COMO ACABAR COM OS MOSQUITINHOS INDESEJÁVEIS DAS FRUTAS (DROSÓFHILAS)

Se tem frutas maduras em exposição na cozinha, lá estão as indesejáveis mosquinhas zanzando também, causando repulsa em muita gente. O que mais incomoda é que elas surgem do nada, se multiplicam e nunca vão embora. Mas de onde elas surgem?
A reposta vem de Arthur M. Agnello, professor de insetologia da Faculdade de Agricultura e Ciências da Vida da Universidade Cornell, em Ithaca, em New York (EUA): "De certo modo, a fruta gera de fato a mosca, porque elas já estão dentro da fruta quando ela é adquirida. "A maioria das frutas passa algum tempo em empresas empacotadoras ou instalações de armazenamento antes de serem distribuídas às lojas, explica Agnello. Nestes estabelecimentos, geralmente existem populações de moscas-das-frutas em busca de locais para depositar seus ovos, afirma. As frutas com cascas moles como banana e pêssego são particularmente suscetíveis. E, sobre o balcão da cozinha aquecida, os ovos eclodem rapidamente e as larvas se tornam adultas. O período de transformação do ovo em mosca pode durar apenas de 11 a 12 dias". 

Mas como acabar com esse incômodo?

1ª regrinha: De início deixe o ambiente inóspito para as mosquinhas. Já não vão gostar muito de chegar perto, mas como elas vivem das frutas, provavelmente ainda vão arriscar. Lave bem as frutas – as que vão para geladeira ou aquelas que ficam expostas na fruteira (como a manga, banana, laranja, goiaba, mexerica, etc.). Seque com papel-toalha.
Porque lavá-las? É necessário remover aquele caldo que muitas vezes escorre, não só o da própria fruta, mas também de outras frutas durante o manuseio ou exposição nas bancas do supermercado ou da feira. O abacaxi, por exemplo, é o campeão na perda de caldo.

2ª regrinha: Antes de arrumar as frutas na fruteira, adicione vinagre branco de álcool em um frasco borrifador e esborrife nas frutas. O fluído não vai alterar o sabor da fruta. Deixe secar bem e só depois guarde-as no local apropriado.

Banana – A banana sem o cabinho é um grande atrativo para a mosquinha. Para evitar esse inconveniente, o ideal é despencar as bananas, sem retirar aquele cabinho. Ele se torna uma barreira, protegendo a fruta da entrada de insetos em sua polpa. Sem contar que prolonga a vida da banana, ou seja, ele seca, fica escuro, mas retarda seu amadurecimento.

Armadilha: Se você comprou muita fruta melhor preparar uma armadilha:  água + açúcar + vinagre + detergente:

Encha 1/3 de um copo com água e adicione duas colheres (chá) de açúcar, duas colheres de vinagre e 4-5 gotas de detergente de louça. Misture tudo com uma colher, e deixe o copo contendo a misturinha bem próximo da fruteira. As mosquinhas vão rondar... rondar... mas após algumas horas, caem na armadilha!

Clique aqui e CURTA também minha página Dica de Tudo com Zezé de Souza no Facebook!

 









Pesquisar Dicas...
Sub-Grupo de Dicas...
 


Goiânia - Goiás    © 2004 - 2012 | Escritora Zezé de Souza
Telefone:   (62) 3259-2298     (62) 9973-0591 Vivo*     (62) 8160-0655 Tim*