COMO LIMPAR SAPATOS POR DENTRO!

Sempre fazemos a limpeza externa de nossos calçados, mas geralmente nos esquecemos desse pequeno detalhe... tão importante para a saúde de nossos pés: higienizar a parte interna de nossos calçados. A falta de higienização pode provocar odores nos pés e nos calçados. Mas veja uma dica rápida e fácil pra ajudar você nessa tarefa: use um lenço umedecido para higienização de bebê enrolado no cabo de uma colher. Dê uma boa ‘passeada’ com a colher em todos os cantinhos de seu calçado! Vai limpar aquelas massinhas de suor e poeira e ainda deixa um cheirinho de bumbum de nenê no seu calçado!

 




COMO REMOVER O PLÁSTICO DERRETIDO PRESO NOS ELETROMÉSTICOS

Se você deixou a sacolinha plástica juntinho do aparelho e formou aquela crostinha seca e dura, não se desespere: desligue a torradeira e deixe esfriar um pouco. Molhe um papel toalha com álcool ou removedor de esmalte e faça a limpeza. Pronto, torradeira, sanduicheira...  limpinhos novamente!

 


 
COMO PREVENIR MANCHAS DE ALIMENTOS NOS RECIPIENTES PLÁSTICOS

Antes de colocar o molho de tomate ou sobras de outros alimentos coloridos que podem manchar o plástico, forre o recipiente com papel alumínio ou borrife-o com spray de cozinha (azeite e água).
 


 
COMO DEIXAR O MICRO-ONDAS COM CHEIRO DOCE

Limpe o microondas e deixe-o com um cheirinho doce delicioso: em um recipiente próprio para microondas, adicione duas xícaras de água e 1 colher (sopa) de essência de baunilha. Coloque-o dentro do aparelho e programe-o por 2-3 minutos na potência baixa. Retire o recipiente e passe um pano.

 


 
COMO LIMPAR O LIQUIDIFICADOR MUITO SUJO RAPIDAMENTE

Remova a sujeira grudada em seu liquidificador, especialmente debaixo das lâminas – local de difícil acesso: adicione um punhado de cubos de gelo + um pouco de água bem morna e detergente . Ligue-o e deixe-o funcionar em alta velocidade por 1-2 minutos. O gelo vasculha as lâminas e deixa tudo limpinho! 


 
COMO MANTER SEU BOX DE BANHO SEMPRE LIMPO

1. Uma vez por semana, borrife o Vinagre Especial Multiuso no chuveiro. Deixe agir durante a noite e de manhã terá um chuveiro livre de água dura, com a água escorrendo abundantemente.

2. Se o Box é protegido por cortina plástica, faça o mesmo... borrife o Vinagre Especial Multiuso e deixe agir durante a noite. Enxague pela manhã. Terá uma cortina sempre limpa, sem resíduos e mofo. Caso sua cortina está com a barra encostando no chão, tente diminuir seu tamanho, cortando a borda inferior com uma tesoura. Facilita o gotejamento da água, sabão, shampoo e sujeiras do corpo, reduzindo as chances de formar aquele mofo na barra.

3. Mantenha uma esponja de cabo especial com armazenamento de produto (dispenser Scotch-Brite) no chuveiro cheio de partes iguais de Vinagre Especial Multiuso e detergente líquido para louças. É mais fácil de lembrar de limpar quando as ferramentas estão lá, e você pode fazê-lo enquanto está no chuveiro. Passe sua varinha mágica nos azulejos, Box de vidro e chão. Depois é só enxaguar com a duchinha. Pronto, tudo limpo, sem odores e com o cheirinho de limpeza!

4. Nos dias em que fizer essa limpeza rápida em seu Box aproveite e desinfete o ralinho: despeje um pouco de Vinagre Especial Multiuso e não enxágüe. Vai evitar o retorno de qualquer mau-cheiro que geralmente acontece nos ralinhos de banho quando estão sujos.

5. Para manter o vidro do box limpo, sem manchas, mantenha um rodinho de pia junto com sua varinha mágica. Passe o rodinho no vidro todas as vezes que você tomar banho. Os poucos segundos que você leva para fazer isso irá reduzir drasticamente a quantidade de espuma de sabão, shampoo, óleos de banho, etc. que deixam manchas esbranquiçadas no vidro.

6. A cada dois meses, quando terminar a faxina do banheiro, passe cera líquida para carros no vidro e dê polimento com um pano seco. Faça o mesmo nos azulejos e rejuntes, mas não é necessário o polimento. A cera vai deixar um filme impermeabilizante nas superfícies e evitar que a sujeira fique impregnada no dia a dia.


 
COMO CLAREAR E REMOVER OS RISCOS DE TALHERES DOS PRATOS DE PORCELANA

O simples ato de cortar a comida ou até mesmo esfregar no prato uma colher ou garfo deixa marcas cinzas nos pratos... com aparência suja. Este tipo de dano na louça é reversível, e com apenas um produto e um pouco de esforço, você pode remover a descoloração, clarear manchas amarelas e deixar seus pratos como novos.

  • Esfregue o prato com uma esponja (lado verde) ou escova de plástico e a Pasta Mousse de Bicarbonato. Espalhe a pasta, deixe agir por uns 5 minutos e esfregue continuamente em movimentos circulares até que as marcas cinzas desapareçam. Enxágue o prato, e se algum risco ainda persistir, torne a repetir o procedimento.

 
COMO LAVAR PAREDES – MÉTODO CORRETO

Ao lavar as paredes pintadas evite manchas - sempre comece de baixo e vá subindo. Isso pode parecer errado, mas é mais fácil limpar pingos sujos de uma superfície limpa e não de uma suja.

 


 
COMO REMOVER FACILMENTE AS ETIQUETAS DA LOUÇA NOVA

Combine partes iguais de vinagre branco de álcool e água bem morna numa bacia e mergulhe os pratos ou copos na solução durante 10 minutos. O ácido acético do vinagre irá dissolver o adesivo fazendo com que as etiquetas praticamente saiam sozinhas.


 
AGILIZE E POUPE SEU TEMPO NA COZINHA

Se você não abre mão de uma lixeirinha na cozinha, forre-a com um saquinho plástico e, no fundo, uma folha de jornal amassado. Borrife o Fluído Aromatizador de Cravo e Canela (veja receia aqui). O jornal retém o aroma do fluído por mais tempo e evita o vazamento de líquidos no primeiro saquinho, mantendo assim a lixeira sempre limpa.
Em seguida, adicione mais 3-4 saquinhos plásticos e borrife no fundo de cada um o fluído.
Além de desfrutar de um lixo sem odores, sem visita de insetos e levemente perfumado, não será necessário recorrer ao puxa-saco várias vezes ao dia para fazer a troca do saco plástico
!


 
COMO REMOVER MANCHAS AMARELAS/FERRUGEM DO VASO SANITÁRIO
  1. Se tiver manchas muito profundas ou ferrugem, primeiro dê a descarga e em seguida retire a água que retorna para o fundo do vaso (use um copinho de plástico ou descartável) ou feche o registro e torne acionar a descarga.
  2. Esfregue energicamente uma pedra seca de sapólio nas manchas até removê-las por completo. OU
  3. No caso de crostas ou manchas difíceis de remover, esfregue uma lixa d’água bem fina (nº 320) e depois lave com a Pasta Mousse de Bicarbonato.

 
COMO DETECTAR SE A CAIXA DE DESCARGA ACOPLADA ESTÁ COM VAZAMENTO

Pequenos vazamentos desperdiçam milhares de litros de água por ano. Em caixas de descarga acopladas isso é muito comum e pode levar meses para ser detectado. Um dos sintomas são as manchas amarelas que aparecem nas laterais do vaso. Mas antes que isso aconteça faça o teste: ponha um pouco de corante alimentício na água da descarga. Ele aparecerá no vaso se houver vazamento. Nesse caso, chame um profissional.

Veja aqui como remover manchas amarelas ou ferrugem do vaso sanitário.


 
COMO LIMPAR O MOFO/BOLOR DOS ARMÁRIOS E PAREDES

Você há de concordar comigo que o odor característico do bolor impregnado nos armários e roupas, é muito desagradável. Além disso esse terrível mau-cheiro é causador de problemas respiratórios, alergias nas pessoas e ainda deixa sua marca nas roupas e acessórios, principalmente nas peças de couro, que geralmente tendem a ter mais problemas. Mas, com algumas dicas simples, podemos amenizar bastante esse probleminha e até evitar o bolor em casa.

Se ao abrir seu armário você descobrir que a umidade e o mofo já começa a se instalar ali, faça imediatamente uma limpeza.

  1. Primeiro esvazie o armário. Se as roupas já estão contaminadas com o cheirinho característico de mofo, borrife o Vinagre Especial Multiuso e leve ao sol ou deixe-as num local ventilado por algumas horas ou por uma noite.
  2. Limpeza: leve o vinagre branco de álcool ao fogo ou microondas até atingir o ponto de fervura. Rapidamente despeje esse vinagre em um tabuleiro (pode ser inox ou alumínio) e coloque-o dentro do armário.
  3. Feche as portas e mantenha o tabuleiro ali por umas duas horas ou até que o vinagre esfrie.
  4. Retire o tabuleiro e use esse mesmo vinagre para a limpeza de toda parte interna do armário, com o auxílio de um pano. Se preferir, use o Vinagre Especial Multiuso com o aroma de sua preferência.
  5. Deixe as portas abertas por algumas horas, ou mantenha um ventilador ligado de frente ao armário até secar bem.

Se a umidade já estiver instalada, é preciso remover o bolor:

  1. Aplique Lysoform puro (adquira nas farmácias ou supermercados). Com o auxílio de um pano ou pincel largo passe o produto nas paredes e prateleiras do armário. Deixe agir por uma hora e depois enxague com um pano úmido. Mantenha as portas abertas por 24 horas ou use o ventilador.

Depois de seco é preciso prevenir novas infestações, em especial no período chuvoso:

  1. Mantenha seus armários livres de caixas de papelão. O ar precisa circular. Retire as caixas e as roupas em excesso durante esse período. Tente deixar o vão livre entre as roupas no cabide e a prateleira debaixo.
  2. Se o seu armário ou outro móvel não for fixo, afaste-o uns 3cm da parede.
  3. Para reter a umidade e neutralizar qualquer resquício de odor, a opção mais eficiente é a Areia de Gato Sílica Gel em cristais (adquira no Pet Shop). De preferência, use a branca com cristais azuis. Além do seu alto poder em reter a umidade e eliminar odores, indica quando deve ser trocada. Deve ser substituída quando todos os cristais ficam brancos (transparentes). Encha pequenos recipientes plásticos ou vidros e coloque nos cantos e prateleiras do móvel.

              SILICA GEL EM CRISTAIS COM FLOCOS AZUIS          SILICA GEL EM CRISTAIS APÓS ALGUM TEMPO (Já branca)

                                                                          

  1. Você pode também usar a areia de gato tradicional. Nesse caso faça uma mistura com o Bicarbonato de Sódio Aromatizado. Alguns pedaços de giz escolar junto com a areia também dão conta do recado.
  2. Vale também adicionar um feixe de giz no armário.

          

Clique aqui e veja minha dica exibida no Jornal Anhanguera:

http://www.youtube.com/watch?v=zFij8X1iyZQ

PAREDES:

  • Como o mofo é formado por organismos vivos, a água sanitária é muito eficiente para limpar as manchas e eliminar os fungos.
  • Para a limpeza das paredes internas, prepare uma solução com partes iguais de água sanitária, água e detergente. Molhe um pano e passe sobre a área afetada. Deixe agir por uma hora e depois enxágue com um pano e água limpa. Se preferir uma substância com menos cheiro, substitua a água sanitária pelo Veja 2 em 1, com cloro ativo.
  • Para remover o bolor das paredes externas use a mistura de sabão em pó diluído em água sanitária e cloro (meio a meio). Encharque um pano e passe no local. Se preferir use um rolo de pintura para espalhar a solução, principalmente nas paredes com textura ou chamuscados. Deixe agir por uma hora e enxágüe. Nos dois casos passe as soluções sempre no mesmo sentido para não provocar manchas.

Use luvas e pelo menos uma máscara de tecido ou uma fralda úmida cobrindo a boca e nariz.

 

Veja também:

COMO MATAR OS ESPOROS DO MOFO NO ARMÁRIO

 


 
COMO MATAR OS ESPOROS DO MOFO NO ARMÁRIO

 

  • Além da limpeza com Vinagre é necessário uma manutenção cuidadosa para que o mofo não volte a se instalar rapidamente nos locais críticos, como armários de roupas, paredes úmidas, etc. O óleo de cravo é bastante eficiente - mata os esporos do mofo e evita a proliferação. Basta preparar um fluído e fazer uso regularmente:
  • Em um frasco com borrifador, despeje 1 litro de água + 1colher de café de óleo de cravo e agite bem. O óleo de cravo pode ser adquirido em farmácias de manipulação.
  • Retire toda a roupa do armário mofado e pulverize o fluído. Deixe agir por uma noite.
  • No outro dia faça a limpeza com o Vinagre Especial Multiuso.

 

  • Para inibir o aparecimento de novas infestações, faça a limpeza com o fluído e o Vinagre Especial Multiuso regularmente.

Veja aqui Como Limpar o Mofo/Bolor dos Armários e Paredes


 
COMO EVITAR ODORES E INSETOS NA LIXEIRA

Reduza o odor e evite a visita de insetos, com a mistura de Bicarbonato de Sódio Aromatizado dissolvido em um pouco de água.  Sugestão de aroma para cozinha: cravo e canela e flor de laranjeira. Borrife na lixeira da cozinha ou banheiro sempre que adicionar o saco plástico. Deixe a misturinha já preparada em frascos com gatilhos ao lado das lixeiras. Inclusive você pode usar essa mesma solução para higienizá-las.

Para o preparo basta adicionar o Bicarbonato de Sódio Aromatizado no frasco e completar o conteúdo com água, de preferência, morna. Agite bem. A proporção é de 2 colheres de sopa do pó para um frasco de 500ml.

Você pode variar os aromas e usar a solução para neutralizar odores de todos os cômodos da casa, banheiro, tapetes, sofás, armários, camas do cachorro, etc.

 


 
COMO REMOVER MANCHA DE CANETA DO ESTOFADO DE TECIDO

É simples! Molhe uma esponja ou cotonete com vinagre branco de álcool e aplique sobre o risco de caneta esfregando até que a mancha saia por completo. Se necessário, durante o procedimento troque o cotonete ou lave a esponja.

Nota: Riscou limpou! O quanto antes for limpo, mais eficaz é a receita.


 
COMO RECUPERAR A PANELA DE INOX QUEIMADA

Se você deixou a panela de inox no fogo mais tempo que deveria e o resultado foi manchas bem coloridas, nos tons de azul, amarelo, vermelho... sem brilho, infelizmente a esponja de aço não devolverá a cor e o brilho de seu utensílio. Mas veja essa alternativa, que felizmente, dá certo: 

Esfregue uma lixa d’água bem fina, levemente molhada, em movimentos de vai-e-vem (evite movimentos circulares), até remover todas as marcas de queimado na parte interna e externa da panela.

Nos cantos e entalhes, enrole um pedacinho de lixa na ponta de uma espátula fina ou palito de metal e esfregue.

Depois use a Pasta Mousse de Bicarbonato de Sódio para remover resíduos, riscos e dar brilho no inox.


 
COMO REMOVER AS MANCHAS DAS PANELAS DE ALUMÍNIO (PARTE INTERNA)
  • Para que o fundo (interno) do utensílio continue brilhando depois de lavado, coloque a panela molhada durante dois ou três minutos sobre o fogo. Depois, passe uma palha de aço seca para dar brilho.
  • Para remover a marca avermelhada que fica na panela de pressão quando você cozinha feijão, lave a panela e coloque-a sobre o fogo para secar. Quando a panela estiver bem quente, jogue água e esfregue com palha de aço. Proteja suas mãos usando uma esponja dupla face sob a esponja de aço.
  • Para tirar as manchas amarelas da panela depois de uma fritura, ensaboe bem a parte amarelada e deixe esquentar. Depois, passe uma esponja de aço enquanto a panela estiver quente.

 
COMO HIGIENIZAR AS ESPONJAS NA COZINHA

Desenvolvida para nos auxiliar na limpeza a esponja é a grande aliada das bactérias por ser úmida e conter restos de alimentos.

Diz o Dr. Bactéria que, uma esponja que está em uso há mais de dois ou três dias em uma cozinha irá abrigar milhões de bactérias. Estudos mostram que a mesma deve ser higienizada diariamente e substituída a cada 7 dias.

Podem ser higienizadas na máquina de lavar louças, no microondas ou no molho por alguns minutos.

Higienização no microondas: Reduz 99,99% dos germes/bactérias. Lave a esponja para retirar resíduos de alimentos. Espreme-a levemente. Coloque-a em um prato e leve ao microondas por 2 minutos.

Atenção: Nunca coloque esponja seca no microondas. Pode iniciar um incêndio. E cuidado ao retirá-la do aparelho, pois a mesma estará quente.

Higienização em solução clorada: Redução de 37% a 87% dos germes/bactérias.  Em um litro de água acrescente 1 colher (sopa) de água sanitária. Deixe a esponja de molho por 3 minutos. Enxágüe e deixe secar


 
COMO LIMPAR BOLSA DE CAMURÇA

A camurça é mais macia, porém mancha com facilidade pois é feita com a segunda camada externa da pele (couro). O contato com tecidos que soltam tinta, como a calça jeans, por exemplo, deixa marcas visíveis na camurça. (Foto).

Mas você mesma pode fazer uma limpeza e devolver a cor original à sua peça. Siga as etapas:

Primeiro passe uma escovinha em toda a peça para remover a poeira superficial.
Em seguida, com o auxílio de uma esponja levemente úmida espalhe a Pasta Mousse de Bicarbonato em toda sua extensão. Deixe agir por uns 5 minutos e esfregue os locais manchados com a esponja ou escovinha. A Escovinha de Aço é perfeita, pois limpa profundamente as fibras da camurça.

Enxague passando a esponja levemente úmida e limpa. Por último, passe um pano seco, que não solte plumas. Deixe a peça em um local bem arejado, com pouco sol até secar bem.

Depois de bem seca, você pode impermeabilizar a camurça borrifando-a com spry de cabelo.

 

 


 
COMO DESEMBAÇAR O INOX APÓS A LIMPEZA

Geralmente quando fazemos a limpeza do inox, o produto usado ou o pano úmido deixa a superfície com um embaçado difícil de ser removido. Se lavar ou fazer a limpeza usando a Pasta Mousse de Bicarbonato ou somente o Leite de Pasta Mousse de Bicarbonato (receita), é garantido que sua peça inox irá brilhar instantaneamente! Mas se você ainda não tem essa Pasta maravilhosa, fica a dica da "misturinha mágica Zezé de Souza" que vai te ajudar bastante:

Fluído Abrilhantador de Inox:

01 frasco de Vinagre de Maçã (750ml);
02 colheres (café) de Óleo para bebê;
02 colheres (café) de essência de maçã verde (opcional). A essência neutraliza bastante o cheiro característico do vinagre.

Preparo: Misture os ingredientes e acondicione num frasco com spray.

Instrução de uso: Após a limpeza pesada, borrife um pouco do fluído na superfície e espalhe com um pano seco ou levemente úmido (bem torcido). Dê polimento com um pano seco.
 

Receita : LEITE DE PASTA MOUSSE DE BICARBONATO DE SÓDIO:

  • Em uma bacia ou balde adicione uma xícara de água bem morna e 2 colheres (sopa) cheias de Pasta Mousse. Misture até dissolver bem a Pasta.
  • Acrescente água fria, o suficiente para completar ½ litro e torne a misturar. Acondicione em um frasco com tampa dosadora. A proporção é de 2 colheres (sopa) cheias para ½ litro de água. Essa mistura substitui o produto multiuso tipo Veja.
  • Use para limpeza diária e rápida de móveis de madeira, laminados, fórmica, MDF, inox, bancadas, piso, bolsas, sapatos, estofados, vidros, espelhos, paredes, etc.
  • Na pia da cozinha, adicione um pouco de detergente e use para abrilhantar copos de vidros, limpar os eletrodomésticos, lavar pratos, vasilhas plásticas, xícaras, especialmente as de louça ou porcelana branca, etc.

 


 
COMO FAZER A FAXINA GERAL/MENSAL DA ÁREA DE SERVIÇO/LAVANDERIA - MÓDULO II - PARTE III
  • Para lavar e passar as roupas, é necessário que o local esteja bem limpo, senão pode piorar a situação, sujando-as mais ainda ou até mesmo provocando manchas em alguns tecidos.
    Então, uma vez por mês é preciso fazer uma faxina - uma limpeza mais detalhada nas paredes, no interior dos armários, nas portas, janelas e vidros, sem esquecer dos utensílios/equipamentos que geralmente usamos no ambiente, como ferro, mesa de passar, máquina de lavar e secar, etc.
  • Limpe espelho de luz e tomadas com pano úmido.

Armários

  • Se tiver armário, retire todos os produtos e objetos e, se necessário, limpe ou lave e seque os objetos antes de colocá-los de volta no mesmo lugar.
  • Na parte interna e externa passe pano úmido com o Leite de Pasta Mousse, seja qual for o revestimento.
  • Se tiver armários de aço ou fórmica, depois de bem limpos passe uma camada bem fina de cera automotiva líquida cremosa (incolor) por fora e dê lustro com uma flanela. A cera deixa uma película protetora no revestimento, contra respingos de outros produtos e manchas.

 Ferro Elétrico – Limpeza   

  • As bases dos ferros hoje podem ser feitas tanto de alumínio, como nos ferros a seco mais antigos, como de inox e cerâmica, que ainda recebem acabamento antiaderente ou esmaltado.  
  • Ao fazer a limpeza passando a vela ou palha de aço, o resultado será mais sujeira logo na próxima utilização do equipamento. Isso acontece porque a parafina deixa resíduos na base do ferro que, ao ser aquecido, queima e causa aquele efeito de amarelamento ou escurecimento. Esses resíduos podem se desprender nos tecidos e manchar as roupas.
  • Por outro lado, usar palha de aço ou esponjas abrasivas para esfregar a base do ferro vai ocasionar riscos que muitas vezes não podem ser vistos a olho nu, mas são suficientes para enrugar, ao invés de alisar, os tecidos ao serem passados. Essa prática também pode retirar os revestimentos de esmalte ou antiaderente.
  • Para limpeza da base com resíduos de queimado, use uma esponja macia umedecida com o Vinagre Especial Multiuso no ferro ainda bem morno. Passe a esponja com o produto por várias vezes, até remover toda sujeira. Finalize passando um pano úmido.
  • Em sujeiras mais resistentes passe uma esponja úmida com a Pasta Mousse de Bicarbonato no ferro ainda morno. Deixe agir por uns 2 minutos e esfregue. Se necessário, repita o procedimento. Retire a sujeira que se solta com um pano úmido. Nunca use palha de aço ou similares, pois irá danificar a superfície.
     
  • Pulo do gato: Para que o ferro deslize bem use um pouco de cera incolor para automóvel, sem excessos. Dê um bom polimento com um pano seco.
  • Com o ferro desligado da tomada e frio, limpe toda sua parte externa, inclusive os fios e cabo, com o Leite de Pasta Mousse. Seque com pano macio. O ferro com revestimento branco ficará como novo e o de inox ou cromado, brilhante!

 Ferro a vapor

Limpeza do reservatório de água: Você vai saber se está na hora de fazer uma boa limpeza quando perceber que está esbranquiçado, e marcas parecidas com sal seco na base e saídas do vapor:

  1. Adicione 2-3 colheres (sopa) de vinagre e complete com água até o limite já definido pelo fabricante.
  2. Ligue o ferro, selecione a configuração de vapor e deixe descansar (sair o vapor) por cinco a dez minutos.
  3. Desligue. Aguarde alguns minutos e escorra toda a água restante. Incline o ferro de cabeça para baixo na pia e deixe-a escorrer completamente.
  4. Enxague o reservatório com bastante água limpa

Limpeza da base:  Como a base do ferro à vapor tem furinhos, a Pasta Mousse pura pode dificultar a limpeza. Nesse caso, o ideal é usar o Vinagre Especial Multiuso ou o Leite de Pasta Mousse.

Tábua de passar

  • Se a tábua tiver um pano branco cobrindo-a, tire-o mensalmente e lave-o.
  • Se for aquele forro metálico, periodicamente, passe um pano úmido com o Leite de Pasta Mousse. Enxágue com o pano bem torcido.
  • Limpe suas pernas e grades de apoio do ferro com o Leite de Pasta Mousse (receita 1).

Máquina de secar roupa:

  • Mensalmente, limpe a parte do motor e a correia, tirando bem o pó. Passe o aspirador.
  • Lave toda a parte esmaltada de branco da máquina por fora e por dentro com uma esponja macia e o Leite de Pasta Mousse.
  • Enxague com um pano úmido e passe uma camada fina de cera automotiva líquida cremosa (incolor) por fora e dê lustro com uma flanela.

 Máquina de lavar roupa

  • Limpeza interna: de tempos em tempos (30-60 dias), dependendo da freqüência de uso, faça-a funcionar sem colocar a roupa dentro, num ciclo quente com dois frascos de vinagre branco ou ½ litro de água sanitária. Isso eliminará os resíduos de sabão e a gordura do amaciante que se acumulam com o tempo, causando danos em seu funcionamento.
  • Remova o dispenser de sabão e amaciante e mergulhe-o em um balde de água bem morna e um pouco de Pasta Mousse de Bicarbonato. Deixe no molho por alguns minutos e esfregue sua parte interna com um pincel e uma esponja. Enxague.

 

  • Se fizer uso de capa plástica, retire-a para lavar:
  1. Se preferir lavá-la na máquina, use ciclo normal, água morna. Adicione 2 colheres (sobremesa) do Pó Clareador e sabão em pó.
  2. Junte uma toalha de banho para ajudar a “esfregá-la”. No último ciclo de enxague, adicione uma xícara do Vinagre Especial Multiuso.
  3. Retire a capa antes da centrifugação. Pendure e deixe-a secar naturalmente em um varal.
  • Lave toda a parte esmaltada de branco da máquina por fora e por dentro (inclusive aquela com tambor de inox) com uma esponja e a Pasta Mousse de Bicarbonato. Enxague bem com um pano úmido.
  • Para proteger a pintura de resíduos agressivos do sabão ou outro produto usado na lavanderia, a cada 2-3 meses, passe cera líquida para automóveis em toda sua extensão e dê lustro com uma flanela.

Tanque

  • Este é um dos principais objetos da lavanderia. Quase tudo passa por ele, mesmo que utilize máquina de lavar roupas. Ele deve estar sempre muito limpo. Mesmo porque, ele recebe as roupas pessoais, de cama e mesa e também panos de limpeza.
  • Na faxina lave-o com a Pasta Mousse de Bicarbonato e, se necessário, adicione um pouquinho do Pó Clareador para tirar todos os resíduos acumulados durante o mês e enxague.

 Esquadrias/vidros de porta e/ou janela

  • Nas janelas e esquadrias de alumínio natural use uma mistura de óleo e álcool, em partes iguais. Pode usar o óleo de bebê ou outro disponível em casa. Depois passe um pano macio ou flanela. Esse procedimento mantém as esquadrias sempre brilhantes.
  • Com um pincel de ponta estreita, limpe bem os trilhos e canaletas inferiores e superiores tirando todo o pó e resíduos de poeira. Em seguida, com um pano úmido e o Leite de Pasta Mousse limpe outros resíduos de sujeira e gordura.
  • Nos vidros muito sujos, faça uma boa limpeza com o Leite de Pasta Mousse em um pano úmido ou esponja. Enxague com um pano úmido bem limpo até remover qualquer resíduo do produto. Finalize com uma flanela seca.

 

Varais e prendedores:

  • Lave os varais com uma esponja e a Pasta Mousse de Bicarbonato.
  • Periodicamente, coloque os prendedores plásticos de roupa de molho no Leite de Pasta Mousse e um pouco de água. Deixe agir por 30 minutos e enxágüe. Se necessário, passe uma escovinha.

Pisos e azulejos:

  • Lave os pisos cerâmicos, ardósia, porcelanato, granito, com a Solução de Limpeza para Azulejos e Pisos (receita 2).

  • Espalhe a solução com um pano e rodo. Deixe agir por 5 a 10 minutos e esfregue com uma vassoura ou esfregão. Depois enxágüe.
  •  Nos rejuntes encardidos dos pisos e azulejos prepare uma pasta com bicarbonato e limão e aplique. Deixe agir uns 10-15 minutos. Se tiver uma Escovinha de Aço, o resultado é mais rápido!
  • Se preferir, use a mistura da Pasta Mousse de Bicarbonato com o Pó Clareador. Espalhe e deixe agir por uns 5-10 minutos, depois passe a escovinha de aço.

Receita 1: LEITE DE PASTA MOUSSE DE BICARBONATO DE SÓDIO:

  • Em uma bacia ou balde adicione uma xícara de água bem morna e 2 colheres (sopa) cheias de Pasta Mousse. Misture até dissolver bem a Pasta.
  • Acrescente água fria, o suficiente para completar ½ litro e torne a misturar. Acondicione em um frasco com tampa dosadora. A proporção é de 2 colheres (sopa) cheias para ½ litro de água. Essa mistura substitui o produto multiuso tipo Veja.
  • Use para limpeza diária e rápida de móveis de madeira, laminados, fórmica, MDF, inox, bancadas, piso, bolsas, sapatos, estofados, vidros, espelhos, paredes, etc.
  • Na pia da cozinha, adicione um pouco de detergente e use para abrilhantar copos de vidros, limpar os eletrodomésticos, lavar pratos, vasilhas plásticas, xícaras, especialmente as de louça ou porcelana branca, etc.

Receita 2: SOLUÇÃO DE LIMPEZA PARA AZULEJOS E PISOS

½ xícara de Vinagre Especial Multiuso (use o aroma preferido) + 2 xícaras do Leite de Pasta Mousse + 2 colheres (sobremesa) do Pó Clareador diluído em 3 litros de água. Se quiser, acrescente umas gotinhas de detergente.

A função do Vinagre Especial Multiuso é ajudar na limpeza e deixar um brilho de encerado no piso.

 

Se você quer se aperfeiçoar ou treinar sua empregada, veja aqui no Manual de Cuidados da Casa - como LIMPAR O BANHEIRO!

 


 
COMO FAZER A LIMPEZA SEMANAL DA ÁREA DE SERVIÇO/LAVANDERIA - MÓDULO II - PARTE II
  • Semanalmente lave os azulejos, limpe janelas, vidros e portas de armários. Se muito sujos, use uma esponja molhada e a Pasta Mousse de Bicarbonato.
  • Para remover pequenas marcas de dedos ou poeira, não é necessário usar a esponja, substitua por um pano limpo, bem úmido, e use um pouco do Leite de Pasta Mousse.
  • Limpe a poeira e possíveis teias de aranha do teto com uma vassoura ou esfregão envolvida em um pano úmido.

UTENSÍLIOS DA LAVANDERIA

Máquina de lavar roupa

  • Deve ser limpa e seca todas as vezes que for usada, principalmente a parte externa, esmaltada de branco, para evitar o surgimento de pontos de ferrugem. Para manter a pintura branquinha, semanalmente, use um pano bem úmido ou esponja com o Leite de Pasta Mousse.

Máquina de secar roupa

  • Para conservar e manter a pintura branquinha, semanalmente, use um pano bem úmido ou esponja com o Leite de Pasta Mousse. O filtro deve ser limpo todas as vezes que a máquina for usada.

           Veja aqui: Como fazer toalhinhas aromatizantes para secadora de roupas.

Torneiras:

Panos de limpeza

  • Devem ser específicos, separados rigorosamente, cada um com sua função e em excelente estado, estar sempre limpos e nunca encardidos. Portanto, tenha vários de pano de saco (algodão) para limpeza de piso, pia, tanques, armários de despensa, etc. e flanelas brancas para limpeza e polimento de móveis, eletrônicos, etc.
  • Evite os panos tipo Perfex e flanelas na pia da cozinha. Não são eficientes, acumulam mais bactérias e odores e ainda são pouco absorventes.
  • Tenha pelo menos três panos para o chão: um para o banheiro, quartos e sala; um outro para cozinha e área de serviço. Um terceiro em casas com quintal.
  • Uma vez na semana, coloque todos na máquina, programe a pré-lavagem, depois o molho quente, com sabão e cloro (substitua a água sanitária pelo Cloro 2 em 1 – cloro ativo). Deixe no molho por algumas horas ou por uma noite. Use dois enxágües. Terá panos sempre branquinhos e livres de gordura! Experimente!
  • Os panos que foram usados e deixados de lado, úmidos, com restos de alimentos e gordura, sem uma pré-lavagem ficam com cheiro ruim e devem ser higienizados antes da lavagem na máquina. Ferva-os por uns 5 minutos com bicarbonato ou o Pó Clareador – Ficam limpos e sem bactéria.
  • Com essa lavagem desinfetante e clareadora semanal, terá panos bem limpos, brancos e sem germes.

Piso

  • Jogue o Leite de Pasta Mousse (receita) no piso e espalhe com um pano molhado e rodo. Deixe agir por alguns minutos e depois enxague. Seque com pano limpo.
  • Não se esqueça de lavar as tampas e os ralos do piso.

 

Clique aqui: Veja como fazer uma faxina mensal/esporádica em sua área de serviço ou lavanderia, deixando-a sempre impecável e com pouco esforço!

Receita: Leite de Pasta Mousse de Bicarbonato: 

  1. Em uma bacia ou balde adicione uma xícara de água bem morna e 2 colheres (sopa) cheias de Pasta Mousse de Bicarbonato. Misture até dissolver bem a Pasta.
  2. Acrescente água fria, o suficiente para completar ½ litro e torne a misturar. Acondicione em um frasco com tampa dosadora. A proporção é de 2 colheres (sopa) cheias para ½ litro de água. Essa mistura substitui o produto multiuso tipo Veja.

 
COMO FAZER A LIMPEZA DIÁRIA /ARRUMAÇÃO DA ÁREA DE SERVIÇO/LAVANDERIA - MÓDULO II - PARTE I

Geralmente, quando terminamos a limpeza da casa ou lavamos a roupa, a lavanderia ou área de serviço está sempre suja e desarrumada. Por mais que tentamos evitar isso, é difícil, pois usamos muitos objetos, produtos e água para fazermos o trabalho...
Além do que, essa parte da casa é a que fica sempre para o final de toda limpeza ou lavagem da roupa e é aí que muitas vezes protelamos... deixamos para depois. Mas veja as dicas com instruções detalhadas de como amenizar essa tarefa e ainda manter sua área de serviço/lavanderia sempre limpa e em ordem.

LIMPEZA DIÁRIA/ARRUMAÇÃO:

  • A lavanderia deve ser limpa todos os dias, principalmente após a lavagem das roupas. Cada utensílio de limpeza tem de ser guardado em seu lugar apropriado. Se para esse fim existir um armário, ótimo! Caso contrário use recipientes adequados para guardar os utensílios de lavanderia, como cestas plásticas e baldes.

  • Também ajuda deixar um carrinho deslizante, como aqueles usados nos salões de beleza,  que caiba entre o tanque e a lavadora. Encha-o com sabão em pó e produtos afins: é um ótimo jeito de deixá-los à mão e sempre organizados.

  • Azulejos e torneiras: limpe espumas de sabão ou outros resíduos de sujeira dos azulejos próximos ao tanque e torneiras. Não deixe acumular sujeiras.
     
  • Tanque: deve ser lavado e seco (mesmo que levemente) todos os dias.
     
  • Piso: passe um pano molhado e outro úmido todos os dias.
     
  • Recoloque tudo o que foi usado em seus devidos lugares.
     
  • Os materiais de limpeza devem ser guardados sempre limpos, principalmente baldes, bacias, buchas e escovas. Lave-os com uma esponja e a Pasta Mousse de Bicarbonato. Ficam como novos. As escovas com pelos e outras sujeiras podem ser limpas com uma Escovinha de Aço.


  • Rodos e vassouras: estas são umas das nossas ferramentas de limpeza favoritas, mas precisam ser limpas também! Vassoura imunda cria uma bagunça maior do que a sujeira que está varrendo.
  1. Limpe qualquer fiapo, poeira e cabelo preso entre as cerdas da vassoura, usando o aspirador de pó ou uma Escovinha de Aço.
  2. Coloque água em uma bacia ou balde e adicione um pouco do Leite de Pasta Mousse (receita). Acrescente um pouco de detergente líquido, principalmente se a vassoura for de palha. Mergulhe a vassoura e deixe-a no molho por algum tempo. Enxague e deixe secar.
  3. Se necessário, apare as pontas desfiadas.

Dica: Mergulhe a vassoura de palha nova em água com amaciante ou água salgada quente por 20 minutos e deixe secar antes de usá-la pela primeira vez.

  • Não deixe o sabão em pedra de molho na água. Use uma saboneteira com fundo duplo para guardá-lo ou use uma esponja como suporte.
     
  • Mantenha as mangueiras sempre limpas e enroladas. As mangueiras também precisam ser lavadas periodicamente.
     
  • Os varais de secar roupas devem estar sempre limpos.
     
  • Desarme e guarde a tábua de passar logo após o uso.

Agora veja o passo a passo de como fazer a limpeza semanal... clique aqui:

Receita: Leite de Pasta Mousse de Bicarbonato: 

  1. Em uma bacia ou balde adicione uma xícara de água bem morna e 2 colheres (sopa) cheias de Pasta Mousse de Bicarbonato. Misture até dissolver bem a Pasta.
  2. Acrescente água fria, o suficiente para completar ½ litro e torne a misturar. Acondicione em um frasco com tampa dosadora. A proporção é de 2 colheres (sopa) cheias para ½ litro de água. Essa mistura substitui o produto multiuso tipo Veja.

 

 

 


 
COMO LIMPAR OS PONTOS CRÍTICOS DO BANHEIRO - MÓDULO I - PARTE VI

LIMPEZA ESPORÁDICA

Armários - Parte interna de armários e gavetas:

  1. Retire todos os produtos e objetos dos armários e gavetas, e se necessário, lave-os antes de colocá-los de volta. Tire uma prateleira ou gaveta por vez, pois assim as coisas voltarão ao lugar certo.
  2. Limpe secador de cabelos, chapinhas, etc. Use o Leite de Pasta Mousse (receita 1) com um pano úmido.
  3. Na parte interna e externa dos armários, passe pano úmido ou esponja com a Pasta Mousse de Bicarbonato. A pasta pode ser usada em qualquer tipo de revestimento.
  4. Durante a limpeza, se encontrou vestígios de barata, está na hora de expulsar as indesejáveis inquilinas. Espalhe tampinhas com a Isca Exterminadora de Baratas e livre-se desse terrível inseto nojento!

 Azulejos:

Azulejos internos do box:

  1. Se encardidos, use a “Solução de Limpeza para Azulejos e Pisos” (receita 2).  Espalhe com uma esponja e deixe agir por uns alguns minutos.
  2. Rejuntes: nos encardidos use uma pasta com bicarbonato e limão. Aplique e deixe agir por uns 10-15 minutos. OU
  3. Faça uma mistura com a Pasta Mousse e Pó Clareador. Vá molhando a Escovinha de Aço na mistura e passando nos rejuntes para remover o encardido e o mofo. Não é necessário esfregar com força, apenas passe a escovinha, como se tivesse pintando o rejunte.
  4. Enxágue. Os produtos sugeridos são fáceis de enxaguar e não deixam resíduos.
  5. Dica: Depois de bem limpos, passe lustra-móveis ou cera líquida (cremosa) de automóvel nos azulejos e rejuntes, para deixar uma película protetora contra mofo e encardido.

Azulejos externos do box:

  1. Limpe todas as paredes externas do Box. Use dois panos de limpeza umedecidos e que não soltem plumas.
  2. Primeiro passe um pano bastante úmido com o Leite de Pasta Mousse e, em seguida outro levemente úmido, quase seco para enxaguar.

 Bancadas de mármore:

  • Para renovar o brilho, deixar uma película fina e invisível e ainda reduzir o risco de manchas, após a limpeza dê polimento com cera líquida automotiva. Espalhe a cera com um pano macio e dê polimento com uma flanela seca.

 Banheira:

  1. Limpe as paredes da banheira amarelada com a Pasta Mousse de Bicarbonato e o Pó Clareador. Espalhe a mistura e deixe agir por uns 10 minutos. Esfregue e depois enxágüe.
  2. Para manutenção do brilho e evitar o ressecamento, use uma flanela macia e cera líquida de automóvel de boa qualidade para reparar pequenos arranhões, dar lustro e proteger o revestimento.
  3. Se a banheira for de mármore e está manchada, tente a mistura de Pasta Mousse e Clareador. Se mesmo assim a mancha persistir, polvilhe sal fino, molhe com água oxigenada de 20 volumes e deixe agir por alguns minutos. Depois esfregue com uma escovinha de nylon, enxágüe com água limpa e seque.

 Box de vidro com manchas esbranquiçadas:

  • Para eliminar as manchas brancas provenientes de água dura, shampoo, sabonete, etc., faça um tratamento de choque:
  1. Com o vidro ainda seco, espalhe a Pasta Mousse de Bicarbonato com uma esponja também seca. Espere secar.
  2. Depois esfregue uma esponja de aço nova e seca em movimentos de vai-e-vem, como se tivesse lixando a superfície, até remover toda a pasta e as manchas.
  3. Enxágüe e aplique cera líquida automotiva. Dê polimento com uma flanela seca.
  4. Para manutenção, mensalmente, depois de seco, passe uma flanela com uma mistura de lustra móveis e água, em partes iguais, na parte interna do box. A mistura age como um repelente de água dura, sabonete, shampoo, etc.

 Box de Acrílico:

  1. Com um pincel de ponta estreita, limpe bem os trilhos e canaletas inferiores tirando todo o pó e resíduos de sabonete, shampoo, etc. Molhe o pincel na Pasta Mousse de Bicarbonato e esfregue.
  2. Lave o acrílico com uma esponja bem macia e a Pasta Mousse de Bicarbonato.
  3. Nos cantinhos, entre o acrílico e as esquadrias de alumínio espalhe a Pasta Mousse, deixe agir por alguns minutos e esfregue com uma escovinha de cerdas duras.
  4. Depois de seco, dê polimento e brilho com a cera automotiva cremosa dissolvida em um pouco de água.
  5. Nas esquadrias de alumínio natural passe uma mistura de óleo e álcool, em partes iguais. Pode usar o óleo de bebê ou outro disponível em casa. Depois passe um pano macio ou flanela. Esse procedimento mantém as esquadrias sempre brilhantes. Não se esqueça de passar nas canaletas.

 Cortina Plástica:

  1. Se a divisória for cortina de plástico, retire-a para lavar. Remova as argolas.
  2. Previna seu enrugamento lavando-a na máquina no ciclo normal, água morna. Adicione 2 colheres (sobremesa) do Pó Clareador  e 3 colheres da Pasta Mousse de Bicarbonato ou sabão.
  3. Junte uma toalha de banho para ajudar a “esfregar” o mofo e os resíduos de sabão grudados na cortina.
  4. No último ciclo de enxágüe, adicione uma xícara do Vinagre Especial Multiuso. Para evitar o mofo e ressecamento. Retire a cortina antes da centrifugação. Volte a pendurá-la no box e deixe-a secar naturalmente.

 Chuveiro

  1. Limpe a parte externa do chuveiro com um pano úmido e o Leite de Pasta Mousse.
  2. Em casos muito críticos, em que o chuveiro está totalmente bloqueado com depósito de água dura, despeje o Vinagre Especial Multiuso em um saco plástico e amarre-o no chuveiro, de forma que todos os furinhos fiquem mergulhados no produto. Deixe agir por uma noite e pronto. Ducha como nova!

 Ar no chuveiro:

  1. Quando o chuveiro fica sem uso por alguns dias ou, na falta de água e a caixa fica vazia, pode ocorrer o acúmulo de ar impedindo a saída da água.
  2. Retire o plugue da tomada, abra a torneira do chuveiro e da pia ao mesmo tempo. Acione a descarga por alguns segundos continuamente até a água descer no chuveiro e sair todo o ar.

 Ralinho do box de banho:

Odores e entupimentos:

  1. Despeje 2 xícaras de Bicarbonato de Sódio Aromatizado seguido de ½ frasco de vinagre de álcool.
  2. Quando cessar o frizz provocado pelos dois produtos, despeje 1 litro de água fervente. Deixe descansar por pelo menos 30 minutos antes do uso.

 Cabelos no ralo:

  1. Remova os cabelos que ali se acumulam antes que obstruam o ralinho. Veja uma maneira simples e higiênica de fazer isso, e sem traumas!
  2. Use uma agulha de crochê, de preferência, a mais grossa. O ganchinho da ponta puxa, com facilidade, os cabelos, sem necessidade de usar as unhas ou ponta dos dedos! Depois é só jogar os ‘tufos’ no lixo!

 Mosquinhas e larvinhas:

  1. Podem aparecer no ralo ou nas frestas do box e são conhecidas como “moscas dos drenos” ou “moscas dos ralos”. A presença delas é um alerta de que os ralos precisam ser limpos e se livrar das larvas.
  2. Retire o tampão do ralo e esfregue a área interna com uma escova e a “Solução de Limpeza para Azulejos e Pisos” (receita).
  3. Enxágüe com água bem quente.
  4. Em seguida despeje 2 xícaras de Bicarbonato de Sódio Aromatizado seguido de ½ frasco de vinagre de álcool.
  5. Quando cessar o frizz que se forma, despeje 1 litro de água fervente.
  6. Deixe descansar por pelo menos 30 minutos antes do uso.

Teto:

  1. Se o teto estiver com manchas escuras causadas pela umidade do chuveiro, tente remover com a Pasta Mousse de Bicarbonato e uma esponja.
  2. Passe e deixe agir por alguns minutos e depois esfregue. Enxágüe com um pano úmido.
  3. Caso a mancha seja muito antiga e já impregnou na pintura, dilua água sanitária em água pura (na proporção de um para um) e gotas de detergente.
  4. Coloque a solução num borrifador e aplique na área afetada.
  5. Esfregue até que o mofo desapareça.
  6. Enxágüe tudo com bastante água (use um borrifador) e seque o local com um pano limpo.
  7. Não se esqueça de usar luvas e máscara!

Escova de banho:

  1. Adicione 2 colheres (sopa) de Pasta Mousse de Bicarbonato num baldinho com  água, o suficiente para cobrir a parte dos pelos da escova.
  2. Mergulhe a parte dos pelos da escova de forma que cubra bem.
  3. Deixe no molho por algum tempo e se necessário esfregue (penteie) os pelos com uma escova de lavar roupas.
  4. Esfregue o cabo com uma esponja.
  5. Enxágüe com água e borrife um pouco do Vinagre Especial Multiuso para amaciar e desinfetar os pelos.
  6. Deixe secar em local arejado, com pouco sol.

Escovas de cabelo/pentes

  1. Primeiro remova os fios de cabelo que ficam grudados na escova e pente. A Escovinha de Aço, remove com rapidez e precisão, sem danificar o objeto.
  2. Adicione 2 colheres (sopa) de Pasta Mousse de Bicarbonato numa bacia com um pouco de água morna.
  3. Coloque os objetos e deixe no molho por algum tempo, mexendo sempre. Se necessário esfregue-os com uma escovinha. Enxágüe e deixe secar em local arejado e na sombra.
  4. Limpe as escovas de tartaruga com lustra-móveis e as de marfim com álcool. Ao lavá-las, molhe só as cerdas e não os cabos. Deixe que as escovas sequem com as cerdas viradas para baixo.

Objetos e acessórios em acrílico:

  1. Lave lixeiras ou acessórios em acrílico com uma esponja bem macia e o Leite de Pasta Mousse.
  2. Depois de secas, dê brilho com cera automotiva cremosa.

 Pia (lavatório):

  1. Se tem manchas de ferrugem, limo ou crostas em volta do ralinho do lavatório, aplique a mistura de Pasta Mousse de Bicarbonato com o Pó Clareador.
  2. Deixe agir por alguns minutos e depois esfregue vigorosamente o local com uma bucha ou escovinha de cerdas duras.
  3. Se a mancha for antiga e mesmo depois do procedimento acima persistir, esfregue (lixe) o local com uma pedra de sapólio. É a pedra e não o pó!
  4. Finalize esfregando uma esponja e a Pasta Mousse de Bicarbonato.

 Piso:

  1. Ferrugem no piso: remova pontos de ferrugem esfregando uma pedra de sapólio. Lixe o local com a pedra seca. Depois lave com a Solução de Limpeza para Azulejos e Pisos.
  2. Se encardidos, lave os pisos cerâmicos, ardósia, porcelanato, granito, com a Solução de Limpeza para Azulejos e Pisos (receita).
  3. Espalhe a solução com um pano e rodo. Deixe agir por 5 a 10 minutos e esfregue com uma vassoura ou esfregão. Depois enxágüe.
  4. O resultado é um piso limpo e brilhante!

 Porta:

  1. Limpe e seque a porta do banheiro, sem esquecer da maçaneta. Use um pano úmido com o Leite de Pasta Mousse, que pode ser usado nas portas envernizadas, pintadas, laqueadas, revestidas de fórmicas, etc.
  2. Passe um pano úmido nas dobradiças e batentes para retirar a poeira acumulada e possíveis teias de aranha.
  3. Se ao abrir e fechar a porta, as dobradiças estiverem rangendo, lubrifique-as com gotas de óleo de máquina ou grafite em pó. Vá pingando o produto, abrindo e fechando a porta até silenciar qualquer ruído.

Vaso sanitário:

 Manchas amarelas/ferrugem:

  1. Se tiver manchas muito profundas ou ferrugem, primeiro dê a descarga e em seguida retire a água que retorna para o fundo do vaso (use um copinho de plástico ou descartável) ou feche o registro e torne acionar a descarga.
  2. Esfregue energicamente uma pedra seca de sapólio nas manchas até removê-las por completo. OU
  3. No caso de crostas ou manchas difíceis de remover, esfregue uma lixa d’água bem fina (nº 320) e depois lave com a Pasta Mousse de Bicarbonato.

 O vaso entupiu?

  • Um método simples e eficiente para desentupir o vaso sem chamar o encanador. Esse é um dos métodos mais eficientes e simples de se desentupir uma privada. Resolve em 90% dos casos.
  1. Levante a tampa do vaso e cubra toda a borda com papel-filme. Na falta deste, umedeça toda a borda e cubra com um saco de lixo e/ou jornal velho de forma a vedar totalmente o assento.
  2. Feche e fique de joelhos sobre a tampa vedando totalmente a entrada de ar. Se usar o saco plástico ou jornal e não vedou bem, levante a tampa e cubra o plástico com um tampo de vidro ou tábua (pode ser a prateleira de um armário). A água do vaso só vai derramar quando essa vedação não estiver perfeita.
  3. Acione a descarga continuamente por uns 30 segundos. Parte do ar que está dentro da privada normalmente sai por cima. Como essa abertura estará vedada, o ar, juntamente com a água da descarga sairá pelo cano da privada, empurrando seja lá o que estiver trancando. A pressão exercida pelo ar e a água da privada é bem forte.

Odores no ralinho:

  1. Recheie um saco de algodão ou TNT com bicarbonato ou o Bicarbonato de Sódio Aromatizado.
  2. Costure ou vede-o com uma fita crepe ou dupla face e coloque em cima do ralo.
  3. Troque o bicarbonato a cada 2 meses.

 Receita 1: Leite de Pasta Mousse de Bicarbonato: 

  1. Em uma bacia ou balde adicione uma xícara de água bem morna e 2 colheres (sopa) cheias de Pasta Mousse de Bicarbonato. Misture até dissolver bem a Pasta.
  2. Acrescente água fria, o suficiente para completar ½ litro e torne a misturar. Acondicione em um frasco com tampa dosadora. A proporção é de 2 colheres (sopa) cheias para ½ litro de água. Essa mistura substitui o produto multiuso tipo Veja.

Receita 2: Solução de Limpeza para Azulejos e Pisos (clareamento):

½ xícara de Vinagre Especial Multiuso (use o aroma preferido) + 2 xícaras do Leite de Pasta Mousse + 2 colheres (sobremesa) do Pó Clareador + 1 colher (sopa) de detergente, diluído em 3 litros de água.
A função do Vinagre Especial Multiuso é ajudar na limpeza e devolver o brilho natural do piso.

 

Agora que você já tirou todas as suas dúvidas de como lavar o banheiro, quer aprender como cuidar também da ÁREA DE SERVIÇO/LAVANDERIA? Então clique aqui:

 


 
COMO FAZER A FAXINA SEMANAL DO BANHEIRO - MÓDULO I - PARTE V

FAXINA SEMANAL

Com essa tarefa sendo feita semanalmente e com a manutenção diária, seu banheiro sempre estará limpo, sem manchas e sem encardido!

Além de cumprir todos os itens da limpeza diária, limpe com capricho os itens abaixo:

  1. Dê uma leve sacudida e passe aspirador nos tapetes e piso, retirando cabelos, plumas, etc. Se não tem aspirador, passe uma escova.
  2. Se necessário, retire os tapetes para uma área aberta e aspire.
  3. Misture água e Vinagre Especial Multiuso, na proporção de ½ xícara para cada meio litro de água, e escove-os, passando a escova sempre na mesma direção. Deixe secar enquanto lava o banheiro. O Vinagre Especial Multiuso limpa, desinfeta, mata os ácaros e renova as cores do tapete.
  4.  Aspire a poeira do teto, teias de aranha e cabelos do piso. Na falta do aspirador, envolva uma vassoura ou um esfregão com um pano limpo e úmido para limpar a poeira do teto e possíveis teias de aranha.
  5. Limpe a janela, vidros e soleira, com pano úmido e um pouco de Leite de Pasta Mousse (receita 1).
  6. Limpe produtos/ perfumes/ batons/cremes, etc. que ficam em cima de bancadas. Para limpeza de frascos engordurados com cremes ou filtro solar, use um pano úmido e o Leite de Pasta Mousse.
  7. Lave o cesto de lixo. Pode ser feito dentro do Box de banho.
  8. Retire todos os objetos que estejam no chão e que possam atrapalhar.

Banheira

  1. A de acrílico ou de fibra pode ser lavada com o Leite de Pasta Mousse para tirar a gordura, todas as vezes que for usada ou na limpeza semanal.
  2. Lave torneiras e ralo com a Pasta Mousse de Bicarbonato, esponja macia e uma escovinha de nylon. Ficam brilhantes!

Box do chuveiro

  1. Retire todos os frascos de shampoo, condicionador, saboneteira, escova de banho, etc. Utilize a lixeira do banheiro (que já foi lavada) para acomodá-los enquanto lava o Box.

     Parte interna do Box:

  1. Esfregue os azulejos com uma esponja bem molhada e a  Pasta Mousse de Bicarbonato. Se preferir, prepare a solução (água + a Pasta Mousse + gotas de detergente) e use. Prepare essa solução dentro da jarra de plástico com alça que será usada para enxaguar paredes e pisos (veja lista do Kit para limpeza do Banheiro).
  2. Espalhe a Pasta Mousse de Bicarbonato ou a solução sugerida nos azulejos com a esponja molhada.
  3. Enquanto o produto dissolve a sujeira, esfregue os rejuntes com uma escova de cerdas duras, ou facilite mais ainda com a Escovinha de Aço para limpeza pesada, retirando toda a gordura e sujeira acumulada durante a semana. Vá molhando a escovinha na solução ou na Pasta Mousse de Bicarbonato e passando nos rejuntes.
  4. Na divisória (de vidro ou acrílico) passe uma esponja com a solução, principalmente na parte inferior interna, onde se acumula gordura do corpo e shampoo. Escove os cantos com a escovinha.
  5. Escove o entorno e bocal da torneira do chuveiro com a Pasta Mousse e uma escovinha de cerdas duras, sem deixar criar crostas. Fica limpa e brilhante novamente!
  6. Trespasse da porta do box: Use uma faca de pão para facilitar a limpeza entre o trepasse dos vidros ou acrílico: envolva toda a serrinha da faca com um pano molhado e a Pasta Mousse. Enxágüe e termine a limpeza envolvendo a faca com outro pano limpo e seco.
  7. Se tiver porta-shampoo, ganchos, ou outros utensílios fixos na parede interna do box, lave-os com uma esponja e a Pasta Mousse.
  8. Passe a solução sugerida ou a Pasta Mousse na mangueirinha do chuveiro com uma esponja.
  9. Espalhe a solução no piso e deixe agir por alguns minutos antes de esfregar com a vassoura de pelo.
  10. Enquanto isso lave a tampa e parte interna do ralo do Box.

Parte externa do Box:

  • Nem sempre é necessário esfregar a divisória do box por fora com esponja. Para facilitar, troque o cabo da vassoura de pelo por outro menor (aquele com rosca da pá de lixo é perfeito!), e passe na divisória com a solução ou o Leite de Pasta Mousse.
  1. Primeiro molhe os pelos da vassoura. Pode até aproveitar a solução que jogou no piso, molhar a vassoura e depois na divisória.
  2. Enxágue: para enxaguar, principalmente em espaços pequenos, com armários bem próximos do box, use a mangueirinha do chuveiro (mas faça isso com o chuveiro na posição de frio).
  3. Use o rodinho de pia para retirar o excesso de água da divisória. Depois passe o pano seco para terminar a secagem.
  4. Para um brilho extra, e ainda manter o vidro limpo por mais tempo, passe na parte interna o “Limpador Multiuso” (receita 2).
  5. Antes de recolocar os objetos retirados do box, limpe ou lave as embalagens de shampoo, condicionador, sabonete líquido, óleo de banho, escovinha de unhas, lixa, etc.

Cortina do Box

  1. Se a divisória tem cortina de plástico, limpe-a com um pano úmido e o Leite de Pasta Mousse.
  2. Depois borrife um pouco de Vinagre Especial Multiuso e espalhe com um pano em toda sua extensão. Não enxágüe. Mantém a cortina limpa, sem fungos e sem mofo.

    Tapete:

  1. Lave o tapete de vinil ou de borracha do banheiro com água + a Pasta Mousse de Bicarbonato.
  2. Se tiver encardido, acrescente o Pó Clareador na Pasta Mousse, e deixe no molho por uma hora. Se o tapete tem furinhos e estão encardidos, esfregue-os com uma escovinha.
  3. Enxágüe com água e o Vinagre Especial Multiuso para desinfetar e evitar o ressecamento.

Espelho:

  1. Limpe o espelho com uma flanela limpa e o “Fluído para Vidros e Espelhos” (receita 3). Vire a flanela e passe o lado seco para dar brilho.
  2. Para evitar que o espelho do banheiro fique embaçado durante o banho, não use limpa-vidros.

Espelho de luz, tomadas e arandelas:

  • Locais geralmente esquecidos, mas que fazem a diferença depois de bem limpos! Além das bactérias que ali se acumulam é um detalhe importante para manter a aparência de ambiente limpo. Use uma esponja ou pano úmido e o Leite de Pasta Mousse para remover a gordura, cremes ou marcas de dedos. Finalize com o pano úmido.

Esponjas de banho:

  • Elas acabam secando dentro do banheiro e se transformando no local preferido das bactérias.
  1. Para evitar o problema, borrife-as com o Vinagre Especial Multiuso e deixe agir enquanto lava o banheiro.
  2. Depois, apenas retire o excesso e deixe secar.

Lavatório/Pia:

  1. Esfregue a Pasta Mousse de Bicarbonato em toda extensão do lavatório, sem esquecer das bordas, bem próximas da pedra, que geralmente acumulam sujeiras e germes. Use uma escovinha para remover o lamaçal.
  2. Esfregue a escovinha por fora e por dentro do ralinho do lavatório. Sua parte interna fica suja com creme dental, alimentos, etc., que inclusive provoca odores.
  3. Escove o entorno e bocal da torneira com a Pasta Mousse de Bicarbonato e uma escovinha de cerdas duras, sem deixar criar crostas. Fica limpa e brilhante novamente!

Paredes e rodapés:

  1. Limpe as paredes próximas do vaso, pia e box, com pano limpo e úmido.
  2. Se necessário, borrife um pouco do Leite de Pasta Mousse, passe o pano úmido. Lave o pano, torça bem e torne a passar na superfície para fazer o enxágüe.

Vaso sanitário:

  1. Dê a descarga e em seguida retire a água que retorna para o fundo do vaso. Use um copo de plástico ou descartável ou feche o registro e torne acionar a descarga.
  2. Esfregue-o com vigor com uma esponja e a Pasta Mousse de Bicarbonato ou a solução sugerida (água + detergente + Pasta Mousse), já preparada para lavar o box.
  3. Embaixo da borda onde sai água: despeje um pouco de Leite de Pasta Mousse de Bicarbonato (receita 3) no vaso e esfregue com a escova. Capriche neste local, pois aí além de acumular sujeiras, costuma formar uma crosta que resulta em mau cheiro no banheiro.Esfregue também o vaso por fora e nunca se esqueça da válvula de descarga – um local que merece muita atenção! (A mão que ali toca para acionar a descarga sempre está suja e contaminada... lembre-se disso!)

  1. Lave a mangueirinha e ducha higiênica.
  2. Deixe o produto agir por alguns minutos e enquanto isso esfregue o piso.

Piso:

  1. Espalhe o Leite de Pasta Mousse ou use a solução sugerida. Esfregue com a vassoura de pelo. Além de limpar ela auxilia na remoção de possíveis cabelos ou plumas do piso, que grudam nos pelos. Retire-os com a mão e jogue no lixo.
  2. Enxague. Tampe o ralinho da pia, abra a torneira e vá retirando a água com  com a jarra de plástico (veja kit de limpeza do banheiro).
  3. Enxague o vaso e mangueirinha.
  4. Se os armários são suspensos, jogue água por baixo e seque para não acumular sujeiras.
  5. Seque o piso com pano limpo. Em seguida borrife o Vinagre Especial Multiuso e espalhe com o pano levemente úmido para potencializar o brilho, desinfetar, afastar insetos e ainda deixar um suave cheirinho no ambiente.

Finalizando:

  1. Seque as bordas e toda parte externa do vaso.
  2. Borrife o Vinagre Especial Multiuso na bacia do vaso e tampe.
  3. Limpe e seque a porta do banheiro, sem esquecer da maçaneta.
  4. Sempre que terminar de lavar o banheiro, abra os armários, gavetas, e seque possíveis respingos de água.

  Receita 1: Leite de Pasta Mousse de Bicarbonato: 

  1. Em uma bacia ou balde adicione uma xícara de água bem morna e 2 colheres (sopa) cheias de Pasta Mousse de Bicarbonato. Misture até dissolver bem a Pasta.
  2. Acrescente água fria, o suficiente para completar ½ litro e torne a misturar. Acondicione em um frasco com tampa dosadora. A proporção é de 2 colheres (sopa) cheias para ½ litro de água. Essa mistura substitui o produto multiuso tipo Veja.

Receita 2: Limpador Multiuso

  1. Adicione em um frasco de 2 litros: ½ xícara de amaciante + 2 xícaras de álcool -complete com água. Agite bem.
  2. A mistura é um poderoso limpador diário de móveis, tela de TV, eletrodomésticos, vidros, Box de banho, etc. Deixa uma película protetora repelente de espuma de sabonete/xampu no Box de banho.

Receita 3: Fluído para Vidros e Espelhos

  1. Em um frasco com gatilho (spray), adicione ½ litro de água filtrada + ¼ de xícara de Vodka (pode ser a mais barata) + 3 gotinhas de detergente.
  2. Se quiser adicionar cor ao fluído, despeje um pouquinho da mistura em uma xícara, pingue uma gotinha de corante azul (pode ser o alimentício). Aproveite e pingue a gotinha de detergente, misture e vá adicionando aos poucos no frasco até atingir a cor preferida. Não é recomendado o uso de essência, pois engordura as superfícies e deixa estrias.
  3. Para usar, basta borrifar na superfície e passar o pano. Ficam brilhantes e sem marcas.

Mesmo com tantos cuidados, algumas Limpezas Esporádicas são necessárias, como marcas de água dura ou ferrugem no vaso, piso encardido, vaso entupido, cortina do box encardida, etc... Veja como limpar esses pontos críticos no MÓDULO I - PARTE VI

 


 
COMO FAZER A LIMPEZA DIÁRIA DO BANHEIRO - MÓDULO I - PARTE IV

LIMPEZA DIÁRIA

O ideal é que a limpeza do banheiro seja diária. Ponha ordem no ambiente, antes da limpeza:

  1. Recolha toalhas, roupas sujas, jornais, enfim tudo que estiver fora do lugar.
  2. Quando úmidas, mantenha as toalhas bem abertas para evitar a proliferação de fungos e bactérias, causadores de manchas difíceis de limpar. Não as amontoe no cesto de roupa suja. Estes procedimentos devem ser feitos logo cedo, assim que os quartos estiverem livres.
  3. Estenda as toalhas para secar, de preferência no sol. Borrife levemente o Vinagre Especial Multiuso nas toalhas, em especial naquelas que secam dentro do banheiro. O produto desinfeta, mata fungos e bactérias, e ainda deixa um cheirinho de limpeza nas toalhas, mesmo depois de usadas.
  4. Se tiver fios de cabelo no piso, varra ou aspire. Se na sua casa, todos ‘perdem’ muitos fios diariamente, um acessório prático para o dia a dia é aquele mini-aspirador para carro. Vale a pena investir em um.
  5. Cestinho de lixo: remova o lixo e limpe a lixeira todos os dias. Borrife levemente o Vinagre Especial Multiuso no saco plástico para evitar qualquer odor até a próxima troca.

No horário determinado para limpeza do banheiro, comece pela pia:

Limpeza da pia (lavatório)

  1. Guarde os objetos que estejam sobre a pia.
  2. Tire o sabonete, lave a saboneteira e seque-a. Se for sabonete líquido, lave a embalagem e seque.
  3. Passe um pouquinho do “Limpador Multiuso” (receita 1) com um pano úmido na bancada, vire o pano do outro lado e seque.
  4. Recolha cabelos de dentro do ralo da pia para não entupir, passe uma esponja com o Leite de Pasta Mousse (receita), enxágüe e seque.
  5. Se o espelho tiver respingos ou outra sujeira de produtos, passe um pouquinho do Fluído para Vidros e Espelhos (receita 2) com um pano limpo e seco. Finalize, passando o lado seco do pano. O produto limpa sem deixar estrias e dá brilho no espelho, e com pouco esforço!
  6. Seque os metais e depois passe uma flanela limpa e seca, para dar polimento.

       Limpeza do vaso - parte interna e externa:

      O vaso é o local que precisa ser mais bem limpo, dentro de um banheiro.

  1. Dê descarga.
  2. Local por onde a água vai embora: este é outro lugar em que forma limo. Tem que ser bem limpo todos os dias para que o banheiro não fique com odor desagradável. Use uma vassourinha de limpar vaso, com um pouco do Leite de Pasta Mousse. Limpe o mais profundo possível o canal por onde a água escoa.
  3. Dê novamente a descarga.
  4. Limpe e seque as bordas, parte interna da tampa, válvula de descarga, etc.
  5. Borrife um pouco de Vinagre Especial Multiuso para desinfetar e deixar um suave aroma. Feche a tampa.
  6. Passe um pano úmido com um pouquinho de Vinagre Especial Multiuso no assento, válvula de descarga e tampa do vaso.
  7. Se tiver bidê em uso, passe a esponja com o Leite de Pasta Mousse por dentro, enxágüe e seque. Borrife um pouquinho do Vinagre Especial Multiuso para desinfetar e deixar um suave aroma.

     Box de vidro:

  1. Deixe sempre a porta do box um pouco aberta para permitir a circulação de ar. Isso vai bloquear a ação do mofo.
  2. Para uma limpeza rápida e manutenção use o “Limpador Multiuso”. Borrife no vidro e espalhe com uma flanela seca - o resultado é excelente - o produto elimina os resíduos de sabonete, dá brilho e ainda evita que nos próximos banhos o sabonete grude no vidro. (Cuidado para não deixar o piso com resíduos da mistura, fica escorregadio).

      Piso:

  1. Pingue gotinhas do Leite de Pasta Mousse no piso. Passe o pano molhado e seque para retirar o excesso de umidade com o mesmo pano bem torcido.
  2. Em seguida borrife um pouquinho do Vinagre Especial Multiuso e passe o pano úmido bem torcido para potencializar o brilho, desinfetar, afastar insetos e ainda deixar um suave cheirinho no ambiente.

Finalizando: depois de tudo bem limpo:

  1. Recoloque as toalhas de banho e rosto no lugar (se já secas), bem dobradas ou penduradas conforme a rotina da casa.
  2. Dê uma olhada para ver se está tudo no lugar de maneira harmônica.

      Receita 1: Limpador Multiuso

  1. Adicione em um frasco de 2 litros: ½ xícara de amaciante + 2 xícaras de álcool -complete com água. Agite bem.
  2. A mistura é um poderoso limpador diário de móveis, tela de TV, eletrodomésticos, vidros, Box de banho, etc. Deixa uma película protetora repelente de espuma de sabonete/xampu no Box de banho.

Receita 2: Fluído para Vidros e Espelhos

  • Em um frasco com gatilho (spray), adicione ½ litro de água filtrada + ¼ de xícara de Vodka (pode ser a mais barata) + 3 gotinhas de detergente.
  • Se quiser adicionar cor ao fluído, despeje um pouquinho da mistura em uma xícara, pingue uma gotinha de corante azul (pode ser o alimentício). Aproveite e pingue a gotinha de detergente, misture e vá adicionando aos poucos no frasco até atingir a cor preferida. Não é recomendado o uso de essência, pois engordura as superfícies e deixa estrias.
  • Para usar, basta borrifar na superfície e passar o pano. Ficam brilhantes e sem marcas.

      Receita 3: Leite de Pasta Mousse de Bicarbonato: 

  1. Em uma bacia ou balde adicione uma xícara de água bem morna e 2 colheres (sopa) cheias de Pasta Mousse de Bicarbonato. Misture até dissolver bem a Pasta.
  2. Acrescente água fria, o suficiente para completar ½ litro e torne a misturar. Acondicione em um frasco com tampa dosadora. A proporção é de 2 colheres (sopa) cheias para ½ litro de água. Essa mistura substitui o produto multiuso tipo Veja.

 Para uma faxina mais abrangente, separe um dia da semana... e clique aqui:

MÓDULO I - PARTE V

Faxina Semanal
 

 

 


 
DICAS PARA UMA LIMPEZA/HIGIENIZAÇÃO RÁPIDA DO BANHEIRO - MÓDULO I - PARTE III

DICAS PARA UMA LIMPEZA/HIGIENIZAÇÃO RÁPIDA
E CONSERVAÇÃO NO DIA A DIA

Esfregadinha rápida (guariba): 

  1. Na falta da empregada/diarista ou... de tempo... faça uma limpeza rápida na parte interna do box enquanto está no banho e aguarda ação do creme no cabelo, por exemplo: passe aquela esponja de cabo especial com armazenamento de produto. Disponível nos grandes supermercados.

  1. Mantenha a esponja pendurada em um gancho ou ventosa no banheiro. Preencha a varinha com o Leite de Pasta Mousse, (receita 1) + gotinhas de detergente e um pouco do Vinagre Especial Multiuso. A quantidade é suficiente para vários dias, pois é bastante econômica!

  1. Aproveite e passe a esponja no lavatório e na bacia do vaso sanitário. Enxague e pronto!

Vidro limpo e brilhante do box:

  1. Molhe um pano no “Limpador Multiuso” (receita 2) e passe no vidro.
  2. Em seguida passe um pano seco. O vidro fica limpinho e brilhante! Evita aquela aparência de embaçado e deixa uma película protetora contra respingos de sabonete e shampoo.

Odores após o uso do Banheiro:

  • Para neutralizar os odores depois do uso, borrife o Vinagre Especial Multiuso na bacia do vaso após a descarga e feche a tampa! Os gases mau-cheirosos não vão contaminar sua casa!!!

Higienização/Desinfecção Noturna:

  1. No chuveiro: periodicamente borrife o Vinagre Especial Multiuso e deixe agir durante a noite. Pela manhã seu chuveiro estará com os furinhos desobstruídos!
  2. No vaso e lavatório: para desinfetar, limpar e evitar marcas amareladas nos intervalos de lavagem, borrife o Vinagre Especial Multiuso no vaso e pia/lavatório e deixe agir durante a noite. De manhã, basta dar descarga no vaso e enxaguar a pia/lavatório. O resultado é excelente! 
  3. No Box de banho: borrife também nos azulejos, pisos e vidro do box. Pela manhã, basta enxaguá-los levemente com a mangueirinha do chuveiro.
  4. Nos rejuntes do Box: na lavagem semanal, algumas horas antes, ou à noite, borrife o Vinagre Especial Multiuso nos rejuntes do Box e deixe agir. Depois lave normalmente. Verá que a sujeira acumulada durante a semana e a gordura que se forma no local terá desaparecido.

Receita 1: Leite de Pasta Mousse de Bicarbonato: 

  1. Em uma bacia ou balde adicione uma xícara de água bem morna e 2 colheres (sopa) cheias de Pasta Mousse de Bicarbonato. Misture até dissolver bem a Pasta.
  2. Acrescente água fria, o suficiente para completar ½ litro e torne a misturar. Acondicione em um frasco com tampa dosadora. A proporção é de 2 colheres (sopa) cheias para ½ litro de água. Essa mistura substitui o produto multiuso tipo Veja.

Receita 2: Limpador Multiuso

  1. Adicione em um frasco de 2 litros: ½ xícara de amaciante para roupas + 2 xícaras de álcool. Complete com água. Agite bem.
  2. A mistura é um poderoso repelente de espuma de sabonete/xampu no Box de banho.

Você cuida pessoalmente de sua casa e quer facilitar e manter seu banheiro sempre limpo?
Ou tem um ajudante diariamente cuidando de tudo pra você e precisa de um treinamento?


Clique aqui no MÓDULO I - PARTE IV e descubra:
Como fazer a limpeza diária do banheiro!

 

 


 
OS 12 "NUNCAS NA LAVAGEM DO BANHEIRO - MÓDULO I - PARTE II

Os 12 “Nuncas” na lavagem do banheiro

  1. Nunca lave pano de piso no lavatório do banheiro.
  2. Nunca varra lixo da casa para dentro do banheiro e/ou ralos.
  3. Nunca molhe porta de madeira, armários de fórmica, etc., sempre jogue água com bastante cuidado na divisória de box, piso e paredes próximas. Para evitar que isso ocorra, use uma jarra de plástico com alça (um suporte para saco de leite é ideal), um regador de plantas ou a mangueirinha do chuveiro.
  4. Nunca jogue nos vasos sanitários absorventes higiênicos, fraldas descartáveis, plásticos, algodão, cotonetes, preservativos, lixos, grampos ou outros objetos. Evite ferrugens e entupimentos.
  5. Nunca jogue gordura ou resíduos sólidos nos ralos das pias ou lavatórios.
  6. Nunca use os mesmos panos de limpeza da cozinha ou outros cômodos da casa no banheiro. Tenha panos específicos para higienização do banheiro.
  7. Nunca bata o canto do rodo nas paredes, vaso... pois mancha e só sai com produto abrasivo, desgastando assim os revestimentos. Esta recomendação também vale para paredes e portas.
  8. Nunca use sabão em pó para lavar o banheiro. Para retirar o sabão das superfícies você gasta muita água, caso contrário fica tudo azulado, engordurado, ensaboado e escorregadio, e com o passar do tempo ainda amarela alguns tipos de superfícies.
  9. Nunca faça misturas do tipo: sabão em pó + desinfetante + cloro para lavar banheiro. Essa mistura é intoxicante e ineficiente.
  10. Nunca despeje o desinfetante direto na bacia do vaso - na primeira descarga ele vai para o esgoto e seu dinheiro também! Sem desinfetar nada! Economize: se não abre mão do desinfetante comum, use um borrifador com 1 parte de desinfetante + 1 parte de água (meio a meio) e borrife nos ralos, na cuba e em todo o interior do vaso sanitário depois de lavar ou limpar o banheiro. 
  11. Nunca deixe resíduos de produtos na superfície do banheiro, caso contrário podem descolorir e manchar o piso ou tapete atoalhado, etc.
  12. Nunca use desinfetante de cor escura no vaso, pode manchar a louça.

Você cuida sozinha da sua casa?
Ou tem uma diarista que faz a limpeza somente uma vez por semana ou a cada quinze dias?
Então agilize e facilite essa tarefa! Clique aqui no MÓDULO I - PARTE III e descubra as 
DICAS PARA UMA LIMPEZA/HIGIENIZAÇÃO RÁPIDA E

CONSERVAÇÃO NO DIA A DIA

 

 


 
MANUAL DE CUIDADOS COM A CASA

Se você é daquelas que sai do supermercado com o carrinho cheio de frascos de spray com várias misturas químicas de limpeza - um líquido para isso, uma poção para aquilo... Acredite, para uma boa limpeza você não vai mais precisar desses coquetéis químicos complexos!

Além dos segredinhos de como fazer uma boa limpeza e manutenção de suas superfícies, você irá descobrir que é possível manter os seus padrões de limpeza e higiene com economia, sem poluir o planeta, minimizar o uso de substâncias tóxicas, e reduzir os danos ambientais causados pela produção, uso e descarte de produtos químicos.

E para ajudar você a vencer essa batalha diária, serão disponibilizados, semanalmente/mensalmente, nove módulos, subdivididos em partes, correspondentes às várias etapas de cuidados com sua casa, quais sejam:

MÓDULO I: COMO LIMPAR O BANHEIRO

MÓDULO II: ÁREA DE SERVIÇO

MÓDULO III: DESPENSA

MÓDULO IV: SALA

MÓDULO V: QUARTOS

MÓDULO VI: DEPÓSITO

MÓDULO VII: LAVANDERIA

MÓDULO VIII: ROUPA BEM PASSADA

MÓDULO IX: COZINHA

Acompanhe... imprima o módulo após cada final de publicação, encaderne seu MANUAL DE CUIDADOS COM A CASA e mãos à obra!

Comece por aqui: MÓDULO I - PARTE I - Kit para Limpeza do Banheiro


 
PRODUTOS E UTENSÍLIOS NECESSÁRIOS PARA LAVAR O BANHEIRO - MÓDULO I - PARTE I

Antes de começar a limpeza ou faxina, separe e organize os utensílios e produtos em um balde ou cesta. Evite o vai-e-vem em busca de produtos e/ou utensílios:

Kit para limpeza do banheiro:

  1. Escova para esfregar o vaso.
  2. Escovinha de nylon para esfregar bocal de torneiras e outros locais de difícil acesso.
  3. Escovinha de aço para limpeza pesada/remoção de limo e encardido dos rejuntes.
  4. Esponja multiuso ou de fibra (branca).
  5. Rodinho de pia para retirar o excesso de água do vidro do box e bancada da pia.
  6. Faca para pão (limpar e secar os trespasses das portas do box).
  7. Panos/flanelas brancas para secar pia, vidros, bancadas, lustrar torneiras, espelhos, mármores, etc.
  8. Detergente, Pasta Mousse de Bicarbonato e Vinagre Especial Multiuso -  necessários e eficientes para a higienização e desinfecção.
  9. Fluído para vidros e espelhos (receita)
  10. Frasco de plástico com o “Limpador Multiuso” (receita)
  11. Luvas de proteção
  12. Tampinha do ralinho da pia
  13. Copo plástico pequeno para retirar água do vaso
  14. Jarra de plástico com alça para enxaguar paredes e pisos. (Um suporte para saco de leite é o ideal).

E ainda:

  1. 1 vassoura de pelo para esfregar o piso
  2. 1 cabo de pá para lixo com rosca (para encaixe na vassoura de pelo)
  3. 1 rodo pequeno
  4. Pano branco de chão.
  5. E, como prevenção de acidentes, rachaduras nos pés, unhas estragadas, eu não abro mão do sapatinho especial para empregadas. É um produto barato, confortável, durável e eficiente!

 

Dica: após aplicar um produto no piso, banheira, vaso, etc. Aguarde agir por alguns minutos e enquanto isso execute outra tarefa, como por exemplo, polir os espelhos, limpar objetos...

Mas antes de começar clique no MÓDULO I, PARTE II e conheça:  
Os 12 “Nuncas” na lavagem do banheiro


 
COMO DESENTUPIR O CHUVEIRO

Para manter seu chuveiro sempre livre de sujeiras que obstruem os furinhos, periodicamente basta borrifar o Vinagre Especial Multiuso e deixar agir durante a noite. Pela manhã seu chuveiro estará com o fluxo livre!

Em casos mais críticos, em que o chuveiro está totalmente bloqueado com depósito de água dura, despeje o Vinagre Especial Multiuso em um saco plástico e amarre-o no chuveiro, de forma que todos os furinhos fiquem mergulhados no produto. Deixe agir por uma noite e pronto. Ducha como nova!
 


 

 

 

 

 


 
COMO LIMPAR AZULEJOS

Para limpeza de paredes revestidas de azulejos, e que não podem ser molhadas em excesso, por causa de armários ou outros revestimentos próximos,  passe a Pasta Mousse de Bicarbonato com uma esponja ou pano úmido e enxague com outro pano limpo e úmido. Ficam limpos, sem gordura e brilhantes!
Para conservá-los limpos por mais tempo e ainda facilitar a próxima limpeza, depois de bem limpo, passe um pano umedecido com lustra móveis dissolvido em um pouquinho de água. A solução dá mais brilho e deixa uma película protetora no azulejo.


 
COMO LIMPAR CROSTAS DOS QUEIMADORES DE FOGÃO

Ferva os queimadores muito sujos em um recipiente com água + sal + vinagre branco de álcool + gotas de limão + saponáceo em pó. Depois basta esfregá-los com uma esponja de aço. Para facilitar a limpeza dos entalhes, use uma Escovina de Aço. É fantástico!

 

 


 
COMO REMOVER RESÍDUOS DE COLA DE ADESIVOS E SUJEIRAS PEGAJOSAS

Prepare você mesmo(a) um removedor: em um recipiente misture 1 colher de óleo vegetal ou azeite + 2 colheres de bicarbonato de sódio. Com o auxílio de um papel toalha ou esponja aplique o removedor no local a ser limpo e esfregue.


 
COMO DAR BRILHO NAS BANCADAS DE MÁRMORE

Para renovar o brilho, deixar uma película fina e invisível e ainda reduzir o risco de manchas, dê polimento nas bancadas de mármore com cera automotiva. Tente usar a líquida. É mais suave e fácil de aplicar. Espalhe a cera com um pano macio e dê polimento com uma flanela seca.


 
COMO LIMPAR A PARTE INTERNA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS

Para retirar o pó, plumas e teias de aranhas de dentro de instrumentos musicais como violões e violinos, coloque arroz cru no buraco central. Agite suavente e retire o arroz.


 
COMO AFIAR AS LÂMINAS DO MOEDOR DE CAFÉ

Para deixar suas lâminas como novas adicione ½ xícara de arroz cru no reservatório e ligue o aparelho normalmente como se tivesse triturando o café. Esse procedimento limpa os resíduos de café ou outras especiarias da tigela e pás do moedor e ainda afiar as lâminas. Para remover os resíduos do arroz, use um pincel.


 
COMO DAR UM BANHO À SECO NO SEU ANIMALZINHO DE ESTIMAÇÃO

Agora você não precisa mais levar seu animalzinho ao Pet Shop para banhos semanais: umedeça uma toalhinha bem macia (a de microfibra é a ideal) com o Vinagre Especial Multiuso, no seu aroma preferido e passe em todo o corpo do animal. O produto desinfeta, remove odores, aromatiza e dá brilho no pelo.

Se quiser dar um banho mais úmido no animal muito sujo, prepare uma mistura de água e o Vinagre Especial Multiuso, em partes iguais. Use uma esponja ou escovinha bem macia, (pode ser a de unhas) e faça a limpeza em todo pelo do animal, patas...

Nas regiões em que o mau cheiro é mais intenso, como por exemplo, na barba e bigode, molhe bem a toalhinha no Vinagre Especial Multiuso puro, passe nos locais e não enxágüe. Deixe secar e pronto!


Se o seu animalzinho não está sujo, mas quer remover o odor característico no pelo, que surge geralmente 2-3 dias após o banho, borrife o Vinagre Especial Multiuso em todo seu corpinho e deixe secar naturalmente. Geralmente o animal dá aquela sacudida, como se quisesse se livrar do líquido, mas não precisa borrifar novamente!!! Depois é só sentir o cheirinho delicioso do seu pelo!
 

 


 
COMO DESENTUPIR O VASO SANITÁRIO

Dificilmente alguém escapa dessa tragédia: vaso entupido! E para ‘adoçar’ nosso desespero, essa desagradável surpresa geralmente acontece à noite, no final de semana, no feriado, quando estamos recebendo visitas para uma festinha ou temos hóspede em casa!!!
Hoje em dia podemos até encontrar um encanador de plantão, mas além dos transtornos no final, com os tapetes e o banheiro todo sujo, apresentam uma conta assustadora! Que catástrofe!
Mas você não vai precisar mais passar por isso. Veja aqui um dos métodos mais simples e eficiente de se desentupir uma privada. Além de resolver em 90% dos casos, você vai economizar e evitar mais transtornos para solucionar um dos mais temidos reveses domésticos:

  • Levante a tampa do vaso e cubra totalmente a borda com papel-filme. Na falta deste, umedeça toda a borda e cubra com um saco de lixo e/ou jornal velho de forma a tampar totalmente o assento.
  • Feche e fique de joelhos sobre a tampa de forma a vedar completamente a entrada de ar. Se usar o saco plástico ou jornal e não vedou bem, levante a tampa e cubra o plástico com um vidro ou tábua (pode ser a prateleira de um armário). A água do vaso só vai derramar quando essa vedação não estiver perfeita.
  • Acione a descarga continuamente por uns 30 segundos. Parte do ar que está dentro da privada normalmente sai por cima. Como essa abertura estará vedada, o ar, juntamente com a água da descarga sairá pelo cano da privada, empurrando seja lá o que estiver trancando. A pressão exercida pelo ar e a água da privada é bem forte.


 
COMO LIMPAR E EVITAR IMPRESSÕES DIGITAIS DO INOX

O aço inoxidável é um acabamento que deixa a cozinha mais brilhante, porém não é nada fácil mantê-lo livre das impressões digitais. Mas agora você mesma pode preparar um fluído que vai acabar de vez com essas marquinhas que vem tirando o brilho da sua cozinha.

Para manter sua cozinha inox brilhante, sem marcas (fogão, geladeira, armários, etc.), já é possível com o uso do Fluído Abrilhantador, preparado com um ingrediente natural – o vinagre.  Com alto poder desengordurante, remove marcas de panos, mãos, resíduos de produtos de limpeza e alimentos, desembaça, dá brilho (excelente para o tampo do fogão), etc. e ainda deixa uma película protetora no inox. Pode ser usado no fogão vitrocerâmico. Faça você mesmo(a):

Fluído Abrilhantador de Inox:

01 frasco de Vinagre de Maçã (750ml);
02 colheres (café) de Óleo para bebê;
02 colheres (café) de essência de maçã verde (opcional). A essência neutraliza bastante o cheiro característico do vinagre.

Preparo: Misture os ingredientes e acondicione num frasco com spray.

Instrução de uso: Após a limpeza pesada, borrife um pouco do fluído na superfície e espalhe com um pano seco ou levemente úmido (bem torcido). Dê polimento com um pano seco. Aproveite e passe na tampa de vidro do fogão.
Nos casos em que o fogão não está muito sujo, não use outro produto para limpar, use apenas um pano limpo e bem torcido para a limpeza. A gordura se soltará (deslizará) facilmente e o seu fogão continuará brilhante. Experimente!


 
COMO REMOVER ARRANHÕES DE INOX

Em função do uso constante, gordura, manchas... na hora da limpeza, muitas vezes recorremos a métodos práticos, porém abrasivos que limpam... mas deixam sua marca! Arranhões muitas vezes profundos que danificam a aparência, principalmente depois de limpo. Após algumas tentativas veja a solução que encontrei:
Você vai precisar de:

1 pedaço de lixa d'água bem fina (pode ser a de nº 400)
Vinagre de maçã e óleo de bebê
Pasta Mousse de Bicarbonato
2 panos macios.

  • Primeiro remova toda a gordura do tampo do fogão, seque. Assim terá boa visibilidade dos arranhões.
  • Prepare uma mistura de vinagre de maçã e óleo de bebê. Num frasco (750ml) de vinagre, adicione três colheres de café de óleo. Agite bem. De preferência, acondicione em um frasco com bico spray.
  • Borrife o fluído no local e vá esfregando a lixa, sempre em movimentos de vai e vém... nunca em círculos. Não deixe o local sem o fluído, ele irá lubrificar o local enquanto usa a lixa.
  • Limpe a sujeira com um pano úmido. Se necessário, torne a lixar. Verá que o arranhão visível irá desaparecer, e somente ficará algumas marcas da lixa... suaves riscos. Mas não se preocupe.
  • Com o lado macio da esponja, aplique a Pasta Mousse de Bicarbonato no local. Faça o mesmo em toda extensão do tampo do fogão. Ela irá remover as marcas da lixa, outras manchas e dar brilho no inox.
  • Retire todo o excesso com um pano bem limpo e macio. Vá passando o pano úmido até fazer todo o enxague. Seque.
  • Para finalizar, proteger o tampo do fogão contra gorduras e marcas, e acentuar ainda mais o brilho do inox, borrife o fluído que preparou e espalhe com um pano úmido bem torcido... quase seco. Dê polimento com outro pano seco e pronto!

    Veja na foto o ANTES e DEPOIS da minha experiência. (As fotos deixam a desejar... mas...)


 
COMO REMOVER MANCHAS DE ACETONA NA MADEIRA

As manchas provocadas pela acetona (removedor de esmalte) são sempre assustadoras... pois deixam marcas que num primeiro momento parecem ser irreversíveis. Veja como é possível removê-las sem precisar pintar o móvel! E o procedimento ainda vai remover arranhões e outras imperfeições na peça. Primeiro prepare a loção:

  • Ingredientes: 100ml de Óleo de Linhaça (adquira nas papelarias ou lojas que comercializam produtos para artesanatos) + 100ml de Vinagre Branco de Álcool + 100ml de Terebintina (adquira nas papelarias ou lojas que comercializam produtos para artesanatos).
  • Preparo: Misture bem ou use o liquidificador. Adicione o vinagre e o óleo, bata ou misture até formar um creme branco. Em seguida despeje a Terebentina e torne a bater ou misturar. Guarde em um frasco com gatilho ou bico spray.
  • Instrução de uso: A cada uso agite bem o frasco.

Independente da cor da madeira, se clara ou escura, aplique o polidor com um pedaço de esponja de aço nova e seca, esfregando o local, sempre no sentido dos veios da madeira. Depois espalhe a loção em todo o móvel com um pano e dê lustro. Fica perfeito! Veja o antes e depois na madeira escura.

 

 

Aplique

De


 
COMO REMOVER O AMARELADO DO PLÁSTICO DOS ELETRODOMÉSTICOS

Como estou sempre pesquisando, testando, experimentando, até encontrei algumas dicas na internet, testei , mas não deu certo, inclusive o uso de água oxigenada, vanish – mistura um pouco perigosa – mas testei... clareou levemente, mas ressecou e deixou o plástico áspero, com um aspecto envelhecido, embaçado. Achei a mistura muito forte e perigosa! Sem contar que apenas uma gotinha do produto caiu no porcelanato e queimou!

Mas agora encontrei a solução! Após inúmeras experiências, essa deu certo! Usei uma lixa d’água nº 220 + a Pasta Mousse de Bicarbonato.
Passe a pasta, deixe agir por uns 15 minutos e depois lixe! Não se esqueça de umedecer a lixa com a pasta durante todo o processo. 
Para finalizar, proteger, e ainda deixar o eletrodoméstico com aparência de novo e brilhante dê polimento com cera automotiva. Fica perfeito! .

 


 
COMO MANTER O BOX DE BANHO LIMPO POR MAIS TEMPO

Numa ação de ataque preventivo, pulverize as paredes, rejuntes, cortinas e/ou vidro com o Vinagre Especial Multiuso a cada dois dias. Esse procedimento simples impede o crescimento de fungos nos rejuntes e manchas de água dura no vidro!


 
COMO LIMPAR BICHINHOS DE PELÚCIA À SECO

Para deixar o brinquedo do seu filho limpo, livre de ácaros e levemente perfumados, pulverize o Bicarbonato Aromatizado, deixe descansar por 30 minutos e escove. Ou coloque o brinquedo em um saco de papel, adicione o Bicarbonato Aromatizado, agite bem e deixe em repouso por alguns minutos. Depois remova o excesso e pronto!

 


 
COMO EVITAR ODORES NOS RECIPIENTES PLÁSTICOS ARMAZENADOS

O ideal é armazená-los sem a tampa. Mas se prefere guardá-los tampados, jogue uma pitada de sal em seu interior e tampe. O sal evita a formação de mofo e possíveis odores de alimentos que ali foram armazenados.
 


 
COMO RESTAURAR O MÓVEL RESSECADO PELO SOL

Se uma peça de mobiliário ficou em um local ensolarado e a madeira está seca, você pode restaurar sua umidade com vaselina. Esfregue o móvel com um pano macio até perceber que o produto penetrou bem na madeira. Dê lustro e brilho com outro pano.

Em casos mais críticos prepare a Loção Polidora e Renovadora de Móveis e aplique. O resultado é surpreendente!


 
COMO REMOVER O EXCESSO DE LUSTRA MÓVEIS NA MADEIRA

O acúmulo de cera e óleos usados para lubrificar deixa uma camada escura, com aparência de sujeira em seu mobiliário de madeira.  Para remover esse excesso, periodicamente faça uma boa limpeza. Molhe levemente uma esponja. Borrife uma pequena quantidade do Vinagre Especial Multiuso no móvel e espalhe com a esponja úmida. Em seguida, passe um pano levemente úmido para remover a sujeira acumulada que se soltou. Seque com outro pano seco e limpo. Depois de remover todo o excesso, passe uma camada fina do lustra-móvel ou prepare a Loção Polidora e Renovadora de Móveis e aplique.


 
COMO LIMPAR RALADORES

Para derreter qualquer tipo de sujeira, passe uma escovinha com água quente. Depois lave com detergente.

Para remover pedaços de queijo que ficam grudados e endurecidos, esfregue o ralador com a metade de um limão. Saem facilmente!

 


 
COMO REMOVER ODORES DE XIXI DO ANIMAL DOMÉSTICO

Para limpar, desinfetar e remover os odores deixados pela urina de animais domésticos no carro, piso, tapetes, almofadas, estofados, etc., basta retirar o excesso com um papel-toalha ou jornal, borrifar o Vinagre Especial Multiuso e pronto! Se quiser, passe um pano bem torcido no local, torne a borrifar e não enxague.


 
COMO REMOVER PELOS DE ANIMAIS DO PISO

Adicione algumas gotas de óleo de peroba ou outro óleo de sua preferência na água de limpeza. Molhe o pano na mistura e passe no chão. Os pelos grudarão no pano.


 
COMO LIMPAR E REMOVER ODORES DO ISOPOR

 

LIMPEZA: Para uma boa limpeza e ainda deixar seu isopor com aspecto de novo, espalhe a Pasta Mousse de Bicarbonato  em toda sua extensão com o auxílio de uma esponja úmida e deixe agir por uns 15 minutos. Depois esfregue e enxágue. Seque na sombra em local bastante ventilado.

 

 

ODORES: Para remover qualquer tipo de odor da sua caixa de isopor, polvilhe bastante sal e deixe agir por umas 2 horas.


 
COMO LIMPAR QUADROS E MOLDURAS

TELAS: Retire a poeira com uma flanela ou pincel macio.

Para limpeza de telas muito sujas, passe levemente uma batata ingleza cortada ao meio. À medida que for ficando suja, retire a parte suja e vá repetindo o processo até que a batata não saia mais suja.

MOLDURAS: Nas ressecadas, passe uma gotinha de azeite de oliva com uma flanela seca. É uma ótima opção para deixar as molduras com cara de novas.

MOLDURA DOURADA:  as revestidas com folha de ouro, podem ser limpas com um pincel molhado na clara de ovo batida em ponto de neve e gotas de vinagre branco de álcool. Lustre com outro pincel grosso.

Para devolver o brilho dessas molduras, esfregue-as levemente com uma flanela embebida em terebintina.

Pequenos descascados: disfarce-os com um pouco de delineador marron, diluído em base e depois pulverizado com sombra em pó ou bastão na cor marrom-dourado.

Para prevenir o ataque de traças e cupins, uma vez por ano, passe querosne na parte de trás de todo o quadro.


 
COMO LIMPAR PISO VINÍLICO
  • Para limpeza rápida de rotina, use um pouquinho do Vinagre Especial Multiuso dissolvido na água. Para cada 5 litros de água, adicione 1/2 xícara do produto. Não precisa enxaguar. Ele remove a sujeira, odores, repele insetos e evita que o piso fique fosco... Vai brilhar!
     
  • Para uma limpeza mais profunda, dissolva a Pasta Mousse de Bicarbonato em água e espalhe no piso. Esfregue com o pano ou, se for o caso, use uma vassoura de pelos. Enxague com um pano bem molhado e depois um outro bem torcido. Para finalizar a limpeza com brilho, passe um pano bem limpo com água e o Vinagre Especial Multiuso. Nesse caso, a proporção pode ser de 1/4 de xícara do produto para cada 3 litros de água.
     
  • MANCHAS:  para remover qualquer mancha oiu marcas pretas de salto de sapato, crayon, esfregue uma esponja dupla face com um pouquinho de Pasta Mousse de Bicarbonato.

 


 
COMO LIMPAR MANCHA DE FUMAÇA NA PAREDE DE TIJOLO

As manchas de fumaça em cima da chaminé da lareira ou churrasqueira, são removidas com facilidade se esfregadas com uma pedra de sapólio. Esfregue-a no tijolo umedecido e, em seguida, enxague bem com água para se certificar de que não há resíduos brancos. Se a limpeza alterar a cor do tijolo, esfregue um outro tijolo na superfície descolorida. 


 
COMO LAVAR PANELA DE BARRO

Para remover o cheiro e gosto característico do barro, antes de usá-la, ferva na panela um pouco de leite ou besunte-a bastante com óleo ou azeite de oliva e deixe agir por alguns dias.
Para eliminar manchas e odores fortes, encha a panela com água e adicione uma colher de bicarbonato de sódio. Deixe agir por algumas horas e lave.

 


 
COMO LIMPAR OBJETOS DE CHIFRE POLIDO

Se muito sujos e encardidos, podem ser limpos com a mistura de água e amônia líquida. Enxague bem, e, depois de seco encere e dê lustro com óleo de amêndoas, deixando penetrar bem. Esfregue um pano macio e pronto!


 
COMO LIMPAR OBJETOS DE BARRO

Para remover as manchas esbranquiçadas dos vasos de planta de barro ou terracota, passe um pano úmido, bem torcido, com um pouquinho de azeite de oliva. Ficam como novos!


 
COMO LAVAR E REMOVER ODORES DAS MAMADEIRAS

Para remover o cheiro de leite coalhado, à noite, encha a mamadeira com água quente e uma colher (sobremesa) de bicarbonato de sódio. Agite bem e deixe até o dia seguinte.
Para a remoção de algum odor, adicione água e sal grosso na mamadeira. Agite bastante e enxague. Depois faça a lavagem normal.


 
COMO LIMPAR A MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS

Para uma boa limpeza e ainda melhorar a eficiência da máquina de lavar roupas, adicione 2 ou 3 frascos de Vinagre Branco de Álcool no cesto vazio. Programe uma lavagem no ciclo roupas brancas, de preferência na água quente, com um enxague. Não coloque nenhuma peça de roupa junto!
Esse processo remove os resíduos de sabão, gordura de amaciantes industrializados e aquelas sujeirinhas que muitas vezes ficam impregnadas nas roupas e ainda provocam pequenos defeitos na lavadora.


 
COMO LIMPAR FIBRA SINTÉTICA

Para uma boa limpeza e clareamento das fibras, espalhe a Pasta Mousse de Bicarbonato em toda sua extensão, deixe agir por uns 5 minutos, esfregue e depois enxague. Deixe secar na sombra.


 
COMO LAVAR E CONSERVAR AZULEJOS E REJUNTES SEM MANCHAS
  • Para limpeza semanal, use a Pasta Mousse de Bicarbonato com uma esponja e água. Se preferir, adicione um pouco de seu detergente preferido, mas não é estritamente necessário. Enxague.
     
  • Para desencardir e remover manchas, adicione o Pó Clareador na Pasta Mousse, aplique, e deixe agir por alguns minutos e esfregue. Enxague. Nos rejuntes, esfregue uma escovinha. Se mofados ou com limo resistente, use uma Escovinha de Aço.

  • Nos casos de manchas ou marcas consideradas irreversíveis nos azulejos, tente removê-las com uma lixa d'água bem fina. Passe a lixa delicadamente nas marcas. Na maioria dos casos o resultado é excelente!
     
  • Para conservar os azulejos e rejuntes limpos por mais tempo, em especial na área do box de banho, depois de limpos, passe uma mistura de lustra-móveis e gotas de limão. Dê lustro com uma flanela ou pano limpo e seco. Evita que resíduos de sabonete e shampoo fiquem grudados.

 
COMO LIMPAR A CASA USANDO APENAS 4 PRODUTOS NATURAIS... E COM ECONOMIA!

Cansado(a) de gastar toneladas de dinheiro para limpar a sua casa e de expor a sua família e seus animais de estimação aos perigosos produtos químicos? Mude seus hábitos... Adote as soluções eco-sustentáveis, desintoxique sua casa e economize pra gastar mais com você! Aprenda a limpar sua casa e se livrar dos insetos usando apenas produtos baratos, frugal e natural...

BICARBONATO DE SÓDIO AROMATIZADO Use e Abuse do poder desse higienizador multiuso, bactericida!
Algumas aplicações em que esse poderoso aliado se revela eficaz para sua casa:
Animal doméstico: suavize o “mau-cheiro do cachorro” – pulverize e esfregue o Bicarbonato Aromatizado em sua pelagem e escove o excesso. É um excelente desodorante atóxico para o cão ou gato. Para neutralizar odores, polvilhe o Bicarbonato Aromatizado no fundo da caixa antes de colocar a areia de seu gatinho e na caminha do cachorro.
Aromatizar calçados: para desinfetar e remover odores (chulé), pulverize o Bicarbonato Aromatizado dentro do calçado e deixe agir por algumas horas (por uma noite é o ideal). Depois basta sacudir o calçado para retirar o excesso antes do uso. Se preferir, escove ou passe um papel-toalha antes do uso.
Bancos e carpetes do carro: para neutralizar qualquer odor, pulverize o Bicarbonato Aromatizado, deixe agir algumas horas, aspire ou escove.
Bichinhos de pelúcia: deixe o brinquedo do seu filho limpo, livre de ácaros e levemente perfumados. Pulverize o Bicarbonato Aromatizado, deixe descansar por 30 minutos e escove. Ou coloque o brinquedo em um saco de papel, adicione o Bicarbonato Aromatizado, agite bem e deixe em repouso por alguns minutos. Depois remova o excesso e pronto!
Cinzeiros: antes de colocá-lo em uso, cubra o fundo do utensílio com o Bicarbonato Aromatizado. Evita que o cheiro de cigarro exale no ambiente.
Colchão, travesseiros, estofados, almofadas: para matar os ácaros e remover qualquer odor, com o auxílio de um saleiro ou peneirinha polvilhe o Bicarbonato Aromatizado generosamente e deixe agir por algumas horas. Remova o excesso com um aspirador ou uma escova de pelos macios.

  • Limpeza profunda: se muito sujos, mofados, em um dia ensolarado, polvilhe generosamente o Bicarbonato Aromatizado, deixe agir por algumas horas e aspire para remover o excesso. 
  • Em seguida borrife o vinagre aromatizado (na mesma essência do bicarbonato). Provavelmente irá espumar.
  • Deixe as peças ao sol até completa secagem. Esse processo, além de uma limpeza profunda, desinfeta, perfuma, remove a umidade, mofo, bolor, odores e ácaros.

Bolsas/carteiras/malas e sacolas de pouco uso: polvilhe Bicarbonato Aromatizado no interior desses acessórios que ficam guardados por muito tempo. Evita o mofo e possíveis odores.
Flores artificiais: Coloque as flores num saco plástico e polvilhe o Bicarbonato Aromatizado. Feche o saco e agite bem. Deixe agir por alguns minutos, retire-as. Dê-lhes uma leve sacudida para remover o excesso do produto. O resultado são flores limpas, com cores mais vivas e levemente perfumadas!
Lata de lixo: após a limpeza adicione um punhado de Bicarbonato Aromatizado no fundo do cesto. Neutraliza odores, desodoriza e repele insetos.
Drenos e ralinhos de pias/lavatórios: para uma limpeza profunda e desentupimentos, adicione uma xícara do Bicarbonato Aromatizado no ralo, em seguida despeje duas xícaras de vinagre branco de álcool.
Livros (mofo): ponha o livro em um saco de papel pardo com Bicarbonato Aromatizado e deixe descansar por aproximadamente uma semana.
Mofo no armário: misture o Bicarbonato Aromatizado + areia de gato, em partes iguais, acondicione em pequenos recipientes, coloque-os nos cantos dos armários para evitar o mofo e odores.
Odores no ambiente: para neutralizador odores diversos, encha um cinzeiro, a base dos vasos de plantas artificiais, ou um outro objeto decorativo com o Bicarbonato Aromatizado e deixe no ambiente. Coloque em áreas estratégicas, como banheiro, ambiente com carpete ou que ficam fechadas por causa do ar condicionado, salas com fumantes, animais, etc. Após algumas semanas, substitua o bicarbonato. Mas não o jogue fora: aproveite-o para desinfetar e/ou desentupir o ralo da pia e lavatório.
Roupas armazenadas – desodorize e evite a formação de mofo/bolor nas roupas guardadas e de pouco uso. Use sacolas de TNT onde se pulverizou o Bicarbonato Aromatizado na sua fragância preferida.
Roupas - cheiro de naftalina: Espalhe o Bicarbonato Aromatizado na peça, guarde-a por uns dias. Retire o excesso e lave a peça normalmente.
Roupas sujas – para minimizar o odor característico, pulverize Bicarbonato Aromatizado periodicamente no cesto ou saco de armazenamento da roupa suja.
Tapetes e carpetes - Limpeza à seco: para remover ácaros, afastar outros insetos, neutralizar odores, desodorizar, desinfetar e renovar as cores de tapetes, carpetes, adicione o pó em um saleiro e pulverize em toda a peça. Deixe agir por umas duas horas, aspire. Em seguida desfrute da limpeza e fragância refrescante de seu tapete/carpete.

  • Quando cessar a efervescência provocada pela mistura dos dois ingredientes, adicione bastante água fervente. O procedimento limpa toda a gordura do encanamento/sifões, remove odores e evita outros entupimentos.
  • Nos muito sujos, mofados ou com fortes odores, misture um pouco de água no Vinagre Especial Multiuso em uma bacia ou borrifador e pulverize todo o tapete/carpete, sem saturar.
  • Espalhe a mistura com uma esponja ou pano. Deixe secar normalmente ou use um secador de cabelos para acelerar o processo.
  • Depois de seco, pulverize o Bicarbonato Aromatizado (use o mesmo aroma do Vinagre Especial Multiuso. Deixe agir por uns 30-60 minutos e aspire.

ISCA MATA-BARATAS - Possui ação contínua de 6 meses e elimina até as baratas que estão nos ninhos. Com Bórax – sem cheiro. Coloque as iscas onde as baratas geralmente passeiam: perto de ralos e embaixo de pias, armários de cozinha, banheiro, depósitos, atrás de geladeiras, etc. Para melhores resultados, coloque-as perto de paredes e cantos e reponha as iscas a cada 6 meses para evitar que as baratas voltem. Evite molhar a isca.
Obs.: O produto não mata o inseto imediatamente – após ingerir a isca, voltam para o ninho, e em sua maioria, morrem lá mesmo.

PASTA MOUSSE DE BICARBONATO DE SÓDIO - Uma pasta espumante, multiuso, com alto poder de limpeza e branqueamento - substitui vários produtos de limpeza industrializados de forma eficiente, rápida e econômica!!!

Limpa, desinfeta, desengraxa, desengordura, remove manchas e encardidos de:

  • Aparelhos e colchonetes de academias;
  • Armários de cozinha (fórmica, inox, madeira, etc.);
  • Azulejos;
  • Balcões em geral;
  • Bichinhos/brinquedos de pelúcia;
  • Brinquedos de plástico e emborrachado, bonecas, etc.;
  • Bijuterias;
  • Bolsas, carteiras, mochilas e cintos;
  • Calçados de couro natural ou sintético, camurça, nobuk, plástico, tênis e chinelos de borracha;
  • Borrachas;
  • Box de vidro e acrílico;
  • Churrasqueiras, grelhas e chapas;
  • Cobre;
  • Computadores e tv’s (com exceção da tela LCD!);
  • Copos e utensílios de vidro;
  • Couro natural e sintético;
  • Cromados;
  • Eletrodomésticos em geral;
  • Esmaltados;
  • Espelhos;
  • Esquadrias pintadas (portas, janelas, grades, portões, corrimões);
  • Estofados (de tecido, couro, courino, couríssimo, emborrachado, etc.);
  • Filtros em geral, inclusive as velas;
  • Fogão (inox, esmaltado e vitrocerâmico);
  • Fornos (desengordura e limpa os resíduos);
  • Garrafas térmicas – limpa e remove odores;
  • Geladeira/freezer (nas partes internas e externas);
  • Granito;
  • Interfones e outros aparelhos;
  • Latão;
  • Limpeza de roupas à seco, inclusive coloridas, cetim, seda...;
  • Louças e porcelanas;
  • Louças sanitárias (banheiras, vaso, lavatórios);
  • Malas, frasqueiras e bolsas de viagem de couro natural ou sintético, plástico, vinil, etc.
  • Mamadeiras, chupetas e utensílios do bebê;
  • Manchas de roupas (colarinho de camisas, desodorante, suor, gordura, graxa...);
  • Mãos de mecânico;
  • Mármore;
  • Microondas;
  • Móveis envernizados;
  • Móveis e utensílios de plástico (estantes, cadeiras e mesas de piscina, baldes, bacias, brinquedos, etc.);
  • Móveis e utensílios de palha, ferro, junco, vime, fibra sintética, etc.
  • Móveis e utensílios de salões de beleza, clínicas, etc.
  • Panelas (inox, vidro, barro, cobre, ferro fundido, esmaltadas e antiaderentes);
  • Paredes pintadas;
  • Pia de inox e esmaltada;
  • Pisos em geral, inclusive o porcelanato e laminados;
  • Portas e móveis de madeira (natural, pintada, metal, laminados, laqueados, etc.);
  • Prataria em geral;
  • Puxadores e maçanetas;
  • Ralinhos de pias e banheiros;
  • Sapatilhas e sapatos em cetim;
  • Talheres de inox e prata;
  • Tanques de fibra, plástico, pedra, esmaltado e inox;
  • Tapetes e carpetes (lavagem à seco);
  • Torneiras cromadas e douradas;
  • Travessas de inox;
  • Vasilhas e utensílios de plástico;
  • Vidros e vidraças em geral;
  • Vinil (piscina, toldos e guarda-sóis, etc.)

Algumas instruções de uso:

  • Nas gorduras impregnadas, manchas e sujeiras profundas, aplique a mousse com esponja úmida, deixe agir por alguns minutos, esfregue e enxágüe com água ou pano úmido.
  • Em casos de manchas antigas e/ou encardidos difíceis de remover, adicione o Pó Clareador na Mousse, aplique, deixe agir por alguns minutos e esfregue.
  • Para uma limpeza suave, diária, prepare o Leite de Pasta Mousse – dissolva a pasta em um pouquinho de água quente e complete com água fria até obter um líquido leitoso. Acondicione em um frasco com tampa dosadora e use-o como qualquer outro multiuso.

BOLSAS E CALÇADOS:
Camurça:
a Pasta Mousse pode ser usada para limpeza de sujeiras, marcas e manchas na camurça. Passe a pasta com um pano úmido e esfregue bem. Enxágue com um pano limpo e úmido. Deixe secar na sombra. Para que a camurça volte a ter a aparência original passe uma escova de cerdas duras em toda a peça. Nesse caso a Escovinha de Aço é ideal.
Couro branco: para limpar os muito sujos e desencardir misture a Pasta Mousse com um pouquinho de Pó Clareador.  Esfregue levemente a peça com uma esponja macia ou pano e deixe agir por uns 2 minutos. Enxágüe com um pano bem limpo umedecido e por fim hidrate.
Tênis e chinelos de borracha: para limpeza profunda dos muito sujos e encardidos, adicione o Pó clareador na Pasta Mousse, aplique, deixe agir por alguns minutos e esfregue-os com o auxílio da Escovinha de Aço. Ficam como novos!

Box de vidro (manchas brancas):

  • Para eliminar as manchas brancas provenientes de shampoo, sabonete, óleo de banho, etc., faça um tratamento de choque: com o vidro ainda seco, espalhe a Pasta Mousse com uma esponja levemente úmida. Espere secar. Depois esfregue uma esponja de aço nova e seca para remover toda a pasta e as manchas.
  • Enxágüe e aplique cera líquida automotiva dissolvida em um pouquinho de água, para um brilho intenso e criar uma película protetora no vidro contra novas manchas. Dê polimento com uma flanela seca.
  • Eletrodomésticos: a maioria dos eletrodomésticos contém partes plásticas, acrílicas e de inox. As partes plásticas e acrílicas vão adquirindo um tom amarelado.
  • Para mantê-las branquinhas, deixe-as de molho por alguns minutos no Leite de Pasta Mousse e depois esfregue.
  • Em casos de manchas antigas e/ou encardidos difíceis de remover, adicione o Pó Clareador  na Mousse, aplique, deixe agir por alguns minutos e esfregue.
  • Os aparelhos com partes plásticas escuras (preto e marrom) e inox vão ficando embaçados e engordurados. A limpeza com a Pasta vai devolver-lhes o brilho e a cor natural.

Estofados de tecido:

  • Primeiro aspire o estofado. Adicione um pouco de Pasta Mousse em uma flanela branca úmida e passe nos locais com sujeiras ou manchas, inclusive de gordura. Vá repetindo o processo até remover toda a sujeira.
  • Depois lave bem o pano, torça e vá passando no estofado fazendo o enxágüe. Deixe secar. Se necessário, use um secador de cabelos nas áreas que ficarem muito molhadas.
  • Essa limpeza pode ser aplicada nas almofadas, cadeiras com estofados de tecido, colchões e travesseiros.

Garrafa térmica:
Periodicamente, a garrafa térmica precisa ser higienizada com métodos mais eficientes. Ela começa a escurecer internamente, cheirar azedo, interferir e alterar o sabor do café. Para uma limpeza profunda, despeje um pouco de água bem quente na garrafa.
Adicione uma colher (sobremesa) da Pasta Mousse, tampe a garrafa e agite-a para dissolver o produto.
Abra a tampa e preencha a garrafa com água bem quente, enchendo-a até transbordar. Tampe-a novamente e deixe descansar por uns 30 minutos ou mais. Passado esse período, enxágüe-a bem com água fria.
Na garrafa revestida de plástico, aproveite e espalhe um pouco da Pasta em toda sua extensão. Deixe agir enquanto o produto faz a limpeza interna do utensílio. Depois esfregue, e, se necessário, use uma escovinha nos cantos e entalhes de difícil acesso.
Nas garrafas com revestimento em inox, esfregue a Pasta Mousse com o auxílio de uma esponja macia.
Tapetes e Carpetes – lavagem à seco:

  • O ideal é aspirar o tapete antes da lavagem. Prepare o Leite de Pasta Mousse e despeje em um balde ou bacia, pequeno.
  • Vá molhando uma escova dura e passando, firmemente, como se tivesse penteando o tapete ou carpete. Nos locais com detalhes de cores mais claras, manchas ou sujeiras mais profundas esfregue bem com a escova.
  • Para o enxágüe, use o Vinagre Especial Multiuso. Pulverize levemente todo o tapete e passe um pano limpo, úmido, mas bem torcido, envolvido em uma vassoura ou rodo. O vinagre remove qualquer resíduo da Pasta, otimiza a limpeza, restaura as cores e ainda deixa um suave aroma no tapete e ambiente.

ROUPAS:
Limpeza à seco:

  • Com uma escovinha macia ou esponja, espalhe a Pasta nos locais com sujeiras, gorduras ou outras manchas de alimentos. Deixe agir por mais ou menos 30 minutos.
  • Dê uma esfregadinha nos locais com as mãos, escovinha de dentes ou com a esponja, dependendo do tecido e da profundidade da sujeira.
  • Enxague, passando a esponja úmida para remover a Pasta. Por último passe um pano branco limpo e quase seco. Deixe secar naturalmente, na sombra.

Manchas amarelas de roupa guardada: Cubra as manchas com a Pasta Mousse e deixe agir por alguns minutos. Despeje água fervente no local ou exponha ao sol, e depois deixe a peça de molho no sabão e Pó Clareador para Roupas Brancas e Coloridas.
Manchas de suor com desodorante: Espalhe a Pasta Mousse na peça seca e deixe agir por algum tempo. Despeje água fervente no local e esfregue. Coloque no molho com sabão e o Pó Clareador para Roupas Brancas e Coloridas.
Vidros e espelhos: Remove sujeiras impregnadas, resíduos de colas e manchas. Umedeça uma esponja levemente e aplique a Pasta no vidro ou espelho. Fica um pouco esbranquiçado. Em seguida, passe um pano úmido em movimentos circulares para remover o produto. Finalize com um pano seco. O resultado é um vidro ou espelho brilhante, sem marcas ou embaçado, e o melhor, com pouco esforço!

Esponja de aço (‘Bombril’): dica de conservação e reaproveitamento: Mantenha a esponja de aço usada livre de ferrugem por tempo indeterminado! Em um recipiente de plástico adicione o Leite de Pasta e deixe a esponja de molho. Enxágue a esponja após cada uso e torne a deixá-la de molho no líquido.

PÓ CLAREADOR PARA ROUPAS BRANCAS E COLORIDAS - Um clareador de roupa de alta eficácia para roupas brancas, coloridas, enxoval do bebê, sem desbotamento, e também forte aliado no clareamento de pisos encardidos.

  • Deixa suas roupas brancas mais brancas, inclusive de seda, nylon ou lycra, que amarelam com o uso de alvejantes com cloro;
  • Renova as peças coloridas, sem descoramento da cor original, deixando-as brilhantes e com aspecto de novas;
  • Desengordura e limpa com profundidade toalhas de mesa, banho, roupas de cama, deixando-as com um aspecto de novas e com cheirinho de limpeza;
  • Limpa, clarea e cuida da roupa do bebê e/ou infantil com carinho, sem deixar resíduos químicos que causam alergias na pele sensível aos componentes dos alvejantes com cloro.
  • Limpa e renova os tons variados do jeans;
  • Economiza água e energia ao usar a máquina de lavar: se tiver poucas peças sujas e de uma mesma cor, você pode completar toda a carga com roupas brancas e de cores claras e firmes, sem manchas! No final, terá as brancas mais brancas e as coloridas mais brilhantes!
  • Conserva mais as roupas e ajuda o meio ambiente diminuindo o consumo de produtos químicos artificiais em sua vida diária e ainda salva seu orçamento!!!

Instrução de uso: na máquina, adicione 2-3 colheres (sobremesa – bem cheias) no sabão do molho.

No piso, louça sanitária, rejuntes: Prepare uma mistura de água + detergente + o Pó Clareador. Espalhe no piso com o pano.  Deixe agir por alguns minutos. Enquanto isso vá esfregando com uma vassoura de pelo.
Nos rejuntes encardidos ou mofados, misture o Pó Clareador  na Pasta Mousse, passe e deixe agir por alguns minutos. Em seguida, passe levemente a Escovinha de Aço.

Dicas de Clareamento da Roupa - Para obter roupas brancas e brilhantes, sempre faça uma pré-lavagem para remover a sujeira.
Molho: para um clareamento perfeito de roupas brancas muito sujas e/ou encardidas, programe a máquina no ciclo quente. Quando iniciar o processo de agitação do molho, aguarde uns 5-10 minutos e retire o plug da tomada. Deixe por algumas horas (ou por uma noite). Torne a ligar o plug na tomada e deixe terminar todo o ciclo programado anteriormente, com dois enxágües.
Outra boa opção, principalmente quando a máquina não tem o ciclo quente, é ‘quarar’ a roupa branca encardida. Após a pré-lavagem, prepare a mistura de sabão em pó ou de coco + água + o Pó Clareador em uma bacia. Adicione a roupa, de forma que fique totalmente coberta pela água. Vista um saco plástico azul na bacia e deixe-a no sol por algumas horas. O resultado é fantástico!

VINAGRE ESPECIAL MULTIUSO - Fabricado artesanalmente, e tem como ingrediente-base o Vinagre Branco de Álcool.
  
Na roupa:

  • Especialmente nas toalhas de banho, limpa, remove os resíduos e a gordura acumulada com o uso de amaciante comum, odores e resíduos de sabão, suaviza e aumenta o poder de absorção, renova as fibras e deixa uma suave fragância de limpeza!!! Pode ser usado em toda a roupa e é uma ótima solução para pessoas alérgicas aos componentes do amaciante industrializado.
  • Na máquina, preencha o dispensador normalmente conforme o uso do amaciante industrializado.

No animal de estimação:

  • Dê um banho à seco no seu animalzinho: umedeça uma toalhinha bem macia com o Vinagre Especial Multiuso, e passe em todo o corpo do animal. O produto desinfeta, remove odores, aromatiza e dá brilho no pelo do animal. Nas regiões em que o mau cheiro é mais intenso, como por exemplo, na barba e bigode, molhe bem a toalhinha, passe nos locais e não enxágüe. Deixe secar e pronto!
  • Limpa, desinfeta e remove odores de urina de animais domésticos no piso, tapetes, almofadas, estofados, etc.

Aproveite ainda!!! Retire o anel do gargalo, enrosque um gatilho (spray) e:

No banheiro:  

  • Ação desinfetante: após a limpeza, borrife no vaso sanitário, ralinhos, pias e box de banho para desinfetar e ainda deixar um suave cheirinho no ambiente.
  • Chuveiro: para desentupir o chuveiro (remover os resíduos deixados pela passagem da água como o cloro, calcário, ferrugem, impurezas do encanamento), periodicamente borrife o vinagre e deixe agir durante a noite. Pela manhã seu chuveiro estará com os furinhos desobstruídos!
  • Higienização noturna do banheiro: para limpar e evitar marcas amareladas nos dias em que o banheiro não é lavado, borrife no vaso e pia/lavatório e deixe agir durante a noite. De manhã, basta dar descarga no vaso e enxaguar a pia/lavatório. O resultado é excelente! 
  • Borrife também nos azulejos, pisos e vidros do box. Pela manhã, basta enxaguá-los levemente até mesmo com a mangueirinha do chuveiro.
  • Odores no banheiro: para neutralizar os odores após o uso, borrife na bacia do vaso após a descarga!
  • Piso: borrife também no piso e passe o pano úmido bem torcido para potencializar o brilho, desinfetar, afastar insetos e aromatizar o banheiro.
  • Toalhas de banho em uso: após cada banho pulverize levemente o produto e estenda a toalha no box ou varal para secagem. Elimina os germes, fungos, remove odores e ainda deixa um suave aroma.

  Odores:

  • Remova odores de mofo, vômitos, cigarro, etc. Pulverize no ambiente que ficou fechado e está com odores, nas camas de animais de estimação, no carro, etc.
  • Pulverize cortinas, colchões, travesseiros, almofadas, estofados, etc. para remover ácaros, odores de umidade/mofo e ainda deixar um suave aroma.
  • Pulverize aquela peça de roupa guardada no armário há bastante tempo e está com aquele ‘cheirinho característico de roupa esquecida’ no guarda-roupas!
  • Limpe e remova o mofo/bolor dos armários de roupas, paredes, etc. Borrife em um pano ou esponja e passe nos locais com mofo. Não precisa enxaguar.

No piso: Borrife e passe um pano limpo, levemente úmido para finalizar a limpeza com mais brilho e deixar um aroma saudável no ambiente. Ou adicione uma porção do produto em um pouco de água limpa, molhe o pano e passe no piso. Além do brilho, desinfeta e mata aranhas.

Nos tapetes e carpetes:
Nos muito sujos: Primeiro aspire ou escove o tapete.

Na sujeira moderada:

  • Com o auxilio de um saleiro ou peneirinha, polvilhe toda sua extensão com o Bicarbonato de Sódio Aromatizado.
  • Em seguida, com uma esponja, de preferência aquela de dupla face, espalhe o Vinagre Especial Multiuso (use o mesmo aroma do bicarbonato) em toda sua extensão sem encharcar.
  • Aguarde de 40 a 60 minutos ou até secar bem e aspire ou torne a escovar. Para remover o bicarbonato pode usar a escova que faz parte daquele kit (pá de lixo mais escova), disponível nos supermercados.
  • Inverta o processo: em um borrifador, adicione o Vinagre Especial Multiuso e água, na proporção de 1 xícara do produto para cada ½ litro de água e pulverize, por partes no tapete, sem encharcar. Se preferir, coloque a mistura em uma bacia e vá molhando a esponja ou escova e passando no tapete. Escove ou use uma esponja para remover manchas de sujeira e a poeira. Deixe secar bem.
  • Depois de bem seco, com o auxílio de um saleiro ou peneirinha, polvilhe toda sua extensão com o Bicarbonato de Sódio Aromatizado.
  • Este processo pode ser aplicado nos estofados, colchões, almofadas, etc.

Manutenção:

  • Para manter seus tapetes e carpetes limpos e as cores sempre brilhantes, sem odores e ácaros, borrife o Bicarbonato de Sódio Aromatizado em toda sua extensão. Deixe agir por 30 minutos ou mais. Aspire, passe uma escova, vassoura piaçava ou sacuda o tapete num local aberto.

Nos tapetes lavados em água: depois de secos, pulverize-os com o Vinagre Especial Multiuso e deixe-os estendidos ao ar livre por alguns minutos até completa secagem. Remove possíveis odores e reaviva suas cores.

No tênis: após a lavagem, borrife o produto na parte interna do calçado ainda úmido para desinfetar e evitar odores depois de seco, em especial no período chuvoso.

Toalhas de banho sempre macias e cheirosas - Dicas de lavagem

  • As toalhas ficam ásperas e com pontinhos de mofo em função do uso de amaciante, que apesar de cheiroso causa estes inconvenientes e ainda reduz a capacidade de absorção. Experimente sempre substituir o amaciante de roupas pelo Vinagre Especial Multiuso. Ele garante a maciez do tecido, tem ação bactericida e ainda deixa um suave perfume nas toalhas.

 

  • Devem ser lavadas separadamente, no ciclo “roupas delicadas”, e de preferência, em água quente.
  • Nas brancas ou de cores claras, muito sujas ou encardidas, com mau-cheiro, o ideal é que se faça antes uma pré-lavagem. Depois adicione no sabão do molho o Pó Clareador para Roupas Brancas e Coloridas.   Quando iniciar o processo de agitação aguarde uns 5 minutos e desligue a máquina. Deixe-as no molho por algumas horas.
  • Torne a programar a máquina e adicione no último enxágüe o Vinagre Especial Multiuso
  • Para secá-las no varal, dê-lhes uma boa sacudida (ajuda na liberação das fibras) e pendure-as bem abertas. Toalhas não devem ser passadas a ferro. Depois de bem secas, dobre-as ao meio e bata-as (dê-lhes uma “surra”), no batedor do tanque, bancada ou parede.

Todos os produtos são manipulados artesanalmente, sob orientação da
Farm.: Ludmila Garcez – CRF 4805

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 


 
COMO LIMPAR FORNO MUITO SUJO

 FORNO SUJO E COM GORDURA QUEIMADA - Faça uma limpeza profunda sem química! Para essa mágica use uma esponja de aço + Pasta Mousse de Bicarbonato de Sódio + pano. 

  1. Ligue o forno e deixe amornar. Desligue.
  2. Espalhe a Pasta com o auxílio de uma esponja. Deixe agir por uns 3-5 minutos e esfregue a esponja de aço até remover todas as crostas.
  3. Retire o excesso de sujeira com um pano molhado e torne a aplicar a pasta.
  4. Esfregue e enxague com um pano úmido.

 
COMO REMOVER OS CABELOS QUE SE ACUMULAM NO RALO

Melhor retirá-los antes que obstruam o ralinho do seu Box. Veja uma maneira simples e higiênica de fazer isso, e sem traumas! Passe em um armarinho e adquira uma agulha de crochê, de preferência, a mais grossa e a mantenha no seu Box. O ganchinho da ponta puxa, com facilidade, os cabelos, sem necessidade de usar as unhas ou ponta dos dedos! Depois é só jogar os ‘tufos’ no lixo! Fácil, fácil!

 


 
COMO FAZER UMA HIGIENIZAÇÃO NOTURNA NO BANHEIRO

 

Já imaginou, enquanto você dorme seu banheiro está sendo higienizado, desinfetado, evitando aquelas marcas amarelas no vaso, no ralinho do lavatório... e até desentupindo os furinhos do chuveiro???

 

 

Chuveiro:
Para desentupir o chuveiro, periodicamente basta borrifar o Vinagre Especial Multiuso e deixar agir durante a noite. Pela manhã seu chuveiro estará com os furinhos desobstruídos!
Em casos mais críticos, em que o chuveiro está totalmente bloqueado com depósito de água dura, despeje o Vinagre em um saco plástico e amarre-o no chuveiro, de forma que todos os furinhos fiquem mergulhado no produto. Deixe agir por uma noite e pronto. Ducha como nova!



Higienização noturna do banheiro:
Para desinfetar, limpar e evitar marcas amareladas nos dias em que o banheiro não é lavado, borrife o Vinagre Especial Multiuso no vaso e pia/lavatório e deixe agir durante a noite. De manhã, basta dar descarga no vaso e enxaguar a pia/lavatório. O resultado é excelente! 

Borrife também nos azulejos, pisos e vidros do box. Pela manhã, basta enxaguá-los levemente até mesmo com a mangueirinha do chuveiro.

Odores no banheiro:
Para neutralizar os odores depois do uso, borrife o Vinagre Especial Multiuso na bacia do vaso após a descarga! Os odores não vão contaminar sua casa!!!

Aproveite também e:

Borrife o Vinagre Especial Multiuso no piso e passe o pano úmido bem torcido para potencializar o brilho, desinfetar, afastar insetos e aromatizar o banheiro.

Ação desinfetante:
Após a limpeza, borrife O Vinagre Especial Multiuso no vaso sanitário, ralinhos, pias e box de banho para desinfetar e ainda deixar um suave cheirinho no ambiente.

Toalhas sem germes e fungos: Clique aqui.


 
COMO LIMPAR A GARRAFA TÉRMICA

 

Periodicamente, a garrafa térmica precisa ser higienizada com métodos mais eficientes. Ela começa a escurecer internamente, cheirar azedo, interferir e alterar o sabor do café.

 

 

 

 

  1. Para uma limpeza profunda, despeje um pouco de água bem quente na garrafa.
  2. Adicione uma colher (sobremesa) da Pasta Mousse de Bicarbonato, tampe a garrafa e agite-a para dissolver o produto.
  3. Abra a tampa e preencha a garrafa com água bem quente, enchendo-a até transbordar. Tampe-a novamente e deixe descansar por uns 30 minutos ou mais. Passado esse período, enxágüe-a bem com água fria.
  4. Na garrafa revestida de plástico, aproveite e espalhe um pouco da Pasta em toda sua extensão. Deixe agir enquanto o produto faz a limpeza interna do utensílio. Depois esfregue, e, se necessário, use uma escovinha nos cantos e entalhes de difícil acesso.

Na falta da Pasta Mousse, use o Bicarbonato de Sódio.

Nas garrafas com revestimento em inox, esfregue a Pasta Mousse com o auxílio de uma esponja macia.

Nas de revestimento plástico, passe a Pasta Mousse e deixe agir por uns 5 minutos. Esfregue. O resultado é uma garrafa limpíssima, sem manchas e livre daquele tom encardido que adquirem com o tempo.

Segundo o Dr. Bactéria não é recomendado o uso daquela garrafa com mola, que você pressiona para sair o café. Ela acumula larvas que certamente irá contaminar o seu cafezinho. Mas se você só possui esse modelo, tente fazer a limpeza com a Pasta Mousse e bombeá-la por várias vezes.


 
COMO LIMPAR FLORES ARTIFICIAIS

Com o tempo as flores artificiais ficam sujas de poeira, ácaros e com as cores entristecidas. Para limpá-las e renovar sua aparência faça uma limpeza à seco:

  1. Coloque as flores num saco plástico e polvilhe o Bicarbonato de Sódio Aromatizado.
  2. Feche o saco e agite bem.
  3. Deixe agir por alguns minutos, retire-as. Dê-lhes uma leve sacudida para remover o excesso do produto.
  4. O resultado são flores limpas, com cores mais vivas e levemente perfumadas!

 
COMO EVITAR O MOFO NAS MALAS E BOLSAS ARMAZENADAS

Para evitar o mofo e aquele cheirinho característco de guardado nas bolsas, carteiras, malas e sacolas de pouco uso, polvilhe Bicarbonato de Sódio Aromatizado  no interior desses objetos que ficam guardados por muito tempo.


 
COMO LIMPAR ESTOFADOS DE TECIDO

 

Você não precisa mais contratar um profissional para fazer uma limpeza à seco em seus estofados. Veja como você mesmo(a) pode fazer isso, gastanto pouco:

Opção1:

  1. Primeiro aspire o estofado. Adicione um pouco de Pasta Mousse de Bicarbonato em uma flanela branca úmida e passe nos locais com sujeiras ou manchas, inclusive de gordura. Vá repetindo o processo até remover toda a sujeira.
  2. Depois lave bem o pano, torça e vá passando no estofado fazendo o enxágüe. Deixe secar. Se necessário, use um secador de cabelos nas áreas que ficarem muito molhadas.
  3. Essa limpeza pode ser aplicada nas almofadas, cadeiras com estofados de tecido, colchões e travesseiros.

Opção 2:

  1. Se muito sujos, com cheiro de mofo, em um dia ensolarado, polvilhe generosamente o Bicarbonato de Sódio Aromatizado, deixe agir por algumas horas e aspire para remover o excesso. 
  2. Em seguida borrife o Vinagre Especial Multiuso, aromatizado (na mesma essência do bicarbonato). Provavelmente irá espumar.
  3. Deixe as peças ao sol até completa secagem. Esse processo, além de uma limpeza profunda, desinfeta, perfuma, remove a umidade, mofo, bolor, odores e ácaros.
  4.   

No dia-a-dia, para matar os ácaros e remover qualquer odor, com o auxílio de um saleiro ou peneirinha polvilhe o Bicarbonato de Sódio Aromatizado generosamente e deixe agir por no mínimo, 30 minutos. Remova o excesso com um aspirador ou uma escova de pelos macios (como aquela que faz parte do kit - Pá de lixo e escova).

 

 


 
COMO LIMPAR ELETRODOMÉSTICOS

A maioria dos eletrodomésticos contém partes plásticas, acrílicas e de inox. No dia a dia, no corre-corre, usamos e lavamos, mas as partes plásticas e acrílicas vão adquirindo um tom amarelado. Por isso, periodicamente, é necessário que se faça uma faxina nesses aparelhos que facilitam a nossa vida na cozinha, como o liquidificador, batedeira, torradeira, sanduicheira, cafeteira elétrica, espremedor de laranja, centrífuga, etc. Veja essa dica:

1. Nas gorduras impregnadas, manchas e sujeiras profundas, aplique a Pasta Mousse de Bicarbonato de Sódio  com esponja úmida, deixe agir por alguns minutos, esfregue e enxágüe com água ou pano úmido.

2. Em casos de manchas antigas e/ou encardidos difíceis de remover, adicione o Pó Clareador  na Mousse, aplique, deixe agir por alguns minutos e esfregue.

3. Para manter as partes plásticas branquinhas, deixe-as de molho por alguns minutos no Leite de Pasta Mousse e depois esfregue.

4. Os aparelhos com partes plásticas escuras (preto e marrom) e inox vão ficando embaçados e engordurados. A limpeza com a Pasta vai devolver-lhes o brilho e a cor natural.

5. Para uma limpeza suave, diária, prepare o Leite de Pasta Mousse - dissolva a Pasta Mousse de Bicarbonato em um pouquinho de água quente e complete com água fria até obter um líquido bem leitoso. Acondicione em um frasco com tampa dosadora e use-o como qualquer outro multiuso.


 
COMO LAVAR CHINELOS

Método para limpeza de chinelos e borrachas de tênis:

Primeiro, se muito sujos, faça uma pré-lavagem. Esfregue uma esponja dupla face e a Pasta Mousse de Bicarbonato, detergente ou sabão de coco. O sabonete é também muito recomendado.

Em seguida, faça a limpeza do solado. Bata levemente o calçado no tanque para liberação da sujeira que fica impregnada na borracha. Durante esse procedimento verá que solta um "caldo" sujo. Faça isso até sair toda a sujeira, ou seja, que o 'caldo' saia limpo.

Para limpeza profunda e clareamento dos encardidos, adicione o Pó clareador de Roupas Brancas e Coloridas na Pasta Mousse de Bicarbonato, aplique e deixe agir por alguns minutos. Depois passe, sem forçar, a Escovinha de Aço. Capriche nas laterais e nos pontos onde as manchas se destacam. Ficam como novos!

Evite o uso de cloro - amarela e resseca a borracha.


 
PROTEJA AS CORTINAS NA HORA DA LIMPEZA
Na hora da faxina libere a janela para limpeza e evite sujar a cortina – Passe sua barra por dentro de um cabide e pendure-o no varão!

 


 
COMO MANTER O TOPO DA GELADEIRA SEMPRE LIMPO

Mantenha o topo da geladeira sem aquela gordura impregnada - afinal de contas ela está na cozinha e fica engordurado quando você faz croquete, batata frita, bife e outras delícias patrocinadoras de gordura - cubra-o com folhas sobrepostas de filme plástico. Na próxima limpeza, basta remover as folhas antigas, jogá-las no lixo e trocar por novas camadas de filme plástico.


 
COMO REMOVER O CHEIRO DE MOFO EM ALMOFADAS - LIMPEZA E DESINFECÇÃO

Todo mundo adora almofadas – elas dão um toque especial à decoração da casa, são deliciosas de se abraçar, recostar ou só para apoiar no colo. Porém, com esse constante manuseio e exposição, acumulam sujeiras, encardem e suas capas ficam com aparência envelhecida. Sem contar aquelas que ficam expostas à umidade que além de adquirirem um mau cheiro, as fibras internas podem conter fungos e mofo. E isso, além de representar uma ameaça à sua saúde e de sua família, resulta num odor desagradável. Se suas almofadas são grandes e não cabem na máquina de lavar, não se preocupe, veja outro método de desinfecção. Felizmente, você pode usar um par de produtos domésticos comuns - bicarbonato de sódio e vinagre - para livrar-se de bolor, mofo e os seus odores residuais.

Leve suas almofadas para uma área bem ventilada, de preferência ao ar livre em um dia ensolarado. Deixe-as ao ar livre por 24 horas.

Polvilhe uma generosa quantidade de Bicarbonato - amplamente utilizado como um desinfetante e funciona bem sobre mofo cheiros. Deixe que esse poderoso pozinho absorva o odor durante a noite.

Agite a maior parte do bicarbonato de sódio. Bata as almofadas vigorosamente para remover o excesso do bicarbonato. Pode usar um aspirador para sugar todo o pó em excesso ou uma escova macia.

Em seguida, despeje Vinagre Branco de Álcool em um frasco spray e borrife levemente nas almofadas, em toda sua extensão. Não se assuste se as almofadas começar a formar um ‘frizz’ e produzir uma espuma! É o que resultado do vinagre reagindo com os resíduos do bicarbonato de sódio. O vinagre não só ajudará a desinfetar as almofadas, mas também é um desinfetante forte e vai matar qualquer mofo ou bolor. Deixe as almofadas ao ar livre para secar completamente antes de trazê-las de volta pra dentro de casa. O cheiro do vinagre deve dissipar dentro de poucas horas – não se preocupe.

DICA ESPECIAL: Para resultados mais eficientes e mais rápidos, use o Bicarbonato de Sódio Aromatizado e o Vinagre Especial Multiuso – os dois no mesmo aroma. Além de limpar profundamente, vai deixar um aroma delicioso nas suas almofadas!


 
COMO LIMPAR GRILL/ SANDUICHEIRA

Nunca use objetos cortantes ou afiados para raspar os resíduos de queijo derretido ou outros alimentos que ficam grudados na sanduicheira – isso estraga o antiaderente do eletrodoméstico.  Para removê-los, pingue um pouco de azeite de oliva no local, e espalhe levemente com um papel toalha. Ligue o aparelho apenas até amornar e depois faça a limpeza com uma esponja macia e vinagre branco de álcool. Se preferir, use a Pasta Mousse de Bicarbonato, que limpa e desengordura a parte interna e externa dos eletrodomésticos.



Removendo o cheiro de carne do grill
: Com o grill ainda bem quente passe um pouco de óleo ou azeite e polvilhe canela em pó. Deixe o grill esfriar um pouco com essa mistura e depois faça a limpeza.


 
COMO MANTER OS UTENSÍLIOS DE COZINHA SEM RISCOS!

Para evitar riscos e o aspecto fosco e envelhecido dos utensílios de inox novo, acrílico ou de plásticos, especialmente aqueles transparentes, tipo cristal, como copos de liquidificador, bacia da batedeira, etc. substitua a tradicional esponja dupla-face (verde e amarela) por uma esponja de banho... é suave, macia! Se não risca sua pele... não risca seus utensílios!


 
COMO REMOVER ADESIVOS
  1. Decalques antigos saem com facilidade se passar sobre eles, com um pincel, diversas camadas de vinagre branco de álcool, quente. Deixe o vinagre umedecer bem o decalque e depois o raspe com cuidado.
  2. O fluido de isqueiro remove etiquetas e adesivos de praticamente qualquer superfície. Use-o para remover rápida e facilmente a fita grudada nos utensílios novos ou para retirar adesivos de capas de livros, etc.
  3. Para remover fita crepe e adesivos de objetos, vidros, carro, etc. use o calor de um secador de cabelo. É tiro e queda!
  4. Use maionese para amolecer a cola de adesivos de carro, espelhos, vidros, etc. Deixe agir por uns 2 minutos e use uma espátula para levantar o adesivo.
  5. Esfregue os resíduos de adesivos de objetos de decoração ou eletrônicos com uma borracha branca escolar.
  6. Na falta de todos os itens sugeridos acima, raspe os adesivos, tintas e sujeiras difíceis das vidraças com um velho aparelho de barbear.


 
COMO LIMPAR OS VARÕES/CABIDEIROS METÁLICOS

LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DOS VARÕES/CABIDEIROS METÁLICOS DOS ARMÁRIOS E/OU CLOSETS:

  • Com o tempo e deslize dos ganchos dos cabides, também metálicos, os varões ficam sujos, e até mesmo libera um pozinho preto, que termina sujando a roupa, em especial, as brancas.  Para uma boa limpeza e renovação desses varões, use a Pasta Mousse de Bicarbonato de Sódio, com o auxílio de um pano úmido. Ela limpa, dá brilho e renova o metal.
  • Periodicamente passe lustra-móveis para conservá-los, evitar a corrosão, e ainda melhorar o deslizamento dos cabides.

 
COMO REMOVER OXIDAÇÃO DAS PEÇAS CROMADAS

As peças cromadas, como pernas de cadeiras, mesas, corrimões, torneiras, duchas, carro, moto, etc., com o tempo ou por falta de uma limpeza profunda periodicamente, oxidam e ficam com manchas de ferrugem. Para devolver sua aparência original, basta esfregá-las com uma esponja molhada e um pouco de Pasta Mousse de Bicarbonato. Enxágue com um pano molhado e/ou jogue água e seque. Pronto, peças brilhantes como novas novamente!


 
COMO LIMPAR CROSTAS DE TABULEIROS E PANELAS DE ALUMÍNIO

Opção 1: Prepare uma pasta com 1 xícara (chá) de Bicarbonato de Sódio + 1 xícara (chá) de Água Oxigenada e espalhe em todo o utensílio. Deixe agir por alguns minutos, e esfregue com uma esponja de aço ou bola de papel alumínio. De preferência, use água quente enquanto remove as crostas.

Opção 2: Primeiro lave a panela normalmente com água e detergente. Em seguida, leve a panela ao fogo até aquecer levemente. Com a panela ainda no fogo, e com cuidado, passe uma esponja úmida com sabão em barra nos locais manchados. Retire do fogo, e com a panela ainda quente, esfregue uma esponja de aço. Pronto, panela brilhante novamente!


 
COMO REMOVER O ALIMENTO GRUDADO E QUEIMADO DAS TRAVESSAS E PANELAS

Esmigalhe uma casca de ovo e use os pedacinhos para esfregar as partes manchadas. Sua travessa ficará limpinha.

PORQUE FUNCIONA: o carbonato de cálcio dá à casca de ovo uma textura abrasiva fazendo-a funcionar como uma super-bucha.  Além disso, os resíduos da clara de ovo fazem as partículas soltas da fuligem se juntar, facilitando a remoção da sujeira.


 
COMO LIMPAR E AFIAR UM ABRIDOR DE LATAS

Um abridor de latas é um importante utensílio culinário presente na maioria das cozinhas e que nos ajuda a abrir latas rapidamente e sem muito esforço, porém enferruja e perde o poder de corte, mas pode ser recuperado.

Limpeza:

  1. Despeje em uma vasilha plástica, partes iguais de Vinagre Branco de Álcool e água suficientes para cobrir todo o abridor de latas.
     
  2. Deixe o abridor de molho na solução por até 24 horas, e, se possível durante esse período, vire o utensílio em intervalos regulares.
     
  3. Passado esse período, com o auxílio de uma escovinha e esponja de aço, esfregue todos os cantos do seu abridor de lata.
     
  4. Passe um pouco de detergente para remover qualquer resíduo do vinagre ou esponja de aço e enxágüe bem.

Afiando o abridor:

  • Para afiar o abridor de latas, passe várias vezes na lâmina um pedaço de papel encerado (manteiga). Além de limpar, afia as lâminas de forma rápida.

 
COMO REMOVER O MAU CHEIRO DE CARPETES E TAPETES

Com o auxílio de um saleiro ou peneirinha, polvilhe Bicarbonato de Sódio Aromatizado na sua fragrância predileta sobre o carpete ou tapete e deixe descansar por 30-40 minutos. Em seguida, passe o aspirador como de costume. Na falta do aromatizado, use o Bicarbonato natural. Seu tapete/carpete não vai ficar com um cheirinho, mas, no mínimo, sem odores! Esse processo, além de neutralizar odores, remove ácaros, afasta outros insetos, desodoriza (com o Bicarbonato Aromatizado), desinfeta e renova as cores. Depois é só desfrutar da limpeza e fragância refrescante de seu tapete/carpete.


 
COMO LIMPAR A PANELA DE PRESSÃO

LIMPEZA PROFUNDA EM PANELAS DE PRESSÃO - Para maior segurança e qualidade ao cozinhar com panelas de pressão periodicamente faça uma boa limpeza. A tampa da panela de pressão tem válvulas que possuem furos para a saída do vapor interno e esses furos devem estar muito bem desobstruídos. Com o auxílio de uma Escovinha de Aço essa tarefa fica rápida e fácil.

Para limpeza das crostas que se formam em volta dos cabos e bordas da panela e da borracha, inclusive na parte interna da dobra, espalhe a Pasta Mousse de Bicarbonato, deixe agir por uns cinco minutos e passe a Escovinha de Aço. Para o brilho final use uma esponja de aço.

Limpeza interna da panela com marcas amarronzadas deixadas pelo feijão:

Primeiro lave a panela normalmente com água e detergente. Em seguida, leve a panela ao fogo até aquecer levemente. Com a panela ainda no fogo, e com cuidado, passe uma esponja úmida com sabão em barra nos locais manchados. Retire do fogo, e com a panela ainda quente, esfregue uma esponja de aço. Pronto, panela brilhante novamente!

 


 
COMO REMOVER ODORES REMANESCENTES DA ROUPA E DA CASA

Não coloque as roupas na máquina de lavar apenas porque está com um cheirinho de roupa usada e não suja! Ou use spray industrializado na casa, que além de caro, apenas camufla os odores com perfumes. Veja essas duas opções econômicas, que neutralizam de verdade os odores:

Opção 1: Prepare um spray para refrescar todos os tipos de tecidos, cortinas, móveis e estofados,...

Ingredientes: 1 copo de amaciante para roupas ou 1/2 xícara de condicionador para cabelos (experimente um perfumado) +  1 xícara de vinagre branco de álcool + 2 xícaras de água morna.

Preparo: Em um frasco com bico pulverizador, misture a água morna e o amaciante ou condicionador. Acrescente o vinagre e agite. Validade: 4 a 6 meses.

Opção3: 2 colheres de Bicarbonato de Sódio + 1 xícara de Amaciante para roupas + 3 xícaras de água morna.

Preparo: Em um frasco com bico pulverizador, adicione a água morna e o bicarbonato. Acrescente o amaciante e agite bem.

Opção 2: Borrife o Vinagre Especial Multiuso:

  • Borrife no ambiente para remover quaisquer odores, de cigarro, mofo, etc.
  • Borrife no vaso sanitário, ralinhos, pias e box de banho para desinfetar e ainda deixar um suave cheirinho no ambiente.
  • Limpe, desinfete e remova odores de urina de animais domésticos no piso, tapetes, almofadas, estofados, etc.
  • Elimine os germes, fungos, remova odores e ainda deixe um suave aroma nas toalhas em uso. Após cada banho pulverize levemente o produto e estenda a toalha no box ou varal para secagem.
  • Pulverize cortinas, colchões, travesseiros, almofadas, estofados, etc. para remover ácaros, odores de umidade/mofo e ainda deixar um suave aroma.
  • Borrife naquela peça de roupa que estava guardada no armário há bastante tempo e está com aquele ‘cheirinho característico de roupa esquecida’ no guarda-roupas!

 
COMO LIMPAR DRENOS E DESENTUPIR RALINHOS DE PIAS E LAVATÓRIOS

 

  • Para remover odores, a gordura acumulada nos drenos/canos e desentupir o ralinho da pia da cozinha, adicione uma xícara de bicarbonato. De preferência, use o Bicarbonato de Sódio AromatizadoEm seguida despeje duas xícaras de vinagre branco de álcool.


  • Quando cessar a efervescência provocada pela mistura dos dois ingredientes, adicione uma boa quantidade de água fervente. Se possível, evite abrir a torneira por uns 30 minutos.


  • Use o mesmo procedimento nos ralos dos lavatórios de banheiros/lavabos para eliminar sujeiras, mosquinhas, gorduras e neutralizar os odores.

Veja também COMO NEUTRALIZAR OS ODORES NO RALINHO DO BANHEIRO.

 


 
COMO LIMPAR E REMOVER MANCHAS DO PISO DE PORCELANATO

O porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico formado por materiais nobres, porém, sua manutenção é totalmente fácil de se fazer, não requer muito esforço e nem gastos exagerados.

Limpeza diária: após varrer, passe um pano molhado em uma solução de água e detergente neutro, na proporção de 2 colheres (sopa) para 1/2 balde de água. Outra boa opção é substituir o detergente pelo sabão de coco líquido. Enxague com o pano molhado em água limpa e depois seque.

Limpeza semanal ou limpeza profunda: dissolva em meio balde de água uma colher (sopa) bem cheia de  Pasta Mousse de Bicarbonato e passe no piso. Enxágue com um pano molhado em água limpa. Na falta da Pasta, use o saponáceo líquido, com moderação. Enxágue bem.

Para mais brilho e deixar o ambiente sem odores e ainda levemente perfumado por alguns minutos, depois de limpo, adicione 1/4 de xícara de Vinagre Especial Multiuso, no seu aroma predileto em meio balde de água limpa e passe no piso.

Manchas: As manchas não específicas, em geral, provocadas pelo derramamento (pingos) de produtos clorados, que queimam o revestimento, e se transformam em placas escuras, são irreversíveis, mas podem ser amenizadas de forma satisfatória, com uma BORRACHA ESCOLAR, branca. Após limpar o piso, esfregue a borracha apenas na mancha, em movimentos leves e constantes até clarear o local. Quanto mais claro o porcelanato, mais imperceptível fica a mancha. Limpe o local com pano úmido. De preferência, passe selador em todo o piso. Depois de algum tempo a mancha pode até escurecer novamente, mas basta repetir o procedimento.



As manchas de graxa, óleo, ferrugem, cerveja, vinho, café, refrigerante, borracha de pneu, giz de cera e outras, podem ser removidas com a Pasta Mousse de Bicarbonato de Sódio. Esfregue a mancha com uma esponja e a Pasta. Na falta da Pasta, use o saponáceo líquido, com moderação. Enxágue bem.

Jamais use:

  • Aguarrás, água sanitária ou acetona;
  • Ceras e produtos para realçar o brilho;
  • Escovas abrasivas;
  • Ácido;
  • Amoníaco;
  • Sabão em pó;
  • Soda cáustica.
  •  
  • Para proteger e manter o porcelanato livre de riscos e manchas, sempre brilhante, periodicamente use um selador especialmente para esse tipo de piso. Eu usei, aprovei e recomendo:
     


 
COMO REMOVER O MAU CHEIRO EM RECIPIENTES PLÁSTICOS

 

  • Use sempre água fria. A água quente irá fixar mais ainda os odores do plástico.
     
  • Opção 1: Encha o recipiente com pedaços grossos de repolho e tampe. Deixe descansar por 12 horas.
     
  • Porque funciona: o repolho em tiras grossas tem grande superfície de contato, capaz de absorver o ar em volta. Além disso, essa verdura é composta de enzimas ativas de enxofre, que destrói qualquer partícula malcheirosa. A partir de agora você pode alternar o armazenamento de torta de chocolate ou molho de churrasco na mesma vasilha, sem problemas!
     
  • Opção 2: Encha o recipiente com água e algumas gotinhas de essência de baunilha. Deixe repousar por algumas horas e lave.
     
  • Opção 3: Esfregue um pedaço de jornal em toda parte interna do pote. Em seguida, amasse uma outra página, coloque dentro do pote e tampe bem. Deixe agir por uma noite. O papel irá absorver o odor.

    Opção 4: Deixe o utensílio de molho em água clorada. Adicione 1/2 xícara de água sanitária para cada litro de água e deixe o recipiente de molho por 1-2 horas.

    Opção 5: Misture água e bicarbonato de sódio e encha o recipiente. Tampe e leve ao congelador por dois dias. Tire o bloco de gelo e o plástico está livre de qualquer odor.

     

 

 


 
COMO CAMUFLAR ARRANHÕES NO COURO

ARRANHÕES NO COURO:  Com o auxílio de um pano cubra o local com Azeite de Oliva ou óleo mineral. Em seguida, dê polimento com papel toalha até total infiltração do óleo no couro. Na foto o Antes e Depois da aplicação.

Uma outra tentativa, especialmente no couro escuro, como vermelho e preto é o uso de uma caneta permanente da mesma cor. Preencha o risco com a canetinha e logo depois use a graxa para calçados ou o Fluído Hidratante de Couro. Dê polimento com um pano macio.

 


 
PINCEL DE RIMEL RECICLADO NA LIMPEZA DA CASA

Não jogue fora a varinha do rimel que acabou - Use-a para limpar pequenos espaços ou locais de difícil acesso, como por exemplo, atrás de torneiras, botões e puxadores de gavetas e armários, entre as teclas do pi...ano ou computador, bordas de placas de interruptores de luz, pedras de jóias e bijuterias, pequenos itens da máquina de costura, etc... Para lavar o pincel encha uma bacia pequena com água bem morna e algumas gotas de detergente para louças ou shampoo. Deixe-o no molho por uns 15-20 minutos e depois esfregue o rímel com uma escovinha velha de dentes. Se ainda ficar algum resíduo, aplique o detergente ou shampoo diretamente na escovinha e torne a esfregar. Enxague bem e pronto! Você terá um instrumento de limpeza bastante ágil - Experimente!


 
COMO LIMPAR A MAMADEIRA AZEDA

Para remover o cheiro de leite azedo da mamadeira, esfregue-a com um pouco de creme dental e a escova própria para lavar o recipiente. Enxágue bem até remover todo o cheiro do produto.


 
COMO RENOVAR BOLSAS E ACESSÓRIOS DE COURO

Lave bolsas/malas e cintos de couro muito sujos com água e sabonete de glicerina. Enxágüe e retire o excesso de água com uma flanela branca e limpa (evite flanela amarela!). Deixe secar na sombra e depois hidrate: pingue algumas gotinhas de vaselina líquida numa flanela branca e espalhe em toda a peça. Deixe agir por uns 10 minutos e dê lustro.


 
COMO LIMPAR OS FARÓIS DO CARRO E DEIXÁ-LOS BRILHANTES!

Se mesmo depois de lavados normalmente com shampoo ainda permanecem embaçados, basta fazer um polimento com creme dental (não pode ser o gel). Espalhe a pasta com um pano seco e esfregue o farol, em círculos, até remover o embaçado e pequenos arranhões. Finalize com um pano úmido!


 
COMO REMOVER MANCHAS DE CANETA NA BONECA DE VINIL

Prenda o cabelo da boneca e besunte bastante o local manchado com Peróxido de Benzoíla 10% (ingrediente ativo do creme para tratamento da acne – tipo Acnase) - à venda em qualquer farmácia. Se a boneca tiver sobrancelhas, evite o creme no local. Exponha a boneca ao sol até desaparecer toda a mancha. O tempo pode durar entre duas a quatro horas. Periodicamente, observe a evolução do branqueamento. Depois limpe qualquer resíduo com um pano e água.
Nos riscos com lápis de cor, faça uma limpeza com água e vinagre, em partes iguais.


 
COMO LIMPAR O ESPREMEDOR/AMASSADOR DE BATATAS

Coloque o utensílio em uma bacia de água fria logo após o uso. Tem que ser fria, pois o contato dos resíduos de batata com água quente resulta numa 'cola' difícil de remover. Deixe no molho até a completa lavagem.


 
COMO LIMPAR CÚPULA DO ABAJUR EM TECIDO

Para manter as cúpulas livres de poeira, periodicamente faça uma limpeza com um rolo adesivo para limpeza de roupas.


 
COMO LIMPAR O REJUNTE MOFADO E ENCARDIDO DO BANHEIRO

Sem o cuidado devido semanal, com o passar do tempo as sujidades e o mofo podem ficar impregnadas no rejunte, tornando mais difícil e demorada a tarefa, ou até mesmo impossível ser removido, resultando num aspecto bastante desagradável.
Existem no mercado limpadores ácidos... mas, além da toxicidade para sua casa, sua família, costuma levar seu rejunte para o ralo também!!!!
Mas com ingredientes naturais, pouco esforço, e com as ferramentas certas, veja duas dicas práticas para deixar os rejuntes do banheiro limpo e com aspecto de novo!

Para ajudar na dissolução da sujeira impregnada, veja abaixo duas opções:

1: Limão e Bicarbonato de Sódio:
Faça uma pasta grossa com o suco do limão e bicarbonato. Aplique no rejunte com uma escovinha e deixe agir por uns 30 minutos. Esfregue, de preferência com o auxílio de uma Escovinha de Aço.

2: Pasta Mousse de Bicarbonato e Pó Clareador:
Prepare uma mistura na proporção de 1 colher (sopa) de Pó Clareador para cada 3 colheres cheias de Pasta Mousse. Aplique no rejunte com uma esponja ou escova macia. Deixe agir por uns 15 minutos e passe a Escovinha de Aço. Na maioria das vezes nem precisa esfregar com força, basta passar a escovinha no rejunte como se tivesse espalhando uma pintura, e a sujeira toda se solta. Enxague e, se necessário, repita a aplicação.
Veja o antes e depois na foto!


 
COMO CONSERVAR OS MÓVEIS DE METAL/AÇO SEMPRE NOVINHOS

 A cera automotiva em pasta além de proteger contra oxidação, manchas, restaura o brilho da pintura dos móveis em aço/mental. A cada seis meses, aplique a cera com um pano levemente úmido e deixe secar. Dê brilho com um pano limpo e seco.
Para manutenção, dissolva a cera líquida automotiva em água e aplique no móvel a cada dois meses.


 
COMO LIMPAR E RENOVAR BANCADAS DE MÁRMORE PRETO
  • Para limpeza e renovação da cor das bancadas de mármore ou granito preto, que com o uso e desgaste natural ficam esbranquiçadas, primeiro esfregue-a com pedra-pomes em pó. Adquira o pó nas marmorarias ou rale a pedra em casa. Enxágüe e deixe secar bem.
  • Depois derreta, em banho-maria, 100g de cera incolor e acrescente 10g de graxa preta para calçados.
  • Retire do fogo e acrescente 100g de terebintina*. Esfregue a pia com a mistura e deixe secar por várias horas. Lustre com uma flanela.

 

*Adquira Terebintina em papelarias. Em Goiânia, no Empório das Essências - (62) 3224-5688


 
COMO PROTEGER OS MÓVEIS NA HORA DA LIMPEZA

Ao lavar o piso ou carpete e não vai retirar os móveis pesados do local, proteja suas pernas com papel-alumínio para evitar respingos de água e produtos de limpeza! Santo papel-alumínio, não???


 
COMO REMOVER O CHEIRO DE PIPOCA QUEIMADA NO MICROONDAS
Para se livrar do terrível odor persistente de pipoca queimada no microondas, encha uma tigela de tamanho médio, com um copo de água e polvilhe o tempero favorito como a canela, louro, cravo ou adicione algumas gotas de essência de baunilha ou limão. Ligue o micro em potência alta e deixe ferver. Deixe a porta fechada por mais uns 15 minutos e depois retire a tigela. Limpe as paredes com taolhas de papel ou um pano seco e limpo. Deixe a porta aberta alguns minutos.

 


 
COMO MANTER O BRILHO DO INOX

Para manter o brilho natural dos utensílios de inox, como aquelas peças que não são usadas para cozinhar alimentos, lave-os com uma esponja de banho. São mais delicadas, portanto não arranha o inox.

Depois de limpos, enxágüe os utensílios de inox ainda novo com água quente e seque-os imediatamente com um pano limpo e seco, para que o brilho natural do material seja mantido.


 
COMO LIMPAR UM LIQUIDIFICADOR

Periodicamente, faça uma limpeza profunda - para eliminar resíduos e odores que se acumulam no liquidificador, em especial aqueles com borracha de vedação e no suporte das lâminas. Coloque água morna até metade do copo e adicione metade de um limão. Tampe e ligue, deixando bater por alguns segundos. A casca do limão ajuda a eliminar partículas residuais e o suco tira odores.

Para clarear o copo e a tampa do liquidificador, passe a Pasta Mousse de Bicarbonato de Sódio com uma esponja e deixe descansar por uns 10-15 minutos. Esfregue e enxágue. A pasta clareia e dá brilho no copo e tampa de plásticos.

Aproveite para fazer a limpeza da base também com a Pasta. Remove toda a gordura, manchas e clareia todas as suas partes, teclas, etc., inclusive os de inox.


 
COMO MANTER O BOX DE VIDRO SEM MANCHAS

Mensalmente, após a higienização passe um pano molhado com água e lustra-móveis, diluído em partes iguais. Dá brilho e evita que o vidro fique marcado com a espuma do sabonete, shampoo, cremes, etc. A mistura age como um repelente.

Para ajudar a manter o vidro sempre limpo, sem manchas de shampoo, sabonete, óleos, etc. quando você terminar de tomar o banho, apenas limpe as portas com um rodinho de pia! Mantenha no Box o mini-rodo pendurado em um gancho ou adquira aqueles com ventosa como esse da foto.

 

 

 

 


 
COMO DESCONGELAR RAPIDAMENTE O FREEZER E GELADEIRA

O excesso de gelo no freezer prejudica o seu funcionamento, aumentando o consumo de energia. Se sua geladeira não for frost free, antes de iniciar o descongelamento, coloque os alimentos congelados dentro de uma caixa de isopor, para conservarem sua temperatura. Se não tiver uma caixa de isopor, no mínimo, enrole-os em alguns jornais ou papel-alumínio. Ajudam a manter a temperatura por mais tempo.

Para acelerar o processo de descongelamento da geladeira ou freezer, você pode recorrer a um secador de cabelos ou uma panela com água fervente. Se a camada de gelo for muito espessa, troque a água até total descongelamento. Vale também usar um ventilador ligado, direcionado para o interior do Freezer.


Depois de retirado todo o gelo, faça uma boa limpeza com água e bicarbonato. Para limpar, desencardir ou remover manchas, use a Pasta Mousse de Bicarbonato de Sódio. Passe a pasta com o auxílio de uma esponja, esfregue e depois enxague com um pano molhado. Nunca utilize produtos químicos ou que possam deixar cheiro dentro do freezer. Jamais utilize agentes de limpeza como: álcool, querosene, gasolina, thinner, varsol, solventes, detergentes, ácidos, vinagre e produtos químicos ou abrasivos. 

Jamais use objetos pontiagudos ou facas para remover o gelo do congelador. Você pode furar o tubo de gás e estragar a geladeira.

Depois de descongelar o congelador ou freezer, aplique uma fina camada de glicerina em seu interior com uma toalha de papel. O gelo será removido com mais facilidade na próxima vez.


 
COMO LIMPAR A POEIRA SEM ASPIRADOR DE PÓ

Para limpar cantinhos difíceis sem espalhar a poeira pela casa esem o uso do aspirador, faça uma ‘gambiarra” - Estique um cabide de arame e encaixe nele a perna de uma meia-calça velha. Meias de nylon são poderosos acumuladores de eletricidade estática que fazem as partículas de pó serem atraídas em vez de se espalharem.

  

 

Para uma limpeza rápida do piso empoeirado, envolva uma vassoura com uma meia. Ao passar a vassoura no piso a poeira adere à meia sem espalhar o pó.

Use a meia nas mãos também para limpar os móveis: você fará a limpeza mais rápido!


 
COMO LIMPAR O MICRO-ONDAS

A Pasta Mousse de Bicarbonato de Sódio também passou por aqui, fez uma limpeza profunda e destruiu toda a gordura e sujeiras e ainda deixou suas paredes mais brancas! Basta aplicar a Pasta com o auxílio de uma esponja macia, deixar agir por uns 3 minutos e enxaguar com um pano úmido.


 
COMO LIMPAR COIFAS E EXAUTORES

FIM DO EXAUSTOR IMPREGNADO DE GORDURA E EMBAÇADO! Veja o ANTES e DEPOIS nessas fotos. A limpeza foi feita com a Pasta Mousse de Bicarbonato de Sódio + uma esponja + um pano.  Espalhe a pasta com uma esponja, deixe agir por uns 2 minutos e esfregue. Enxágue com um pano úmido. Ela limpa, desengordura e dá brilho no inox!


 
COMO LIMPAR VIDROS E ESPELHOS EM SEGUNDOS!

Apesar dessas superfícies serem fáceis de limpar, o produto utilizado ou até mesmo um pano úmido pode deixar marcas e embaçados. Mas aqui vai a solução para facilitar a limpeza e deixar seus vidros e espelhos brilhantes:

Molhe um pano limpo, torça bem e “trisque” levemente na Pasta Mousse de Bicarbonato de Sódio. Basta uma pequena quantidade. Espalhe na superfície e, em seguida, passe um pano seco. O resultado é um vidro ou espelho sem marcas e brilhante!


 
COMO LIMPAR (CLAREAR) REJUNTES E AZULEJOS ENCARDIDOS

Para facilitar a limpeza profunda de azulejos, pisos e rejuntes encardidos, prepare uma mistura de Pó Clareador para Roupas e Pisos com a Pasta Mousse de Bicarbonato , em partes iguais, e um pouco de água.
Essa mistura resulta num poderoso clareador e removedor de manchas dos azulejos, pisos cerâmicos, etc., sem adição de cloro ou ácidos. 

Se preferir, adicione o Pó Clareador no Detergente Mágico da Vovó Juju,  com um pouco de água, ou no seu detergente habitual  usado na limpeza de azulejos e pisos. (Não use sabão em pó no piso... após algum tempo amarela a cerâmica!)
Espalhe nos azulejos e rejuntes e deixe agir por uns 10 minutos. Depois esfregue os azulejos e pisos com uma vassoura de pelo, e, se o rejunte estiver muito encardido, use uma escovinha de cerdas duras ou... aquela escovinha de dentes elétrica! Se no rejunte ainda ficar algum resíduo, repita o procedimento.

 


 
COMO LIMPAR FOGÃO ESMALTADO (LIMPEZA PESADA)

Para manutenção o material exige um maior cuidado. Se não for limpo após cada uso, esse derramamento pode se transformar em crostas difíceis de serem removidas. Mas agora você já encontrou a solução!

  1. Caso o fogão tenha forno, ligue-o por uns dez minutos, para amornar o tampo. Isso vai ajudar na faxina.
  2. Espalhe sobre a sujeira uma mistura de 1 colher da Pasta Mousse de Bicarbonato + 1/2 colher de Pó Clareador. Deixe agir por 15 minutos e esfregue. Use uma esponja de aço ou aquela dura, de fibra verde. Se necessário, repita o procedimento.

  3. Nos casos mais críticos, em que a crosta já está formada, inclusive em alto relevo, deixe a mistura agir e depois esfregue, em movimentos curtos, uma lixa d’água bem fina (pode ser a de nº 320). Finalize esfregando a esponja.

  4. Enxague com um pano bem molhado e finalize com outro levemente úmido.
  5. No final, prepare mais um pouco da mistura e esfregue todo o fogão.
  6. Para finalizar, depois de tudo limpo e sem marcas dissolva um pouco de cera automotiva (pode ser a líquida) em um pouco de água e dê um polimento.
  7. Para a limpeza do dia-a-dia use a Pasta Mousse de Bicarbonato. Para um uso econômico, coloque um pouco de água sobre a mousse, no potinho. A mistura Irá se transformar em um líquido leitoso. Use-o em um pano úmido para a limpeza de todo o fogão que irá se manter sempre limpo, sem gorduras e sem crostas.

 


 
COMO LIMPAR BOLSA DE COURO (SINTÉTICO OU LEGÍTIMO - LIMPEZA E HIDRATAÇÃO)

Para limpeza das bolsas brancas e claras, prepare uma mistura com um pouquinho de Pasta Mousse de Bicarbonato e o Pó Clareador para Roupas Brancas e Coloridas, passe na peça com um pano branco úmido ou esponja macia. Deixe agir por uns 2-3 minutos e enxague com um pano branco e úmido.

Nas bolsas de cor escura, não é necessário usar o Pó Clareador, basta adicionar um pouquinho de água no próprio potinho da Pasta Mousse, o suficiente pra formar um líquido leitoso por cima. Molhe com ele a ponta de um pano úmido e vá limpando toda a peça. Depois hidrate.

Para hidratar, pingue gotinhas de óleo de amêndoas doces em um pano bem torcido, quase seco, e esfregue na peça. Deixe penetrar por uns 10 minutos e dê lustro com outro pano branco limpo e seco. Pronto... bolsa limpa, sem manchas, hidratada e com cara de nova!


 
COMO LIMPAR FOGÃO COOKTOP VITROCERÂMICO

LIMPEZA DE ROTINA:

Para manter seu fogão cooktop sempre limpo, e com aparência de novo, basta dissolver a Pasta Mousse de Bicarbonato em água até formar um líquido leitoso. Acondicione em um frasco e use para a limpeza e manutenção diária com o auxílio de um pano úmido ou esponja. A Pasta desengordura, limpa sem deixar marcas e resíduos e dá brilho

LIMPEZA PESADA:

  1. Em casos de vidro muito engordurado ou até mesmo com crostas ou manchas de água quente,  espalhe a Pasta sem dissolver, deixe agir por uns 3-5 minutos e esfregue-o com uma esponja.
  2. Enxague com um pano bem molhado e finalize com outro seco.

IMPORTANTE:
A limpeza deverá ser feita sempre com a mesa vitrocerâmica fria;
Nunca use produtos como limpa-fornos, sapólio, esponja de aço ou ponta de objetos (faca, garfo), para remover alguma sujeira impregnada;


 
COMO LIMPAR UM CONTROLE REMOTO

Devem passar por uma boa limpeza regularmente, que além de assegurar seu bom funcionamento, impede o abrigo de germes que podem ser passados ​​entre as pessoas que o manuseia.

Essa limpeza e desinfecção pode ser feita com um pano bem torcido e uma “pitadinha” da Pasta Mousse de Bicarbonato. Utilize o pano úmido para remover toda sujeira e manchas. Coloque a ponta de um dedo por baixo do pano e esfregue-o entre os pequenos botões. Se preferir, molhe um cotonete na Pasta.

Finalize com um pano seco e sem fiapos para remover quaisquer partículas finais e para secar o controle remoto. Os de cores claras ficam como novos!


 
COMO LIMPAR PRATA

Objetos e utensílios de prata podem escurecer com o passar do tempo. Isso acontece por causa das partículas de enxofre que existe em suspensão no ar e aderem à superfície do metal formando uma camada cinzenta de sulfeto de prata... Mas com essas mágicas aqui, você pode fazer seus utensílios voltarem a brilhar em instantes.


O que você vai precisar:
1) ½ litro de água fervente
2) 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
3) 1 colher (sopa) de sal refinado
4) ½ xícara de vinagre branco de álcool
5) Uma folha de papel alumínio

Leve a água ao fogo até atingir o ponto de fervura. Forre um recipiente, de preferência uma travessa (tipo marinex), com uma folha de papel de alumínio, com o lado brilhante para cima. Adicione o bicarbonato, o sal e o vinagre e, imediatamente despeje a água fervente. Coloque os talheres ou outros objetos/utensílios/acessórios de prata escurecida e veja a camada escura se desprender como mágica, em poucos minutos.

A mistura de bicarbonato, sal, vinagre e alumínio forma uma carga elétrica leve, que repele os átomos de enxofre e faz com que a prata volte a ser brilhante como nova.
Deixe as peças de molho por alguns minutos e depois enxágüe-as com bastante água corrente.

Em seguida, seque-as com um pano macio, flanela ou micro-fibra em movimentos de vai-e-vem como se tivesse polindo. Simples!

Mágica nº 2: Limpeza com a Pasta Mousse de Bicarbonato:  
Ideal para uso nos talheres de prata e inox usados diariamente. Essa é uma forma mais simples e mais rápida para polir e brilhar a prata escurecida. Espalhe a Pasta com uma esponja macia, deixe agir por uns cinco minutos, esfregue (sempre com o lado macio da esponja), enxágüe bem e depois seque. Pronto.

Talheres de Prata de Uso Diário:
Periodicamente, caso não tenha a Pasta, podem ser deixados de molho em água com algumas gotas de amoníaco e um pouco de detergente de louça. Depois lave-os com bastante água.

Conservação/manutenção da prata brilhante:
Além de uma limpeza rápida periodicamente, a melhor maneira de preservar suas peças brilhantes é armazená-las corretamente.
Inimigo nº 1: Nunca guarde a prata onde possa entrar em contato aço borracha, aço inoxidável, ou pintura. Cola também tem enxofre, por isso, evite cola no armário em que guarda utensílios de prata. Ovos não devem ser colocados em travessas de prata.

Veja aqui as melhores opções:
Opção 1: Conserve as peças de prata limpas e bem secas em um recipiente com tampa (não use inox) forrado com o papel alumínio (lado brilhante para cima).

Opção 2: Armazene, em especial os talheres usados apenas em ocasiões especiais em papel acid-free* ou no tecido de veludo. Não se esqueça de manter sempre um pedaço de giz escolar na embalagem.


Opção 3: Mantenha as peças embrulhadas nas Flanelinhas Mágicas (veja receita de como prepará-la na pág. 266 do Livro: Dicas da Zezé.  Essas flanelinhas, além de proteger suas peças enquanto armazenadas ou até mesmo expostas na decoração, podem ser usadas para polir e deixar sua prata brilhante como nova!

*Os papéis Acid Free, semi translúcido, são os preferidos dos artistas plásticos e pintores para trabalhos em aquarela, óleo e acrílico. A sua superfície muito suave torna-o ideal para acondicionamento e protecção de documentos gráficos, têxteis, obras de arte, ou como papel intercalar para documentação, fotografia, etc. Ou seja, livres de ácido e lignina. Estes papéis protegem as fotos evitando que amarelem com o passar dos anos, preservando assim seus trabalhos por muito tempo. Pode ser adquirido nas lojas de artesanato e algumas papelarias.


 
USANDO UMA PÁ COMO EXTENSOR DE TORNEIRA

IMPROVISE: Você precisa encher o balde de água, mas ele não se encaixa na pia? Improvise!!!! A pá se transforma num extensor da torneira!!!!


 
COMO REMOVER AS CROSTAS DAS TRAVESSAS COM PAPEL-ALUMÍNIO

Para remover sujeiras impregnadas de assados das travessas de vidro ou de uma grelha, use detergente líquido e esfregue uma bola de papel alumínio. Pronto... limpinha


 
COMO REMOVER O CHEIRO DE NAFTALINA DOS ARMÁRIOS

Odores indesejáveis e impregnantes, como de naftalina podem ser removidos da gaveta ou armário, por lavagem com uma solução forte de limão.


 
COMO REMOVER MARCA DE MÓVEIS NO TAPETE OU CARPETE

Sabe aquela marca que o móvel pesado deixou no tapete ou carpete? Basta afofar com um garfo e pronto!


 
COMO LIMPAR PÉROLAS

Para manutenção e brilho das PÉROLAS, limpe-as com umas gotinhas de azeite de oliva.


 
COMO REMOVER PELOS DE ANIMAIS DOS ESTOFADOS

Retire-os sem stress! Vista luvas de borracha, dê uma leve molhadinha e seque-as com um pano. Ao passar as mãos pelo estofado todo o pelo adere à luva.


 
COMO RETIRAR PEQUENOS ARRANHÕES DO VISOR DO CELULAR.

1. Coloque um pouco de creme dental (não pode ser gel) em um cotonete e faça movimentos circulares por uns 4 minutos. Não é necessário muita pressão, e não deixe a pasta parada num ponto por muito tempo.  
2. Com outro cotonete aplique um pouquinho de vaselina. Isso remove todo o resíduo da pasta que foi aplicada. Aplique por uns 2 minutos, em movimentos circulares para remover todo o resíduo do creme dental aplicado.
3. Dê polimento com um pano limpo e macio. Sempre em movimentos circulares. Se ainda ficar algum sinal, torne a repetir o procedimento.


 
COMO LIMPAR XIXI NO COLCHÃO, ESTOFADOS E TAPETES
  1. Primeiro espalhe um pouco de bicarbonato de sódio e deixe agir por uns 30 minutos. Aspire ou passe uma escova macia.
     
  2. Se ainda ficar manchado passe uma pasta com água e bicarbonato ou use a Pasta Mousse de Bicarbonato de Sódio.
     
  3. Esse procedimento remove o odor também. Mas caso persista, como no caso da urina de adulto, borrife uma mistura de álcool e vinagre branco, deixe secar ao sol ou use um secador de cabelos para acelerar o processo. Se preferir, use o Vinagre Especial Multiuso, que além de remover todos os odores, limpa, mata os ácaros e ainda deixa o colchão/estofado, tapete... levemente perfumado.

 


 
COMO LIMPAR CAMURÇA - CUIDADOS ESPECIAIS COM OS CALÇADOS

 

Limpeza: use um pouquinho de condicionador de cabelos dissolvido em água, em partes iguais, apenas para umedecer a camurça. Depois de espalhar a mistura, remova o excesso com um pano também úmido e bem torcido. O condicionador, além de limpar, ajuda a hidratar a camurça e renova o aspecto do seu sapato, bolsa, cinto... e não altera a cor.

A Pasta Mousse de Bicarbonato pode ser usada com eficiência para limpeza de sujeiras, marcas e manchas na camurça. Passe a pasta com um pano úmido e esfregue bem. Enxágue com um pano limpo e úmido. Deixe secar na sombra.

Manchas:  se a mancha na camurça for muito forte esfregue-a com lixa de unha.

Nas manchas mais profundas, depois de passar a lixa, passe uma escova umedecida em álcool, esfregando o local ou segure o sapato no vapor de uma chaleira ou panela para remover a mancha. Também funciona com roupas de camurça.

Manchas de jeans ou riscos pretos: esfregue o local em movimento de vai-e-vem com uma borracha branca ou lápis-borracha e, depois escove usando uma escova com cerdas duras, em movimentos longos.

Impermeabilização caseira: use o spray fixador de cabelo. Além de proteger, o produto repele qualquer líquido e ainda mantém a cor e textura orignal da camurça.

Calçado de camurça molhado: para evitar maiores danos retire os sapatos o mais rápido possível e inicie o procedimento.

Amasse algumas folhas de jornal formando bolas e recheie bem o calçado.

Deixe-os secar naturalmente em um lugar fresco e seco.

Não exponha seu calçado ao sol e nem use secador de cabelos!  Depois de seco, limpe e impermeabilize.

 

Porque o jornal absorve a umidade? Para baratear os custos o papel tem um revestimento de baixa qualidade e age como um filtro de carvão ativado, absorvendo e eliminando qualquer umidade que tenha contato.

 


 
COMO REMOVER MANCHAS ESBRANQUIÇADAS NO BOX DE VIDRO

 

Para eliminar as manchas brancas provenientes de shampoo, sabonete, etc., faça um tratamento de choque:
 

  1. Com o vidro ainda seco, espalhe a Pasta Mousse de Bicarbonato de Sódio com uma esponja levemente úmida. Espere secar.
  2. Depois esfregue uma esponja de aço nova e seca (como se tivesse fazendo um lixamento) até remover toda a pasta e as manchas. Enxágue.
  3. Se alguma mancha ainda persistir torne a repetir o procedimento e finalize passando a esponja dupla face bem molhada em todo vidro com um pouco da Pasta Mousse de Bicarbonato de Sódio .
  4. Enxágüe e aplique uma camada bem fina de cera líquida automotiva misturada com um pouquinho de água. Dê polimento com uma flanela seca.

Para manutenção, mensalmente, depois de seco, passe uma flanela com uma mistura de lustra móveis e água, em partes iguais, na parte interna do box. A mistura age como um repelente de água dura, sabonete, shampoo, etc.

Na falta da Pasta Mousse: para cada xícara de água bem morna, misture 1 colher de detergente em pó + 2 colheres de álcool + 1 copo de vinagre + 2 colheres de bicarbonato de sódio.

Aplique a mistura no vidro, deixe agir por uns 10 minutos e depois esfregue com uma esponja tipo fibra ou com o lado verde da esponja dupla-face. Enxágue e seque o vidro. Repita o procedimento semanalmente até eliminar todas as manchas. Encere e faça manutenção conforme acima.


 
COMO REMOVER ODORES DOS CALÇADOS

Para desinfetar e desodorizar seu calçado, o Bicarbonato de Sódio Aromatizado, comprovadamente neutraliza odores e elimina os germes causadores do mau-cheiro.

  • Pulverize uma pequena quantidade dentro do sapato ou tênis durante a noite e deixe até de manhã. Depois basta sacudir o calçado para retirar o excesso. Repita conforme necessário até eliminar por completo os odores.
  • Se preferir, polvilhe o pó em todos os seus calçados guardados na sapateira, e apenas dê uma leve sacudida na hora do uso. Assim, além dos calçados, sua sapateira também ficará livre de odores.

 
COMO REMOVER ÁCAROS DOS COLCÕES, ESTOFADOS E ALMOFADAS

A limpeza e remoção de ácaros dos colchões, estofados e almofadas é muito simples e extremamente eficaz com o uso do Bicarbonato de Sódio Aromatizado. Ele limpa, desinfeta, perfuma, remove a umidade, mofo, bolor, odores e ácaros.

  • Remova o excesso, de preferência, com um aspirador.

  • Se muito sujos, mofados, em um dia ensolarado, polvilhe generosamente o Bicarbonato de Sódio Aromatizado, deixe agir por algumas horas e aspire. 
  • Em seguida borrife vinagre branco de álcool. Provavelmente irá espumar. Deixe as peças ao sol até completa secagem.
  • Nas manchas ou sujeiras persistentes esfregue levemente a Pasta Mousse de Bicarbonato.

 
COMO LIMPAR TAPETES E CARPETES À SECO - SEM PRODUTOS QUÍMICOS

Você não vai mais precisar gastar fortunas com empresas especializadas para lavar seu tapete, pelo menos por um bom tempo. Não importa se está muito sujo, com sua cor original camuflada de sujeira, mau-cheiro de mofo ou urina, etc. Veja como desinfetar, remover a sujeira, odores, perfumar e renovar as cores de seu tapete, mantê-lo em boas condições sem o uso de produtos químicos, aumentar sua vida útil, economizar e ajudar o meio ambiente:

Nos muito sujos:

  1. Primeiro aspire ou escove o tapete.
  2. Com o auxilio de um saleiro ou peneirinha, polvilhe toda sua extensão com o Bicarbonato de Sódio Aromatizado.
  3. Em seguida, com uma esponja, de preferência aquela de dupla face, espalhe o Vinagre Especial Multiuso (use o mesmo aroma do bicarbonato) em toda sua extensão sem encharcar.
  4. Aguarde de 40 a 60 minutos ou até secar bem e aspire ou torne a escovar.

Na sujeira moderada:

  1. Inverta o processo: em um borrifador, adicione o Vinagre Especial Multiuso, e borrife por partes do tapete, sem encharcar. Escove ou use uma esponja para remover manchas de sujeira e a poeira. Deixe secar bem.
  2. Depois de bem seco, com o auxílio de um saleiro ou peneirinha, polvilhe toda sua extensão com o Bicarbonato de Sódio Aromatizado.
  3. Deixe agir, por no mínimo, 30 minutos.

Este processo pode ser aplicado nos estofados, colchões, almofadas, etc.

      Manutenção:

  • Para manter seus tapetes e carpetes limpos e cores sempre brilhantes, sem odores e ácaros, borrife o Bicarbonato de Sódio Aromatizado em toda sua extensão. Deixe agir por 30 minutos ou mais e aspire.

 
COMO ACABAR COM AS MOSQUINHAS PRETAS DO BANHEIRO

Conhecidas como "moscas dos drenos" ou "moscas dos ralos". Quando aparecem é um alerta de que é preciso limpar os ralos. Suas larvas se alimentam de bactérias que crescem no material gelatinoso encontrado nesses locais. Livre-se delas!!!

Opção 1:

  1. Ferva água e adicione bastante sabão em pó. Retire o tampão do ralo e esfregue a área interna com a solução e uma escova com cabo longo (use luvas). Enxágüe com bastante água quente.
  2. Prepare outra solução com três colheres de água sanitária para cada litro de água e despeje no ralo. Coloque o tampão e aguarde alguns minutos antes do uso.
  3. Se preferir, substitua a água sanitária pelo Bicarbonato de Sódio e Vinagre Branco de Álcool. Despeje duas xícaras de bicarbonato no ralo. Em seguida adicione mais duas xícaras do vinagre. A reação do bicarbonato e vinagre é um frizz que se dissipa rapidamente. Evite usar o banheiro por uns 30 minutos.

 

 


 




Sub-Grupo de Dicas...
 


Goiânia - Goiás    © 2004 - 2012 | Escritora Zezé de Souza
Telefone:   (62) 3259-2298     (62) 9973-0591 Vivo*     (62) 8160-0655 Tim*