COMO ECONOMIZAR GÁS NA COZINHA

Alguns cuidados simples podem ajudar a pesar menos no bolso:

1.Panela pequena na maior boca do fogão, tentando ganhar tempo. Boa parte do calor nem chega a alcançar o fundo da panela, pois é perdido para as laterais.

2. Tampar as panelas durante o cozimento. Economiza duas vezes mais gás.

3.Manter o fogão longe de correntes de ar.

4.Use a panela de pressão sempre que der. Ela cozinha mais rápido que as panelas comuns e utiliza menos gás. Porque durante o processo de ebulição a temperatura não aumenta, permanece em 100 ºC até toda água seque. O ponto de ebulição é mantido.

5.Vazamentos - a dica é antiga, mas funciona. É só fazer uma espuma com a esponja e colocar sobre a boca do botijão. Se houver bolhas é porque está tendo desperdício”.

6.Bocas/injetores do fogão sujas, o gasto também é maior.  Se limpas o gás pode sair tranquilamente sem ter desperdício. Tranca a entrada de ar. O que é a entrada de ar... é onde tem a vasão do oxigênio pra fazer queimar melhor o gás. Se tiver entupido, vai impedir a saída normal do gás, evapora de um lado e do outro e desperdiçar o gás. Boca suja, derramou leite... A chama começa a diminuir, sentiu cheiro de gás, a sujeira impede que o gás chegue até o queimador...  a entrada de ar fica livre. Limpe raspando com uma chave de fenda e um pincel.

7.Baixe o fogo depois que a água ferver. Quando a água ferve, ela alcança uma temperatura que não aumenta mais. Então não faz diferença no tempo de cozimento se você mantiver a chama alta, média ou baixa.

8. Repare na cor da chama. A cor certa é azulada! Quando está amarela e mancha o fundo da panela, é sinal de que os queimadores do fogão estão desregulados. E, por isso, você está gastando mais gás.

9.Para cozinhar o feijão, deixe os grãos de molho para que as cascas fiquem mais moles.

10.O grande vilão do consumo de gás é o forno. “É melhor que os assados sejam planejados para que o forno não seja aceso sempre. A cada vez que ele é ligado, há um consumo maior para que ele fique aquecido”. Evite deixar seu forno aberto enquanto a chama esta acessa, assim o calor não vaza e desperdiça o gás.

 

11.Válvula: Trocar a válvula a cada cinco anos... ela começa a liberar mais gás do que o necessário. Se der problemas no regulador, mesmo que antes do cinco anos, troque-o, porque às vezes ele dá pressão, tranca o diafragma, tranca a agulha de passagem de gás, ele gasta mais gás.

12. Observe algum cheiro quando o gás está desligado.

Dicas gravadas para a Record Goiás aqui: 

 

 









Pesquisar Dicas...
Sub-Grupo de Dicas...
 


Goiânia - Goiás    © 2004 - 2012 | Escritora Zezé de Souza
Telefone:   (62) 3259-2298     (62) 9973-0591 Vivo*     (62) 8160-0655 Tim*