COMO FAZER GOMA EM SPRAY PARA ROUPAS

  • Uma toalha de bandeja, um guardanapo, aquela toalha de linho bordada, para um jantar formal - todas ganham corpo e evitam encardidos quando levemente engomadas, e transmitem um cuidado extremo com os detalhes.
  • Algumas cortinas, especialmente aquelas de tecido, como cambraia de linho, que têm bordados e que lembram as suíças, com estilo bem camponês, ficam muito mais bonitas quando recebem um pouquinho de goma em spray.
  • Camisas femininas, cheias de nervuras, rendas e fitas, ficam muito mais bonitas e práticas de serem usadas, quando suavemente engomadas na hora de passar.
  • Panos para enxugar copos de vidro e cristal levemente engomados evita deixar fiapos nos utensílios.
  • A quantidade de goma usada determina sua maciez. Então, não imagine que uma peça engomada é dura. Quando usamos pouca goma, conseguimos obter um resultado muito bom e a roupa continua suave ao tato e gostosa de usar.

As gomas preparadas em casa são boas e mais econômicas. Que tal preparar um spray para engomar, mais fácil de usar do que goma de imersão, e pode ser usada em quase toda roupa na hora de passar?

Ingredientes:
1 colher (sopa – bem cheia) de maisena (amido de milho)

1 litro de água filtrada
Essência no aroma de sua preferência (sugestão: lavanda ou limão)

Despeje a água no copo do liquidificador, adicione a maisena e bata, em velocidade baixa, até formar uma mistura leitosa.

Despeje o ‘leite’ em um frasco com borrifador, adicione a essência (1 colher de café) e agite até misturar bem. Se preferir uma goma mais suave, acrescente mais água.

Na hora do uso agite bem o frasco. Ótimo para engomar roupas, toalhas de mesa e guardanapos... sem deixar aquela aparência dura e ressecada!




COMO ECONOMIZAR ESPAÇO AO SECAR ROUPAS MIÚDAS

Se você não tem um cabide especial para meias e lingeries, economize espaço no varal: Prenda os pares de meias, calcinhas, soutiens, etc. num cabide plástico.


 
COMO REMOVER O MAU CHEIRO DE TOALHAS DE BANHO (TOALHAS FEDORENTAS!!!)

Apesar de usarmos as toalhas de banho sempre com o corpo já limpo, infelizmente o tecido é propenso à acumulação de odores, em especial no período chuvoso ou banheiros com pouca ventilação. E, não adianta apenas ‘jogar’ a toalha na máquina, sabão em pó e amaciante... O sabão faz a limpeza superficial e o cheirinho do amaciante camufla os odores momentaneamente. Mas logo após o primeiro uso, lá está de volta aquele desagradável odor na toalha, sem contar que o amaciante comum deixa a toalha dura, impermeabiliza suas fibras, reduzindo sua capacidade de absorção.

Mas tem solução: retire todas as toalhas do armário e comece a lavagem especial...  porém tenha cuidado para não sobrecarregar a máquina, se amontoadas o processo não terá o efeito esperado. Lave cerca de três toalhas, no máximo quatro, por carga!!!

  1. Coloque as toalhas na máquina, adicione 2 colheres (sopa) de sabão em pó no dispenser (ou o líquido conforme as instruções de uso).
  2. Em seguida, coloque 2 colheres (sopa) do Pó Clareador para Roupas Brancas e Coloridas. O produto além de renovar as cores, clarear as brancas, vai ajudar bastante na remoção dos odores impregnados nas fibras. Programe a máquina para molho longo, de preferência, na água quente.
  3. Quando a máquina começar a bater aguarde alguns minutos até que o sabão e o Pó Clareador estejam bem misturados.
  4. Abra a tampa da máquina, despeje 1 xícara (chá) de Vinagre Especial Multiuso no seu aroma predileto. Tampe e retire o plug da tomada, permitindo que as toalhas fiquem no molho por pelo menos 1 hora antes de ligá-la novamente.
  5. No último enxágüe acrescente mais 1 xícara (chá) do Vinagre Especial Multiuso para amaciar, liberar as fibras e terminar o processo de desinfecção do tecido. Além de amaciar o tecido, o produto tem ação bactericida e ainda deixa um suave perfume nas toalhas.
  6. Tire as toalhas da máquina, logo que o ciclo terminar. Não deixe-as na máquina de lavar por muito tempo após a centrifugação, para evitar que fiquem com cheiro de umidade novamente.
  7. Pendure-as fora, no sol, que é ótimo para eliminar odores em tecidos, bem abertas, ou coloque-as na secadora.
  8. No varal, quando estiverem quase secas borrife-as novamente com o Vinagre Especial Multiuso e aguarde a secagem completa para depois guardá-las. Nesse caso, dê uma boa sacudida na toalha ainda molhada (ajuda na liberação das fibras) e pendure-as bem abertas.
  9. Na secadora, abra a tampa e borrife o Vinagre Especial Multiuso e deixe terminar o processo de secagem.

O resultado são toalhas renovadas, com cheirinho de limpeza, macias e bastante absorventes!

Para evitar que suas toalhas voltem a ter odores desagradáveis, nas próximas lavagens, adicione o Pó Clareador para Roupas Brancas e Coloridas no sabão do molho, e finalize com o Vinagre Especial Multiuso, na água do último enxague, o qual pode ser adicionado no dispenser da máquina.

Lembrando que: Toalhas não devem ser passadas a ferro. Depois de bem secas, dobre-as ao meio e bata-as (dê-lhes uma “surra”), no esfregador do tanque, bancada ou parede.


 
COMO LAVAR SUTIÃ COM ARO E BOJO

Evite lavar seus sutiãs no chuveiro. A água quente danifica a elasticidade do tecido e pode desfiar a renda. Para lavá-los sem danificar o aro e o tecido, esfregue-os com uma esponja macia e detergente líquido para louças neutro ou sabão de coco. O shampoo para cabelos também é recomendado.

Se em volta do aro ou nas axilas tiver manchado com suor + desodorante ou encardido, com manchas de creme, filtro solar, óleo de banho, etc. espalhe um pouquinho de Pasta Mousse de Bicarbonato com uma esponja úmida. Deixe agir por alguns minutos e esfregue os locais com uma escovinha de dentes ou de unhas. NUNCA USE CLORO!

Se o sutiã ficar amarelado com o tempo, deixe-o de molho em água + sabão + Pó Clareador para Roupas Brancas e Coloridas que pode ser usado para clarear a lycra, sem riscos!

Na falta do Pó Clareador use uma solução de água oxigenada (água + água oxigenada -20-30 volumes, na proporção de 4 colheres para cada 1/2 litro de água).

Enxague bem, de preferência debaixo da torneira, deixando escorrer bastante água para retirar qualquer resíduo de produto da espuma do bojo e fibras da lycra.

Não torça, apenas tire o excesso de água com algumas espremidas com a mão. Pode também usar uma toalha limpa e seca. Estenda uma toalha de rosto, coloque o sutiã e dobre-a formando um sanduíche. Vá apertando a toalha nos bojos até absorver quase toda a água.

Pendure o sutiã no varal, na sombra, em local ventilado, e de preferência pelas duas alças para secar.

Evite pendurá-los pelas laterais para evitar relaxamento, marcas na lycra...

Clique aqui e veja  como guardar seus sutiãs de forma correta!

 

 

 


 
COMO FAZER TOALHINHAS AROMATIZANTES PARA SECADORA DE ROUPAS
  • Recorte retalhos de tecido de cor clara (flanela, fralda, malha... pode usar até aquelas camisetas já surradinhas!!!), mais ou menos no tamanho de uma folha de papel-toalha.
  • Prepare a solução: para cada xícara de seu amaciante preferido, adicione  uma xícara de água. Misture os ingredientes.
  • Para um perfume mais intenso, substitua o amaciante perfumado pelo neutro e adicione uma colher (chá) de essência para amaciante de roupas na medida sugerida anteriormente. Se quiser, acrescente mais essência. Pode usar a essência comum, porém seus lenços ficarão um pouco oleosos. O ideal é usar a essência HS (Hidrossolúvel, ou seja, dissolve na água naturalmente). Geralmente esses produtos são vendidos em lojas de produtos que comercializam bases para amaciantes, detergentes, etc.
  • Em uma vasilha plástica com tampa (pode ser um pote de sorvete) coloque um retalho recortado e despeje a mistura uniformemente. Vá colocando um sobre o outro e molhando bem com a mistura. Pode colocar a mistura em um frasco com gatilho e borrifar bem sobre cada retalho. Fica mais uniforme.
  • Feche o recipiente e deixe saturar bem por uns 2 ou 3 dias.
  • Mantenha o pote sempre tampado e use uma toalhinha por cada carga de roupa ainda úmida na secadora. Se necessário, esprema o excesso de líquido, pois o tecido deve estar apenas úmido. Mantenha o recipiente sempre fechado. Depois de usados, as toalhinhas podem ser lavadas e reutilizadas em outro lote.

 


 
COMO LAVAR ROUPAS À SECO EM CASA
  • Com uma escovinha bem macia ou esponja, cubra o local com um pouco de Pasta Mousse de Bicarbonato. Deixe agir por mais ou menos 30 minutos.
  • Dê uma esfregadinha no local com as mãos, escovinha de dentes ou com a esponja, dependendo do tecido e da profundidade da mancha.
  • Enxague, passando a esponja úmida para remover a Pasta. Por último passe um pano branco limpo e quase seco. Deixe secar naturalmente, e na sombra.
  •  

Alerta: Para evitar que a umidade do local passe para outra parte da peça, em especial nos tecidos finos como seda, cetim... proteja a mancha com um guardanapo ou papel-toalha no avesso do tecido.


 
COMO DESENCARDIR ROUPA BRANCA

Se aquela peça de roupa ‘era branca’, mas com a lavagem, uso de cloro... está amarelada, encardida, com cara de ‘surrada’, agora, com um método simples, prático, econômico e bastante eficaz... você recupera a cor e deixa o branco mais branco e brilhante! E o melhor, pode ser aplicado na roupa do bebê, inclusive aquele enxoval que ficou guardado por muito tempo à espera do próximo, roupa íntima, lycra, biquínis, seda, toalhas de banho, algodão, etc... sem danificar as peças.

Se a peça estiver suja, primeiro faça uma pré-lavagem. Retire as manchas de gordura ou filtro solar, inclusive com tonalizante, com detergente para louças. Mas atenção: tem que ser com a peça ainda SECA! Espalhe o detergente e dê uma esfregadinha... pronto! Enxágue antes de colocar no molho. Jamais coloque roupa branca suja no molho. Nenhum sabão, detergente, alvejante ou clareador fará milagres em água suja!

Você vai precisar de: 1 bacia bem limpa + água também limpa + Pó Clareador + detergente em pó ou líquido + 1 saco plástico azul. 

Adicione água na bacia, o suficiente para cobrir toda a peça, o detergente, o Pó Clareador para Roupas Brancas e Coloridas, misture levemente e mergulhe a roupa. Deixe a peça bem submersa para que o clareamento fique por igual.

Vista ou cubra a bacia com um plástico azul e deixe-a exposta ao sol por algumas horas. Se puder, vire a peça depois de algum tempo e torne a cobrir a bacia.

Verá que a água irá esquentar bastante, e substituirá o processo de ferver ou ‘quarar’ a roupa, deixando-a com um branco muito mais branco!!!

Experimente e comprove o resultado fantástico!


 
COMO REMOVER TINTURA DE CABELO DE ROUPAS E TOALHAS

Se você lavou ou guardou uma toalha ou outra peça de roupa com mancha de tintura e já secou, será mais difícil removê-la. Em peças brancas você pode usar gotinhas do ácido oxálico (conhecido comercialmente como Semorin) e esfregar (mas use luvas). Enxague a peça rapidamente.

Mas se a mancha ainda estiver fresca isso será possível com três ingredientes que geralmente temos em casa ou nos salões de beleza:

Spray de Cabelo: molhe (sature bem) a mancha com o produto. Continue borrifando até a mancha ficar bem coberta e então pressione com um pano úmido (não esfregue). Repita o procedimento até que a mancha comece a se separar do tecido.  Na falta deste, passe um desodorante em spray (não os de válvula) sobre a mancha. Ou

Água Oxigenada: despeje o produto na mancha e esfregue-a com uma escova de dentes, em linhas retas, nunca em círculos para não espalhar mais a tinta. Passe um pano seco e em seguida lave a peça.

Independente da peça que estava manchada, se roupa ou toalha, coloque-a na máquina de lavar, adicione sabão em pó, e de preferência, acrescente o Pó Clareador para Roupas Brancas e Coloridas. Programe a máquina em um ciclo quente. Ficarão como novas!


 
COMO REMOVER MANCHAS GORDUROSAS DE AMACIANTE DA ROUPA QUE ACABOU DE SAIR DA MÁQUINA

Se ao retirar a roupa da máquina, as peças estão com pontinhos gordurosos, provocados pelo acúmulo e excesso de gordura de amaciantes industrializados, você não precisa lavar a roupa novamente. Devolva as peças no cesto da máquina e despeje ½ xícara da Vinagre Especial Multiuso. Programe um enxágüe e pronto. Sua roupa sairá da máquina limpa, macia e levemente perfumada!


 
COMO PASSAR MANGAS DE CAMISA FACILMENTE

Para obter mangas de camisas, vestidos ou casacos, impecáveis, sem fazer dobras ou rugas, enrole uma revista e enfie-a na manga. A revista desenrolará o bastante para se transformar num alcochoado firme.

Alerta: Se a peça estiver úmida, cubra a revista com um pano para não soltar a tinta no tecido.


 
COMO ENGOMAR ROUPA DE SEDA

Para engomar levemente a roupa de seda natural, derreta uma folha de gelatina branca em um litro de água fervente. (Não use a gelatina em pó).
Junte água fria o suficiente para cobrir a peça, umedecendo bem. Torça levemente a roupa e pendure. Passe a roupa ainda levemente úmida, de preferência coberta com um papel de seda.
Esse procedimento renova o caimento da seda, deixando a peça com aparência de nova.


 
COMO REMOVER O ODOR DE ÁGUA SANITÁRIA DA ROUPA

Se lavou a roupa com água sanitária, e mesmo depois de enxaguada, ficou com aquele odor característico do cloro, torne a enxaguar a peça com água e o Vinagre Especial Multiuso. Na falta, use um pouco de álcool comum.


 
COMO LAVAR TRAVESSEIROS EM CASA

Mesmo quando estamos dormindo nosso corpo continua a suar para manter o corpo em uma temperatura confortável. E, comumente o suor infiltra através do tecido da fronha, e depois de seco, fica uma mancha amarelada.
Em geral, quando o amarelamento é muito profundo as pessoas jogam fora e adquirem novos travesseiros.  Mas você não precisa e nem deve fazer mais isso. O ideal é que se faça duas lavagens por ano nos travesseiros. É fácil, rápido e, a maioria pode ser lavado normalmente na máquina.

Vamos ao passo-a-passo de como lavar e secar seus travesseiros ou almofadas:

01. Retire a fronha e qualquer protetor do travesseiro;

02. Adicione o detergente (líquido ou em pó). Use uma maior quantidade que o normal na lavagem de roupas, pois geralmente o enchimento está impregnado de gordura do rosto e cabelos, que se infiltrou através do suor.

   

03. Acrescente 4 colheres (sopa) de Pó Clareador para Roupas Brancas e Coloridas. Pode ser junto com o detergente ou após a caída da água, diretamente nos travesseiros.
04. Programe a máquina para um molho longo, na configuração quente, dois enxagues. Se a sua máquina não possui essa configuração, encha a máquina por 1/3 com água fria e complete a carga com água fervente. Esse processo é muito importante para obter ótimos resultados.
Inicie a lavagem e deixe-a agitar por alguns minutos para certificar-se de que todo o detergente e o pó tenha dissolvido.

 

05. Desligue a máquina (basta retirar o plugue da tomada) e deixe no molho por mais tempo do que a programação normal.

06. Passado algumas horas, torne a conectar o plugue. Vire os travesseiros para permitir que o lado de cima possa obter o efeito completo de agitação e molho na água quente. Deixe a máquina trabalhar normalmente.
07. No último enxague adicione o Vinagre Especial Multiuso para remover qualquer resíduo de sabão, amaciar e perfumar suavemente seus travesseiros na sua fragância preferida.

SECAGEM:

Na secadora: para enchimento de penas, use o ciclo de ar. Para sintéticos, use a temperatura baixa.

Coloque os travesseiros na máquina de secar, adicione um par de bolas de tênis cobertas de meias limpas para ‘fofá-los’ e ficar como aqueles que são lavados a seco!

No sol: Se é um dia ensolarado coloque seus travesseiros para secar na luz solar direta, em algum tipo de superfície que permite o fluxo de ar ao redor das peças (como uma cadeira de tela ou varal de chão).

E pronto! Você terá travesseiros limpos, livres de suor, poeira, fungos (mofo), germes, ácaros, fofos e levemente perfumados!

Agora basta você olhar para esses "antes" e "depois", criar coragem e resgastar como novos todos os seus travesseiros e almofadas!


 
COMO LIMPAR ROUPAS À SECO

A lavagem ou limpeza à seco pode ser feita com solventes conhecidos como alifáticos, dentre eles, está o Varsol ou Removedor doméstico, facilmente encontrado em supermercados ou casas de tintas. Mas se você preferir uma limpeza menos agressiva e mais suave use a Pasta Mousse de Bicarbonato. Veja as duas opções:

 

Malha ou lã:
Podem ser lavadas a seco utilizando como solvente o álcool comum, encontrado nos supermercados. Basta seguir o seguinte procedimento:

  1. Numa bacia, coloque álcool suficiente para cobrir suas peças. Friccione com cuidado as partes sujas ou manchadas. Jogue fora o álcool - que deverá estar sujo.
  2. Torça as roupas e repita esta etapa acrescentando mais álcool.
  3. Utilize uma toalha para retirar todo o excesso do álcool de suas roupas.
  4. As peças devem secar à sombra e em local arejado.

Ternos e peças de seda pura:
Para roupas delicadas como ternos ou tecidos de seda pura, pode-se utilizar como solvente o Varsol. Veja os passos:

  1. Despeje uma quantidade de Varsol suficiente para cobrir totalmente a peça de roupa numa bacia. Mergulhe sua roupa e deixe de molho por aproximadamente uma hora.  
  2. Torça a peça e utilize uma toalha para absorver bem o produto.  
  3. Estenda a roupa à sombra, em lugar arejado para que o odor do produto desprenda-se da roupa - isso pode levar de dois a três dias.
  4. Não passe o ferro diretamente sobre a roupa. Você pode colocar um papel de seda entre o tecido e o ferro e, passar sem vapor.

Limpeza de golas

  • Para limpar golas de vestidos ou casacos, passe suavemente um pano branco limpo embebido na solução de água e Pasta Mousse de Bicarbonato. Enxágüe com um pano branco, limpo e úmido. Deixe secar.

Mofo na peça de couro
Misture partes iguais de álcool isopropílico e água em um copo.. Mergulhe uma flanelinha limpa na mistura, retire apenas o excesso e passe no local. Depois de seco hidrate o couro.

Remover odores

  • Para remover odores remanescentes de roupas, como fumaça de cigarros, etc. use uma mistura de 50/50 de vodka e água ou o Vinagre Especial Multiuso. Pulverize também sobre paletós, casacos e outros artigos de vestuário para refrescar a área das axilas. Deixe a peça secar bem antes de guardá-la.
  • O álcool também ajuda a tirar o cheiro de cigarro da roupa: borrife o produto diretamente na roupa que deve estar do lado avesso e deixe secar bem.

Limpeza - remoção de manchas com a Pasta Mousse de Bicarbonato:

  1. Com uma escovinha macia ou esponja, espalhe a Pasta nos locais com sujeiras, gorduras ou outras manchas de alimentos. Deixe agir por mais ou menos 30 minutos.
  2. Dê uma esfregadinha nos locais com as mãos, escovinha de dentes ou com a esponja, dependendo do tecido e da profundidade da sujeira.
  3. Enxague, passando a esponja úmida para remover a Pasta. Por último passe um pano branco limpo e quase seco. Deixe secar naturalmente, na sombra.

Clique aqui e veja dicas de lavanderia pra você que gosta de cuidar da sua roupa com carinho ou como um profissional!!

 


 
COMO REMOVER MANCHAS NAS ROUPAS - FAÇA VOCÊ MESMO(A) UM REMOVEDOR

Veja como é fácil preparar um poderoso removedor de quase todos os tipos de manchas nas roupas. Pode ser usado na lycra, seda, poliéster, tecidos de cores claras e firmes.
Misture 2 colheres de água oxigenada cremosa (30 ou 40 volumes) + 1 colher de Bicarbonato de Sódio. Espalhe sobre as manchas com o auxílio de uma escovinha de dentes velha, pincel ou esponja. Deixe agir por uns 30-60 minutos. Lave a roupa normalmente, e, preferencialmente, coloque a peça de molho.

ALERTA: Infelizmente o removedor não pode ser armazenado, pois perde sua eficácia após 6 horas de preparo.


 
COMO ENCOLHER OS PUNHOS ALARGADOS DE UM SUÉTER

Em três etapas simples, rápidas e fáceis você pode devolver ao seu suéter de lã ou algodão que ‘alargou’ a aparência de novo!

  1. Despeje água fervente em uma bacia ou tigela. É importante que a água seja bem quente? Ela irá devolver ao tecido a sua antiga forma.
  2. Molhe os punhos nessa água quente, e dê uma leve espremida com as mãos, juntando bem as fibras da lã. Como se já tivesse diminuindo os punhos.
  3. Seque-os com o secador de cabelos. O calor da água, somada ao calor do secador irá encolher os punhos.

 

 

FONTE: Real Simple

 


 
COMO SUAVIZAR AS ROUPAS MUITO ENRUGADAS QUE ACABARAM DE SAIR DA SECADORA

 Se as roupas foram deixadas na máquina de secar muito tempo e estão muito enrugadas, atire uma toalha limpa e levemente úmida (não ensopada) na secadora e torne a programá-la por mais alguns minutos. A umidade da toalha devolve a suavidade e alisa novamente os tecidos.


 
COMO DEVOLVER A MACIEZ E ELIMINAR OS FUNGOS DE SEUS TRAVESSEIROS

Periodicamente, a cada intervalo de lavagens, coloque seus travesseiros na secadora de roupas, juntamente com duas bolas de tênis para devolver sua maciez natural. Com o calor da secadora, essa limpeza rápida mata os fungos que crescem nos travesseiros, provocando reações alérgicas!


 
COMO LAVAR PANOS DE LIMPEZA (COZINHA, PISO E PÓ)

O ideal é ter vários panos de limpeza para evitar lavagens rápidas e definitivas todos os dias. Essas lavagens rápidas diárias, além de pouco eficientes, não removem totalmente a sujeira, gordura e ainda deixa os panos encardidos por falta do molho. Evite os panos tipo Perfex e flanelas na pia da cozinha. Não são eficientes, pouco absorventes e retêm gordura e odores com mais facilidade.
 

  • Os panos de pia/piso/cozinha devem ser brancos e lavados rapidamente ao final de cada dia.  Mantenha um balde com água onde se dissolveu um pouco de Pó Clareador para Roupas Brancas e Coloridas. Na falta deste, use Bicarbonato de Sódio. Diariamente, após retirar o excesso de sujeira na água da torneira, coloque os panos no balde. Esse procedimento evita o mau-cheiro.
     
  • Semanalmente coloque todos os panos na máquina, programe uma pré-lavagem e um molho na água quente onde se adicionou água sanitária ou o Veja 2 em 1, com cloro ativo. Deixe no molho por algumas horas ou por uma noite. Use dois enxágües.
     
  • Com essa lavagem desinfetante e clareadora semanal, terá panos bem limpos, brancos e sem germes.

    Veja também como lavar Panos de Prato.

 

         Clique aqui e veja dicais especiais pra você cuidar da sua roupa e do seu enxoval como um profissional!
 


 
COMO LAVAR PANOS DE PRATO
  • Pano de prato deve ser trocado DIARIAMENTE e utilizado apenas para enxugar a louça. Não o utilize para pegar panelas e secar as mãos.
     
  • Após o uso, deve ser pendurado para secar e guardado em um local específico. Se sujo de carne crua ou outro alimento que causa odores, primeiro faça uma pré-lavagem, pendure-o para secar, nesse caso, na sombra. Nunca misture panos de prato com vestuário.
     
  • Uma vez por semana junte todos os panos sujos e lave-os na máquina. Programe a máquina para uma pré-lavagem – adicione sabão em pó e uma xícara de vinagre branco de álcool para remover a gordura e possíveis odores.
     
  • Em seguida deixe no molho, em água quente, com sabão em pó. Para branquear os de cor branca, sem bordados ou barra coloridas, você pode adicionar alvejante com cloro. Eu recomendo o uso do Pó Clareador para Roupas Brancas e Coloridas, que além de branquear, tem poder desinfetante e não mancha ou descora as cores e  detalhes dos panos.
     
  • Para amaciá-los, remover qualquer resíduo de gordura que ainda possa ter permanecido no tecido, e ainda ficar com cheirinho de limpeza, use vinagre ou o Vinagre Especial Multiuso no enxágüe.

             Veja também como lavar Panos de Limpeza.


 
COMO REMOVER O MOFO DO COURO

Infelizmente, as roupas de couro são as que mais sofrem ação de fungos e mofos. E lidar com essas manchas e odores desagradáveis presos nas suas peças exige um pouco de paciência,  mas tem solução!

Opção 1: Misture partes iguais de álcool isopropílico e água em um copo.  Mergulhe um pano ou um chumaço de algodão na solução e limpe os locais manchados. Seque com um pano limpo e seco e deixe a peça num local ventilado por uns dois dias para completa secagem e remoção de possíveis odores. Depois de bem seca, hidrate.

Opção 2: Umedeça um pano limpo e seco em vinagre branco de álcool puro e passe na peça de couro que está com mofo ou com cheiro de guardado.  Seque com um pano seco e limpo. Deixe a peça num local ventilado por uns dois dias e depois hidrate.

Opão 3: O óleo de cravo (vendido em farmácias) mata esporos e evita a formação de bolor. Misture quatro gotas em ½ xícara de água e, em seguida, utilize para limpar áreas danificadas, ou, no caso de estofados, passe nos locais propensos ao bolor.

 

Nas manchas muito resistentes aplique um pano úmido e Terebintina, e em seguida seque com uma flanela limpa. Adquira a Terebintina nas papelarias e lojas de artesanato e pinturas.


 
COMO PASSAR ROUPAS DE COURO

Mesmo quando armazenados de forma correta, infelizmente, é comum termos surpresas desagradáveis ao pegar aquele casaco ou calça de couro no armário e descobrir que algumas partes estão amarrotadas! Mas é possível deixar sua peça de couro novamente com aparência de nova, brilhante e bem lisinha!

  1. O alerta principal é não usar ferro a vapor para essa operação e ajustar o ferro (seco) na temperatura baixa inferior a oitenta graus, de preferência entre os níveis um a dois, no máximo.
  2. Coloque um pano de cor clara, pode ser até uma fralda, fronha ou pano de prato bem limpo entre o ferro e a peça de couro, sempre com cuidado para que o bico do ferro não ultrapasse a margem do tecido.

Imagem: Lalá Noleto  


 
COMO REMOVER AS MANCHAS E ODORES NO COURO

Se sua peça de couro manchou ou está com algum odor, você não precisa necessariamente recorrer ao uso de produtos químicos que possam estragá-la. Em vez disso, você pode remover essas manchas com alguns itens comuns e naturais, veja como:

MANCHAS MAIS COMUNS:

GORDURA:

Opção 1: Aplique um adesivo para conserto de pneu de bicicleta na mancha. Deixe agir por uma noite e depois retire. Hidrate.

Opção 2: Espalhe um pouquinho de Pasta Mousse de Bicarbonato de Sódio no local e deixe agir por uns 2 minutos. Passe uma esponja macia e úmida. Seque com um pano e hidrate.

SUCO DE MAÇÃ: é um líquido que costuma deixar marcas resistentes. Use uma esponja macia úmida e um pedaço de miolo de pão. Esfregue-os alternadamente até remover a mancha.

SUOR

Opção 1: Adicione algumas gotas de shampoo de bebê em uma tigela de água morna.  Umedeça um pano limpo e passe a solução no local. Enxague com uma flanela úmida e limpa. Deixe secar completamente, na sombra.

Opção 2: Limpe a área, esfregando um pano macio umedecido com água morna onde se adicionou um pouquinho de condicionador de cabelos.

Opção 3: Prepare uma mistura com três partes de vinagre branco e uma parte de água fria.  Sature um pano limpo na solução de vinagre, torça-o, em seguida, limpe a mancha de suor. Repita e aplique um pouco de pressão para que possa ter certeza de que a solução penetrou nas fibras do couro. Enxague a área com um pano limpo, umedecido com água pura, para remover a solução de vinagre. Seque a área com um pano limpo. Hidrate.

Opção 4: Dissolva um pouquinho de Pasta Mousse de Bicarbonato de Sódio em água morna e aplique nos locais com uma esponja macia ou pano. Enxágue com um pano úmido bem torcido e hidrate.  Ela limpa e remove os odores do suor.

TINTA DE CANETA:

Opção 1: Faça uma mistura com  1 colher de glicerina + 2 colheres  de álcool comum Esfregue a mancha com um algodão, trocando-a sempre.

Opção 2: Pulverize a área afetada com spray de cabelo e esfregue um pano.

Opção 3: Esfregue delicadamente e pacientemente o risco com um lápis-borracha até remover toda a tinta. Depois passe uma escovinha de cerdas macias.

TINTA DE CABELO: Uma gota de tinta de cabelo pode destruir sua peça de couro, mas se você perceber isso rapidamente, poderá removê-la com alguns produtos comuns. Siga o passo a passo:

  1. Limpe o excesso de tinta com um pano branco, sem esfregar.
  2. Pulverize um pouco de spray de cabelo no local. O spray de cabelo funciona melhor quando a tinta ainda está úmida. Tenha cuidado para não usar muito, pois o álcool contido no spray pode secar o couro.
  3. Umedeça uma bola de algodão com uma pequena quantidade de álcool isopropílico. Sature a mancha com a bola de algodão até remover todos os vestígios da mancha.
  4. Umedeça um pano branco e limpo com água e limpe a área imediatamente. Continue limpando a área com água até ter certeza de que todos os vestígios de spray de cabelo ou álcool sumiram.
  5. Finalize com um pano limpo e seco e depois hidrate bem.

TINTURA AZUL DE JEANS:

  1. Coloque uma quantidade generosa de vaselina sobre a mancha. Esfregue com a parte de trás de uma colher de plástico. Cubra o local com um pano.
  2. Deixe a vaselina agir sobre a mancha por 2-3 dias.
  3. Limpe a vaselina um pano macio. Primeiro, limpe o excesso do produto e depois esfregue. A mancha terá sumido. Seque o local com um pano limpo e seco.
  4. Hidrate toda a peça.

VINHO TINTO: Quando se trata de peças de couro a bebida ácida como o vinho tinto pode causar uma mancha permanente se você não agir rapidamente.

  1. Remova o excesso de líquido com uma esponja ou pano. Não esfregue, caso contrário irá fixar a mancha.
  2. Encha uma meia limpa com uma a duas xícaras de sal. Amarre a ponta para que o sal não escape. Coloque a bola de meia diretamente sobre a mancha, fazendo uma pressão suave por alguns minutos.
  3. Limpe o local com um pano limpo umedecido em água morna e depois seque a área com outro pano seco. Se ainda tiver resíduos de mancha, não esfregue o local. Apenas aplique o pano do exterior para dentro da mancha.
  4.  Se a mancha ainda estiver visível, repita o procedimento. Deixe secar bem e depois hidrate.

ODORES:

CHEIRO DE GUARDADO: coloque nos bolsos da peça um pedaço de algodão com um pouco de seu perfume. Retire depois de 24 horas.

CHEIRO DE CIGARRO: muitas vezes o cheiro de cigarro persiste no couro por muito tempo. Livrar-se do odor de forma correta é importante para que não danifique a superfície do couro no processo.

  1. Limpe toda a peça com um pano macio e úmido. Em seguida remova toda a umidade com um pano macio e seco.
  2. Em seguida passe um pano úmido com sabonete hidratante. Tente esfregar o pano com o sabonete em um movimento circular em toda a peça.
  3. Enxague o sabonete com outro pano úmido e, em seguida lustre com um pano seco.
  4. Polvilhe Bicarbonato de  Sódio em toda peça para remover qualquer odor do fumo remanescente. Deixe agir por uma noite e depois aspire usando um aspirador de pó com escova macia ou passe uma escova de roupa em toda peça.

Em casos de odores mais suaves, borrife um pano branco com uma solução, em partes iguais de água e álcool isopropílico. Limpe toda a peça e deixe-a secar em local bem ventilado, na sombra. Por fim, hidrate.


 
COMO LIMPAR COURO

Nas muito mofadas, faça a primeira limpeza ao ar livre, assim os fungos não espalham no ambiente fechado. Siga o passo a passo:

  1. Limpe a peça ou objeto de cima para baixo com um pano limpo e seco. Nas fendas, detalhes ou áreas de difícil acesso, use uma escovinha de dentes seca.
  2. Prepare uma solução com água e sabonete de glicerina e aplique em toda a peça com um pano limpo, sem encharcar.
  3. Com um pano úmido, bem torcido, faça o enxágüe.
  4. Deixe secar num local ventilado e na sombra.
  5. Depois de bem seco, hidrate o couro com óleo de amêndoas ou vaselina líquida. Nas botas e calçados use graxa incolor.

Cores claras encardidas ou muito sujas: O couro sintético tende a amarelar mais rápido.

Opção 1: Umedeça uma esponja macia e passe no sabonete de glicerina.
Aplique na peça, esfregando com mais resistência nas regiões mais sujas ou encardidas. Enxague com um pano bem umedecido, removendo o sabonete por completo. Repita o enxágüe. Seque com um pano limpo e seco. Depois hidrate.

Opção 2: Para uma limpeza profunda e clareamento prepare uma mistura com um pouquinho de Pasta Mousse de Bicarbonato e o Pó Clareador para Roupas Brancas e Coloridas, passe na peça com um pano branco úmido ou esponja macia. Deixe agir por uns 2-3 minutos e enxague com um pano branco e úmido.

Opção 3: Nas cores escuras, não é necessário usar o Pó Clareador, basta adicionar um pouquinho de água no próprio potinho da Pasta Mousse, o suficiente para formar um líquido leitoso por cima. Molhe com ele a ponta de um pano úmido e vá limpando toda a peça. Depois hidrate.

A Pasta Mousse de Bicarbonato remove sujeiras da superfície, como a gordura e a oleosidade absorvidas pelo couro e ainda elimina fungos e bactérias que terminam degradando o couro.

 


 
COMO HIDRATAR O COURO

Hidratação caseira: Pingue gotinhas de óleo de amêndoas doces ou vaselina líquida em um pano úmido bem torcido, quase seco, e esfregue na peça. Deixe penetrar por uns 10 minutos e dê lustro com outro pano branco limpo e seco. Pronto... couro limpo, sem manchas, hidratado e com cara de novo!

Se o couro tiver  muito ressecado, como no caso de estofados, por exemplo, prepare o  Fluído Hidratante de Couro e faça uma hidratação profunda. Espalhe o fluído na peça com um pano macio úmido bem torcido, quase seco, e deixe repousar por 10-15 minutos. Lustre vigorosamente com um pano limpo e seco.

Se a sua peça de couro (vestuário, estofados, bolsas, sapatos...) já apresenta sinal de pequenas rachaduras... craquelado, veja COURO CRAQUELADO - RESTAURAÇÃO.

 

 


 
COMO CUIDAR DO COURO MOLHADO

COURO MOLHADO

Se a peça molhar, coloque-a para secar na sombra, em local ventilado, longe de fonte de calor por uns 3-5 dias. Hidrate bem.

Se depois de seco o couro ficar endurecido em função da umidade, não hesite, prepare o Fluído Hidratante de Couro e aplique. Você pode experimentar também hidratá-lo com óleo de rícino.

MANCHAS DE ÁGUA

Se sua peça de couro manchar com água, limpe o mais rapidamente possível. A água pode drenar os óleos naturais do couro, e se você deixar de limpar um derramamento de imediato, a água pode deixar uma mancha. Se sua peça já está manchada, na maioria das vezes, basta usar água pura para removê-la:Opção1:

  1. Mergulhe uma esponja na água e molhe-a completamente. Torça a esponja até que ela seja tão seca quanto possível. Coloque a esponja em uma borda da mancha e esfregue, inclusive nas proximidades, sem esfregar.
  2. Se depois de seco ainda ficar com marcas ou anéis de água, tente aplicar maionese. Deixe agir por algumas horas e limpe com um pano seco.
  3. Hidrate bem para restaurar os óleos naturais perdidos através da água e proteger a superfície.

Opção 2:

  1. Retire a casca de uma fatia de pão de forma branco e forme uma bola com a massa. Esfregue a mancha de água com a bola de pão, pressionando-a com firmeza contra o local.
  2. Se ainda ficar resíduos, esprema suco de limão fresco em um pano e esfregue a mancha. O ácido suave ajudará a remover as manchas de água.
  3. Limpe a área com um pano umedecido com água e seque bem.
  4. Por fim, faça uma hidratação

 
COMO TIRAR MANCHAS DE ÓLEO (GORDURA), MESMO SE VOCÊ JÁ LAVOU E SECOU A ROUPA.

Misture 1 colher de lustra móveis branco + 1 colher de detergente para louças neutro e cubra bem as manchas. Deixe descansar por uma hora. Dê uma esfregadinha no local, enxágüe ou coloque a peça na máquina para lavagem normal. Perfeito!!!!

Uma outra opção é cobrir bem as manchas com sabonete líquido, deixar agir por uma hora, e depois lavar a peça normalmente!


 
COMO PRÉ-LAVAR ROUPAS MUITO SUJAS

SABONETE NA LAVANDERIA! Mantenha uma barra de sabonete branco (tem que ser branco) bem próximo de sua máquina de lavar. Ele pode ajudar na pré-lavagem de sujeiras difíceis, como colarinhos e punhos de camisas, suor, maquiagem, barras de calças jeans, etc. Umedeça o sabonete, esfregue na mancha e depois lave normalmente a peça.


 
COMO DIMINUIR A INCIDÊNCIA DE MANCHAS DE SUOR NAS GOLAS E AXILAS DAS CAMISAS BRANCAS

 Polvilhe um pouco de talco nas axilas e colarinho da camisa branca depois de passada. O pó forma uma barreira no tecido evitando manchas de suor.


 
POTENCIALIZE SUA MESA DE PASSAR

Você pode passar mais rápido, mais fácil, e ainda economizar energia, se colocar uma folha de alumínio sob a cobertura da tábua de passar.
Porque funciona: A folha de alumínio facilita a penetração do vapor na almofada de espuma, que naturalmente é desviado de volta para o tecido que está sendo passado!


 
COMO REMOVER O MAU CHEIRO NAS MEIAS

Se mesmo depois de lavadas suas meias exalam algum odor desagradável, está na hora de dar uma caprichada! O mau cheiro deriva das bactérias que ficam impregnadas no tecido, mesmo depois de lavado com sabão. Mas eis algumas opções:

  1. Depois de bem limpas, deixe-as de molho por uns 30 minutos em uma solução de Água + Vodka. A vodka, basicamente é uma combinação de água com etanol, tem teor de álcool suficiente para desinfetar as meias e remover os odores.
  2. Mas, se você não quiser usar a preciosa bebida, basta deixar suas meias no molho onde se adicionou o Pó Clareador para Roupas Brancas e Coloridas, e, no enxágüe, substitua o amaciante comum pelo Vinagre Especial Multiuso. Além de clarinhas, o Pó Clareador e o Vinagre Multiuso, desinfeta, deixa suas meias livres desses odores desagradáveis e com um suave cheirinho de limpeza!

 
COMO SECAR BLUSAS DE LINHA NO VARAL

Para evitar que deformem ou estiquem no varal, depois de retirar todo o excesso de água com uma toalha, passe uma velha meia-calça pelas mangas e prenda as meias em vez do blusão!


 
COMO OBTER TOALHAS DE BANHO SEMPRE MACIAS E CHEIROSAS

Dicas de lavagem

 

  • As toalhas ficam ásperas e com pontinhos de mofo em função do uso de amaciante, que apesar de cheiroso causa estes inconvenientes e ainda reduz a capacidade de absorção. Experimente sempre substituir o amaciante de roupas pelo Vinagre Especial Multiuso. Ele garante a maciez do tecido, tem ação bactericida e ainda deixa um suave perfume nas toalhas.

 

  1. Devem ser lavadas separadamente, no ciclo “roupas delicadas”, e de preferência, em água quente.
  2. Nas brancas ou de cores claras, muito sujas ou encardidas, com mau-cheiro, o ideal é que se faça antes uma pré-lavagem. Depois adicione no sabão do molho o Pó Clareador para Roupas Brancas e Coloridas.   Quando iniciar o processo de agitação aguarde uns 5 minutos e desligue a máquina. Deixe-as no molho por algumas horas.
  3. Torne a programar a máquina e adicione no último enxágüe o Vinagre Especial Multiuso
  4. Para secá-las no varal, dê-lhes uma boa sacudida (ajuda na liberação das fibras) e pendure-as bem abertas. Toalhas não devem ser passadas a ferro. Depois de bem secas, dobre-as ao meio e bata-as (dê-lhes uma “surra”), no batedor do tanque, bancada ou parede.

 

.


 
COMO REMOVER MANCHAS DE SUOR E DESODORANTE DA ROUPA

  • Com a peça ainda seca cubra o local com a Pasta Mousse de Bicarbonato de Sódio. Se preferir, espalhe a pasta com o lado macio de uma esponja. Deixe agir por alguns minutos e esfregue.
  • Em casos onde o desodorante já formou uma placa dura, deixe a pasta agir e depois jogue água bem quente ou fervente no local. Após 15-20 minutos, esfregue e lave a peça normalmente na mão ou na lavadora de roupas.
  • Agora, se você gosta de roupas brancas – brancas de verdade, coloridas com cores renovadas e brilhantes, esterilizadas, e ainda com um cheirinho de limpeza inconfundível,  adicione o Pó Clareador para Roupas Brancas e Coloridas no sabão do molho e, no último enxágüe, substitua o amaciante comum pelo Vinagre Especial Multiuso, no aroma de sua preferência!

 
ROUPA - TORCENDO SEM MÁQUINA

Precisa acelerar a secagem de apenas uma peça de roupa e não quer usar a máquina para centrifugá-la? Ou lavou uma roupa fina que nem mesmo pode ser centrifugada na máquina? RETIRE O EXCESSO DE ÁGUA USANDO UM SECADOR DE SALADAS.


 
COMO PASSAR ROUPAS - FACILITANDO A DIFÍCIL TAREFA DE PASSAR!

1. Ao passar uma peça com enrugamento difícil de dissolver, borrife um pouco de spray de cabelo nas rugas e passe o ferro quente.
2. Na pressa, molhe a peça com água quente em vez de fria. As rugas irão diminuir mais rapidamente.
3. Se precisa passar uma peça muito amassada, depois de umedecida, embrulhe-a em uma folha de papel pardo e coloque o pacote em um forno quente (já desligado!) por dois ou três minutos. Pronto, agora é só dar uma passadinha!
4. Retire aquelas rugas insistentes esfregando-as, no sentido dos fios, com um algodão molhado com água. Em seguida passe o ferro no local.


 
COMO PASSAR A ROUPA COM APLIQUES - CUIDADOS ESPECIAIS

VOCÊ SABE COMO PASSAR UMA PEÇA DE ROUPA COM APLIQUES OU BOTÕES? VEJA A DICA - Para que o calor do ferro não danifique os detalhes, proteja cada item com o dorso de uma colher.


 
COMO REMOVER ODORES DA ROUPA USADA

LIMPEZA À SECO DA ROUPA USADA: Quando sua roupa não está suja, mas tem algum tipo de odor, basta colocá-la na máquina de secar com um retalho de flanela umedecido em amaciante e ligá-la apenas por alguns minutos apenas no ciclo de ar.


 
SOS! CHAPINHA PASSA ROUPA?

 SIMMMMM!!!! Está sem tempo para pegar o ferro, abrir a tábua de passar? Chegou ao hotel e a lavanderia já está fechada? Faltou ferro? Etc... etc... Além de funcionar perfeitamente entre os botões, onde um ferro normal não se encaixa, a chapinha suaviza vincos e alisa as rugas do colarinho, etc. FICA A DICA!


 
COMO DESENCARDIR ROUPAS BRANCAS E COLORIDAS

Lavar roupas brancas e mantê-las sempre alvejadas não é uma tarefa fácil. Cada tecido tem sua resistência e o uso de alvejantes clorados pode amarelar ainda mais sua roupa.

Após longas pesquisas, somado à tomada de consciência ecológica, conseguimos encontrar uma solução mais suave e eficiente para clarear e/ou manter a roupa sempre branca – o Pó Clareador para Roupas Brancas e Coloridas - Um branqueador de roupa de alta eficácia para a lavagem na máquina ou à mão. Pode ser usado nas roupas brancas, enxoval do bebê, jeans, cores claras e firmes, sem desbotamento.

Dicas de lavagem e clareamento da roupa branca:

  1. As peças brancas devem ser lavadas separadamente de qualquer outra cor, sem misturar tecidos finos com tecidos grossos, para evitar a criação de bolinhas e desgaste da roupa fina.
  2. Evite colocar a roupa branca suja de molho sem antes fazer uma pré-lavagem. As peças já devem estar limpas para o molho. Isso evita o encardimento dos tecidos.
  3. Para um clareamento perfeito, adicione no sabão do molho duas colheres (sobremesa) do Pó Clareador para Roupas Brancas e Coloridas. Programe a máquina no ciclo quente.
  4. Quando iniciar o processo de agitação, aguarde uns 5-10 minutos e retire o plug da tomada. Deixe por algumas horas (ou por uma noite). Torne a ligar a máquina na tomada e deixe terminar todo o ciclo programado anteriormente, com dois enxágues.
  5. Outra boa opção, principalmente quando a máquina não tem o ciclo quente, é "quarar" a roupa branca encardida. Após a pré-lavagem, prepare a mistura de sabão em pó ou de coco + água + o Pó Clareador em uma bacia. Adicione a roupa, de forma que fique totalmente coberta pela água. Vista um saco plástico azul na bacia e deixe-a no sol por algumas horas. O resultado é fantástico!
  6.  Para o enxágüe, adicione 1 xícara de Vinagre Especial Multiuso.

 

 

 

 

 

 

 


 




Sub-Grupo de Dicas...
 


Goiânia - Goiás    © 2004 - 2012 | Escritora Zezé de Souza
Telefone:   (62) 3259-2298     (62) 9973-0591 Vivo*     (62) 8160-0655 Tim*