COMO GELAR A BEBIDA RAPIDAMENTE

Para gelar a bebida mais rápido, a química contribui de forma satisfatória através de uma ‘mistura frigorífica' bem simples e barata: Gelo + Sal Grosso + Álcool.

Para cada saco de gelo, coloque dois litros de água, meio quilo de sal e meio litro de álcool.

·Em uma caixa de isopor, um recipiente de metal ou alumínio, coloque as bebidas, lembrando que não é necessário colocar gelo por baixo. Evite colocar garrafas e latas juntas. As latas congelam mais rápido.

·Cubra tudo muito bem com o gelo... e dê uma sacudida na caixa/recipiente para que o gelo vá se encaixando entre os frascos ou latas de bebidas.

·Em seguida, faça uma cama de sal grosso.

·Espalhe o álcool líquido comum por cima – não precisa muito. Sem esquecer que o álcool não pode ser manipulado e nem posicionado perto da churrasqueira e nem do fogão.

·A mistura começa a estalar... provocando uma reação endotérmica, ou seja, reduz mais a temperatura da mistura. A água aumenta a superfície de contato, o sal faz com que o gelo demore mais para derreter e o álcool rouba calor.

·Feche a caixa/recipiente e aguarde 30 minutos se for bebidas em garrafas.

·Latas: Fique de olho no relógio: o alumínio é bom condutor de calor, e 3 minutos são suficientes para que as latinhas mergulhadas encontrem o equilíbrio térmico.

 









Pesquisar Dicas...
Sub-Grupo de Dicas...
 


Goiânia - Goiás    © 2004 - 2012 | Escritora Zezé de Souza
Telefone:   (62) 3259-2298     (62) 9973-0591 Vivo*     (62) 8160-0655 Tim*