COMO ORGANIZAR E PRESERVAR OS REMÉDIOS EM CASA

Manter os medicamentos organizados e bem armazenados é extremamente importante para nossa saúde, afinal ninguém quer consumir um remédio vencido ou em más condições, e ainda evitar desperdício de tempo e dinheiro com a aquisição de medicamentos que já tem em casa e nem encontra na hora que precisa.

Sem contar com a frustração, quando você vai procurar um remédio ou outros itens de emergência pra fazer um curativo, e encontra tudo vencido, e podendo causar sérias conseqüências.

ORGANIZANDO OS MEDICAMENTOS:

Para manter os medicamentos organizados e consequentemente facilitar essa tarefa de encontrar o que precisa, e transformar num local mais seguro pra nossa família, é tarefa simples:

Regrinha nº 1:

  • Nunca, em hipótese alguma, guarde seus remédios em um local onde possam ser afetados pela umidade. Isso inclui banheiros: devido a concentração de umidade e oscilação de temperatura em função do uso do chuveiro o banheiro não é o  local mais adequado para o armazenamento, muitas vezes comprometendo a eficácia e segurança dos produtos.

Regrinha nº 2:

  • É importante mantê-los longe da luz e de fontes de calor, o que inclui aquele sol que bate em determinadas horas do dia em alguns ambientes da casa. Cuidado com remédios guardados em armários de área de serviço. Prefira os armários do quarto ou qualquer outro que tenha condições adequadas.

Descarte:

  • Jogue fora todos os remédios receitados por médicos, principalmente aqueles controlados, tarja preta, e que não foram utilizados. 
  • Lembrando que remédios não devem ser descartados no lixo comum, muito menos na pia ou no vaso sanitário. Estes produtos são químicos e oferecem riscos de contaminação para outras pessoas e para o meio ambiente.
  • Esmague os remédios e misture-os com substâncias não comestíveis, areia de gatos ou borras de café antes de descartá-los.
  • Ou entregue em uma farmácia que colete estes produtos e encaminhe para empresas especializadas que fazem a destinação correta de produtos químicos.

Da Organização:

1.Comece juntando tudo que estiver espalhado pela casa.

2.Jogue fora produtos vencidos ou que foram danificados e repita esse processo  periodicamente, a cada 6 meses, verificando o prazo de validade de todos os medicamentos.

3.Se não encontrar a data de validade, jogue fora!

4.Para melhor visualização da data de validade de alguns medicamentos, muitas vezes quase imperceptível, ao comprar o medicamento pegue uma canetinha marca-texto destaque e grife a data de validade de cada um. (Deixe esta canetinha na caixa ou gaveta de medicamentos).

5.Para ganhar mais espaço normalmente jogamos a caixa do remédio fora e ficamos  apenas com a cartelinha e a bula. Ao fazer isso, verifique se a data de validade está impressa na cartela ou no vidro também.

6.Se descartar a caixa, anote o nome do medicamento e a validade em uma lista ou escreva com uma caneta ou etiqueta no próprio medicamento.

7.Se prefere manter as caixas, escreva na caixa dos medicamentos o fim a que se destinam e como deve tomá-los, (como por exemplo, escrever na caixa do Paracetamol 1000mg: febre e dores / 1 comp. de 8 em 8 horas).

8.Centralize todos os remédios em um local só, de preferência em um armário ou caixa com tampa, transparente ou personalizada, identificada. O ideal é não deixar os medicamentos espalhados pela casa, pois você não terá controle do que tem e nem do que precisa comprar.

9.Separe o que é de primeiros socorros dos medicamentos.

10.Agrupe os remédios similares juntos, por exemplo, organize todos os antibióticos juntos, todos os antialérgicos lado a lado, e assim por diante. Pode até parecer frescura, mas facilita muito quando você está com pressa e precisa encontrar um medicamento. Ou, você pode também

11.Para facilitar,  separe os medicamentos em três categorias: os que são usados com mais frequência, os de uso eventual e os de uso contínuo.

12.Em casas com crianças e idosos, é imprescindível separar os medicamentos deles dos outros.  Se você tem crianças em casa, lembre-se de guardar os medicamentos em um local alto e fechado.

13.Mantenha os remédios de cada pessoa juntos, para que medicações de receitas não fiquem misturadas.

Sugestões de armazenamento:

1. Organizados dentro de um porta-pão (aquele que abre e fecha pela frente). Fica fácil o acesso, bonito e pode ficar numa mesa ou bancada da cozinha, mas longe do fogão, claro!

2. Para quem tem muitos remédios vale a pena investir em um pequeno gaveteiro plástico, destes que a gente encontra em lojas de utilidades domésticas.

  









Pesquisar Dicas...
Sub-Grupo de Dicas...
 


Goiânia - Goiás    © 2004 - 2012 | Escritora Zezé de Souza
Telefone:   (62) 3259-2298     (62) 9973-0591 Vivo*     (62) 8160-0655 Tim*