
COMO MANTER FIOS E CABOS ENROLADOS E JUNTINHOS

Enrole e fixe ou junte fios e cabos dos aparelhos/eletrodomésticos com o auxílio de uma piranha especial para cabelos. Use o acessório também paramanter os fios do secador de cabelos, chapinha, aspirador de pó... enrolados! Bem simples!

 


 
COMO FAZER UMA SAPATEIRA SIMPLES E PRÁTICA

Molduras em gesso, lisas ou com entalhes, presas em uma parede podem resultar em práticas sapateiras...

 


 
COMO ARMAZENAR TAPETES

 

  • Limpe o tapete cuidadosamente antes de o guardar. Se o tapete não estiver muito sujo uma simples aspiração pode ser suficiente.
  • A melhor forma de guardar um tapete é enrolado. Enrole-o com a face virada para dentro, uma vez que esta não é tão dura e resistente como o seu verso, e sempre no sentido do comprimento para evitar marcas quando voltar a usá-lo. De preferência use um rolo em madeira de cedro, ou tubo PVC para facilitar a tarefa. Uma boa opção é o uso daqueles tubos macarrão (usados em piscinas).

  • Mesmo os tapetes usados no dia-a-dia, nunca os dobre, pois irá começar a formar vincos que dificilmente conseguirá remover posteriormente. Estes, você pode até prender as laterais com liguinhas de borrachas para garantir que os rolinhos continuem firmes.
  • Se dispuser de espaço, guarde-os em pé na prateleira do armário.
  • Se precisar guardá-lo por um longo período, antes de enrolar polvilhe toda a peça com sal de cozinha para evitar o aparecimento de cupins e traças.
  • Para reforçar mais ainda o anti-traças e cupins, depois de enrolado, envolva seu tapete com folhas de jornais.
  • Se o tapete tiver franjas, procure deixá-las o mais liso possível. Na hora do uso, basta escová-las novamente.

 
COMO ORGANIZAR OBJETOS DE USO DIÁRIO NO BANHEIRO

Fixe pedaços de tubos de PVC na parte interna da porta de seu armário, na vertical e use-os para armazenar objetos de uso diário, como por exemplo secador e chapinha. Para cada aparelho use dois tubos: um maior para o aparelho e ao lado, um menor para o cabo.


 
CABIDE TRIANGULAR PARA ACESSÓRIOS NO ARMÁRIO

Faltou gavetas? Faltou espaço para uma mesinha? Taí a solução para armazenar acessórios e pequenos objetos usados no dia-a-dia, principalmente os do maridão que não dispõe de muita paciência na hora de usá-los ou guardá-los! Um cabide triângulo feito de papelão grosso e firme (usado para confeccionar caixas)... De repente vale experimentar MDF fino e um gancho de aço!!!


 
COMO APROVEITAR AS MALAS PARA ORGANIZAR E ARMAZENAR ROUPAS

Que tal reciclar aquela antiga mala de viagem e transformá-la num objeto de decoração e armário para guardar o enxoval de pouco uso! Vale também guardar roupas de estação ou até mesmo aquele enxoval do bebê que será usado no próximo irmãozinho!!!


 
BAÚ NO PISO - UMA OPÇÃO PARA ARMAZENAMENTO

Será que você já imaginou ter um baú assim? Além de guardar roupas de estação pode ser usado como um "cofre" para esconderijo de peças valiosas, documentos importantes, etc.


 
COMO ORGANIZAR ACESSÓRIOS NO BANHEIRO

Uma cestinha aramada, parafusada na lateral do armário é uma ótima opção para organizar acessórios no banheiro. Não precisa de muito espaço, de fácil instalação e muita praticidade!

 


 
COMO POTENCIALIZAR SEUS CABIDES DE PLÁSTICO!

Aquelas peças de ombros largos, tecidos escorregadios... não vão mais cair do cabide de plástico! Faça um zig zag com cola quente em suas laterais... Prontinho!!!


 
COMO FAZER UMA SAPATEIRA – SIMPLES, PRÁTICA E BARATA!

Siga o passo a passo e faça você mesmo(a) essa sapateira com apenas uma dobra na caixa original ou não de seus calçados. Coloque a tampa em cima da caixa, levemente recuada e depois forme pilhas conforme seu espaço. Além de organizados os modelos ficam visíveis e de fácil acesso. SIMPLES ASSIM!

 


 
COMO AUMENTAR O ESPAÇO PARA BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS

CAMA COM ESPAÇO PARA SEU(A) FILHO(A) BRINCAR. Uma boa solução inclusive para driblar a falta de espaço! Brincou... empurrou... guardou!!!

Em estantes com prateleiras deslizantes!!! Perfeito!


 
COMO IMPROVISAR UMA ARARA SUSPENSA PARA ROUPAS

PENDURANDO ROUPAS. Na falta de um closet ou até mesmo um espaço para um armário, improvise: uma arara suspensa, presa no teto por cordas e um pedaço de madeira, além de baixo custo, dá conta do recado!


 
COMO ORGANIZAR OS URSINHOS DE PELÚCIA

VELCRO TAMBÉM ARMAZENA A COLEÇÃO DE URSINHOS DAS CRIANÇAS! Basta fixar uma tira da face áspera do velcro colante na parede do quarto ou nas laterais da estante ou armário, e a outra face macia nas costas dos ursinhos. Vai decorar, armazenar e motivar a criança na hora de guardar os brinquedos. Simples assim!


 
ANTI-DERRAPANTE PARA GAVETAS DE FACAS

Se você separou uma gaveta especialmente para armazenar suas facas, use um antiderrapante para que não deslizem ao abrir e fechar a gaveta. Além de evitar as constantes colisões entre elas e prejudicando seus cortes, mantém suas facas sempre alinhadas conforme a frequência de uso.
Usando uma régua e uma faca, corte um pedaço de EVA ou outro emborrachado hoje disponível até nos supermercados e oferecidos como jogos americanos. Para fixá-los use uma fita dupla-face. Simples assim!

 


 
COMO GUARDAR E PROTEGER OS ENFEITES DE NATAL

Apare as bordas de uma tampa de caixa de sapato ou corte cartelas de papelão e enrole os fios. Depois é só organizar em caixas. Dessa forma irá manter as luzes desembaraçadas e bem organizadas até o próximo natal.

                

Uma outra opção são cabides de arame. Você pode aproveitar aqueles que vieram da lavanderia.

Se você decorou sua casa com muitos metros de fios, sem corte, o ideal é armazená-los assim: em um organizador de mangueiras!!!

Para armazenar as bolas maiores, coloque copos descartáveis no fundo de uma caixa plástica ou papelão. Se preferir, forre a caixa plástica com um papelão e passe um pouquinho de cola no fundo de cada copo, assim ficam mais firmes. Coloque as bolas e torne a cobrir com outro pedaço de papelão. Vá sobrepondo até preencher toda a caixa...

Para guardar e proteger as bolas menores e delicadas de sua árvore de natal use a caixinha que embala ovos. Depois basta empilhar as caixas umas sobre as outras e armazená-las em uma caixa maior.

Outros enfeites delicados podem ser guardados em sacos plásticos, em especial aqueles tipo ziploc, com um pouco de ar dentro. Assim não vão estragar.

 

 


 
COMO ARMAZENAR TOALHAS NO BANHEIRO PEQUENO

Use uma floreira plástica fixa na parede para organizar suas toalhas no banheiro. Adquira floreiras coloridas já pintadas ou pinte você mesma a sua. Enrole as toalhas e arrume-as lado a lado em pé. Como a floreira tem pequena profundidade, antes de enrolar, dobre a toalha duas vezes!


 
COMO DOBRAR TOP DE ALCINHA

1. Dobre o busto pra dentro. Se necessário dobre um pouquinho cada lateral até formar um retângulo - com laterais bem retas.

 

2. Leve uma das laterais até o meio.

3. Traga a outra lateral, por cima, cobrindo a primeira.

4. Dobre ao meio no sentido do comprimento.

5. Guarde-as em pé na gaveta, uma atrás do outro.

 


 
COMO MANTER AS GARRAFAS ALINHADAS NO FREEZER

Coloque um clips especial de escritório na grade de seu freezer e suas garrafas de bebidas não vão mais rolar...


 
COMO ORGANIZAR AS BONECAS

Bonecas... Bonecas... E mais bonecas... Sua filha tem uma coleção e você não sabe onde guardá-las? Ou melhor, como expô-las? Simples... Use uma sapateira de pano ou plástico...


 
FALTA ESPAÇO PARA ORGANIZAR SEUS CALÇADOS?

Se seu espaço no armário ou fora dele já está esgotado... Eis aí uma sugestão: bolsos plásticos acoplados no colchão da cama!!!! Adquira uma sapateira plástica e recorte os 'gomos' no sentido horizontal. Cole um lado do velco colante na madeira da cama e o outro lado na sapateira. Pronto!


 
BOLSOS INTELIGENTES PARA ORGANIZAR

Tá faltando gavetas em seus armários do banheiro ou cozinha? Improvise: com um varão de cortina e um painel tipo sapateira de lona ou plástico você aumenta e organiza seu espaço. Use os bolsos para organizar produtos de limpeza na despensa, na cozinha para armazenar pequenos itens ou temperos, alimentos em pacotes, etc. No banheiro, organize cremes, pentes, escovas, alodão, kit manicure, shampoo, maquiagem, etc.


 
ESTANTE SUSPENSA - FAÇA VOCÊ MESMA

Se falta espaço para uma estante, improvise uma prateleira suspensa. Use uma tábua pintada e uma corrente bonita (de preferência, dourada). Prenda a corrente nas laterais da tábua e fixe-a no teto. Um espelho no fundo completa a decoração. Pode ser colocada na sala, no hall de entrada, no quarto, etc.


 
ORGANIZANDO SAQUINHOS PLÁSTICOS NO BANHEIRO

RECICLE... REUTILIZE... E ORGANIZE... Sacos plásticos numa caixinha de lenços descartáveis!!! Simples, não???? Basta colar a caixinha na porta do armário e pronto!!!


 
ARMÁRIO VELHO PODE SE TRANSFORMAR EM UM RACK

Pegue um armário alto, que ‘já deu o que tinha que dá’, de fórmica, MDF ou madeira e com prateleiras, tire aquela moldura de madeira que fica na base (fazendo o "pé" do armário), e mude a posição, deitando-o. As prateleiras são colocadas em oura posição e depois pinte-o de branco ou outra cor de sua preferência, com esmalte sintético fosco. Depois coloque 6 pezinhos de alumínio..., ou se preferir, rodízios...E pronto: um rack novo... Você pode aproveitar também aquele armário antigo de cozinha, daquelas que se aparafusa na parede. Basta retirar as portas e você já tem uma estrutura de rack...Aí é só dar os acabamentos... Em lojas de móveis usados, tem muito armário desse tipo, fácil de achar e barato.


 
COMO DRIBLAR A FALTA DE ESPAÇO USANDO UMA CAMA-BAÚ (BICAMA)

Dê uma voltinha em sua casa e descubra espaços inusitados para organizar... livros, CD's, roupas de estação, enxoval, etc. Reaproveite por exemplo aquela cama baú (bicama) do seu filho em desuso... adicione puxadores na cama de baixo e transforme-a num grande gavetão. Se necessário, use até divisórias. Bom proveito!


 
COMO MANTER OS CABOS DOS ELETRÔNICOS ORGANIZADOS

Sabe aqueles clips especiais, grandes? Pois é, prendem papéis, ajudam a segurar as garrafas no freezer, podem ser porta-retratos... e agora organizam aquela variedade de cabos que teimam ficar emaranhados!!!


 
COMO MANTER OS TALHERES DE PRATA SEMPRE BRILHANTES

Para conservar as peças daquele faqueiro que você usa somente em ocasiões especiais, brilhantes por mais tempo, mantenha giz escolar na embalagem...


 
COMO ORGANIZAR AS TOALHAS NO BANHEIRO EM UMA ADEGA DE VINHO

Quer guardar e/ou expor suas toalhas de banho com muito charme e praticidade??? Faça rolinhos e organize-as em uma adega de vinho!!!! Simples... Prático... Mas uma graça!


 
COMO IMPROVISAR PRATELEIRAS NO ARMÁRIO DA COZINHA?


FAÇA DIVISÓRIAS COM BANDEJAS!! Aumente o espaço de armazenamento de copos do armário usando uma bandeja ou tabuleiro como um divisor de prateleira. Coloque uma fileira de copos – uma bandeja – mais uma fileira. Forre a bandeja com uma toalhinha plástica anti-derrapante ou E.V.A para evitar que escorreguem. Coloque copos grandes de cabeça para baixo na prateleira e uma bandeja em cima. Nesta, organize os copos menores de cabeça para baixo.


 
COMO FAZER UM CABIDE PARA PENDURAR COLARES E OUTROS ACESSÓRIOS

Use um gancho em forma de “S” (adquira nas lojas especializadas em produtos para marcenaria) + aros para cortina de plástico.
Feche um pouco uma perninha do ganho “S” com o auxílio de um alicate. Encaixe um aro no gancho e vá emendando outros aros até formar uma ‘corrente’. Pendure o gancho no armário, depois organize colares, cintos, lenços, gravatas, bonés, bolsinha social... em cada aro. Gravatas e lenços podem passar através dos aros, como se passa uma linha pelo buraco de uma agulha. SIMPLES ASSIM!!!!

 


 
APROVEITE MELHOR SEU TEMPO E ORGANIZE-SE! VEJA COMO:

 . Ao escovar os dentes ou fazer bochechos, aproveite para jogar fora qualquer coisa em seu armário de banheiro que está fora da validade, quebrado ou nunca vai ser usado.
. Sempre que sentar em seu computador à espera de uma atualização ou um download, aproveite este tempo para multi tarefas. Limpe uma gaveta, livre-se de objetos que você nunca vai usar, ou que não deveriam estar lá.
. Já está pronta pra sair e a amiga ou namorado ainda não chegou??? Aproveite para organizar os cabides no armário, retirar os vazios, etc.
. Enquanto vê (ou ouve TV), coloque sua gaveta de lingeries no colo e mãos à obra! Faça uma boa limpeza, dobre-as e organize!!!
. Ou ainda... enquanto coloca as fofocas em dia com sua amiga ao telefone, separe documentos, jogue fora os tickets de estacionamento, cartão de crédito, etc.


 
COMO PENDURAR CALÇAS ESCORREGADIAS

Geralmente isso acontece por causa do peso mal equilibrado e por falta de atrito do tecido com o material do cabide. Fica aqui um truque: Dobre uma perna de cada lado, uma por cima da outra. A peça vai ficar quase com o formato de um retângulo. Aí é só encaixar no cabide, bem pelo meio. Dessa forma, além de equilibrar o peso, também aumenta a fricção da calça ao cabide. Veja como, no passo-a-passo:


 
COMO IMPROVISAR UM ARMÁRIO NO BANHEIRO - TOQUE DE ORGANIZAÇÃO

FALTOU MÓVEL NO SEU BANHEIRO PARA ORGANIZAR? IMPROVISE:
Use um carrinho de bebidas ou até mesmo aquelas mesinhas auxiliares dos salões de beleza, com rodízios, para armazenar itens e acessórios de banho. Se preferir, substitua as bandejas por vidros. Fica uma graça!


 
COMO ORGANIZAR OS BRINQUEDOS DE BANHO DAS CRIANÇAS

Chega de patinhos de borracha espalhados pelo banheiro! Use uma sacola tipo cesta ou até mesmo os sacos protetores para lavar roupas delicadas na máquina para guardá-los. Basta pendurá-la no varão da cortina ou numa ventosa e pronto! Além de manter o banheiro organizado, secam rapidamente e ainda permancecem ao alcance das crianças.


 
COMO ORGANIZAR BIJUTERIAS

Bijuterias espalhadas na gaveta? Brinco longe do seu par?... Emaranhados? Falta de um organizador não é desculpa, pois até aquelas forminhas de cupcake ou de docinhos - e de papel, hein, dão conta do recado. Experimente!

 

Em gaveteiros feitos com papelão onde se encaixou forminhas de gelo...

E as forminhas de cupcake aqui também dão conta do recado!!! É só dar uma pintadinha naquela bandeja de forminhas já enferrujadas e pronto!

 

Um estande para bolo, seja duplex ou triplex, organiza brincos, colares e pulseiras...

Reciclando... fazendo seu estande utilizando o fundo da garrafa pet...

 

Gavetas com nichos de acrílico ou espelhos de tamanhos variados...

 

Em cinzeiros ou pires de vidros...

 

Em caixas com divisórias para brincos e colares, que podem ser encaixadas em prateleiras..

 

 

 

 Reciclando um velho gavetão, parafusos e tubos de carretéis vazios...

Bandejas de talheres com ganchos adicionados é uma divisória perfeita para colares, pulseiras e anéis. Use a parte superior como uma borda para itens menores. Na foto a bandeja foi parafusada na porta do armário.

Em gavetas, feitas especialmente para organizar suas peças, conforme formas e tamanhos...

Em peças restantes (avulsas) daquela porcelana antiga e lindamente decorada...

Nas latinhas de balas que geralmente vão para o lixo...

Forminhas de gelo também armazena, separa e organiza pequenos itens...

Nas forminhas de cupcake especiais para viagem...

Você mesma pode fazer um organizador de anéis: basta encaixar/colar rolinhos de espuma em uma caixinha ou gaveta e pronto!

 

 Recortar EVA e enroscar seus brincos e mantê-los sempre juntos em uma caixa e para transporte em viagens...

Organizar pequenos itens como brincos e correntinhas num porta-comprimidos, principalmente para transporte na mala de viagem...

 

 

 

 

 


 
GAVETÕES NO TETO (LAJE) PARA ARMAZENAMENTO

SE FALTOU ESPAÇO, APROVEITE O TETO DO DEPÓSITO PARA ARMAZENAR OBJETOS DE POUCO USO, COMO BARRACAS DE ACAMPAMENTO, PNEUS, COLCHÕES RESERVAS, ETC...??? UMA BOA IDÉIA!

 

 


 
ACABE COM A CONFUSÃO DE CHAVES

“Quem é de Quem”???? Se você possui muitas chaves e fica confuso(a) na hora de usá-las, o melhor é pintar cada uma delas com uma cor diferente. Basta passar o esmalte e deixar secar. Um esmalte cremoso será sempre a melhor opção – Mas não precisa ser “francesinha” viu!!!!!


 




Sub-Grupo de Dicas...
 


Goiânia - Goiás    © 2004 - 2012 | Escritora Zezé de Souza
Telefone:   (62) 3259-2298     (62) 9973-0591 Vivo*     (62) 8160-0655 Tim*