COMO LIMPAR ACESSÓRIOS EM OURO E PRATA

OURO

Opção 1: Se não tem pedras, nem elástico de silicone, geralmente usado em bracelete, dissolva sabão de coco em água fervente e adicione um pouquinho de amônia. Deixe as peças na mistura por uns 5-10 minutos. Retire e, se necessário, use uma escovinha. Enxágüe bem e seque com uma flanela seca ou use o vento frio/morno do secador de cabelos.

Opção 2: Use detergente ou sabão líquido na água bem quente. O mais quente que conseguir. Deixe de molho um pouco. Enxágüe na água corrente. Passe um pano para dar brilho.

· Use uma escova de dentes ou um pincel de rímel bem limpo para limpar possíveis entalhes e pontinhos com sujeirinhas que precisam ser esfregadas.

 

PRATA 

A oxidação da prata é normal e ocorre devido ao processo de produção, em que ela recebe outros componentes que servem para dar solidez.

 Se de repente vai usar um anel, ele está oxidado, escuro, lance mão da tradicional dica rápida... que é o polimento com creme dental, mas não use aquele em gel, o creme branco, e de preferência com bicarbonato.

Agora, se você possui vários acessórios não vai ficar esfregando flanelinha com creme dental, né! Essa dica que bomba na internet, funciona!

· Forre o fundo de uma travessa de vidro, louça ou inox com papel alumínio. Cubra-o bem com água fervente e em seguida polvilhe bastante bicarbonato de sódio e sal de cozinha. Jogue o adorno escurecido e veja a camada escura de desprender como mágica.

· A mistura de bicarbonato, sal e alumínio forma uma carga elétrica leve, que repele os átomos de enxofre e faz com que a prata volte a ser brilhante como nova.

· Seja qual for o procedimento, para remover sujeiras de fendas, esfregue delicadamente com uma escovinha de dentes. Lave e seque tudo cuidadosamente antes de guardar.

Prata Fosca: Esfregue um limão cortado diretamente na prata fosca, ou faça uma imersão em uma solução de suco de limão e água.

Conservação das peças em uso:

Evite o contato das peças com substâncias químicas e com produtos que apresentam enxofre e cloro em sua composição, como por exemplo, a água sanitária, água oxigenada, cola, luvas de látex, medicamentos, cremes, pomadas, perfumes e até mesmo a umidade e o próprio suor que causam o escurecimento e tiram todo o brilho da prata.

Portanto, sempre que usar produtos de limpeza ou tiver contato com as substâncias que danificam a prata, o ideal é retirar os acessórios.

Conservação dos acessórios de prata de pouco uso:

Para evitar o escurecimento mantenha as peças embrulhadas, individulamente, em papel de seda de cor escura ou guarde-a em saquinho plástico com o mínimo de ar possível, e de preferência, espalhe saquinhos de sílicas no local onde estão armazenadas. Aproveite os saquinhos de sílicas das embalagens de medicamentos, eletrônicos, etc.

Veja também

Como cuidar, limpar e conservar suas jóias com pedras preciosas

Como Limpar Bijuterias e Semi-jóias









Pesquisar Dicas...
Sub-Grupo de Dicas...
 


Goiânia - Goiás    © 2004 - 2012 | Escritora Zezé de Souza
Telefone:   (62) 3259-2298     (62) 9973-0591 Vivo*     (62) 8160-0655 Tim*